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5 perguntas para medir a satisfação dos colaboradores - e muito mais

 5 perguntas para medir a satisfação dos colaboradores - e muito mais

Estas questões de pesquisa de cultura organizacional revelam o que os colaboradores realmente pensam da sua experiência e ajudam-no a criar uma cultura de trabalho de alta confiança.

Ter uma estratégia de escuta é uma parte essencial da criação de uma experiência positiva dos colaboradores. Os líderes precisam de ser capazes de ouvir o feedback dos colaboradores e responder às suas necessidades para construir uma cultura onde os colaboradores se sintam valorizados e encontrem propósito no seu trabalho.

Os questionários aos colaboradores são uma das ferramentas mais poderosas em qualquer estratégia de audição porque:

  • Fornecem dados quantitativos que possam orientar o planeamento de ações
  • Desvendam inconsistências na experiência entre diferentes grupos de colaboradores
  • Permite que as organizações comparem objetivamente a sua experiência de colaborador com a experiência noutras organizações

Inquérito de satisfação dos colaboradores vs. engagement vs. Employee experience

Um objetivo comum dos questionários é medir a satisfação dos colaboradores – ou seja, avaliar se os colaboradores estão satisfeitos com a sua situação no trabalho. Por exemplo, uma empresa pode querer saber se os colaboradores estão satisfeitos com as suas compensações e benefícios, ou se têm problemas com o seu gestor.

Outro objetivo potencial é medir o engagement dos colaboradores, ou até que ponto os colaboradores se sentem motivados e animados com o seu trabalho.

Uma visão mais perspicaz, no entanto, é medir a experiência dos colaboradores: uma visão holística que considera os conceitos de satisfação e engagement estarem intimamente ligados.

Por exemplo, um colaborador pode ficar satisfeito com a quantidade de férias pagas que obtém, mas ainda luta com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, porque o seu gestor espera que se mantenham ligados mesmo quando é suposto estarem offline. Esta prática geralmente leva ao burnout.

Um inquérito que apenas mede se os colaboradores estão satisfeitos com os seus benefícios perderia a questão do burnout porque o colaborador iria informar que está satisfeito. No entanto, um inquérito que mede simplesmente o burnout dos funcionários irá falhar ao não entender que o tempo de folga adicional não é a solução certa. Apenas através de uma abordagem abrangente é que podemos ver o quadro completo e abordar a causa principal.

E em vez de encarar a relação dos colaboradores com a gestão como um binário "satisfeito/insatisfeito", um inquérito de experiência dos colaboradores procura compreender coisas como o estilo de liderança impacta a perceção de equidade dos colaboradores. Ou se certas práticas estão a minar o bem-estar dos colaboradores da empresa.

5 perguntas a fazer num inquérito de experiência de colaborador

1. A gestão tenta ligar-se aos colaboradores a nível pessoal?

No que diz respeito à experiência dos colaboradores, é essencial que se construa uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores. A confiança, no entanto, é um sentimento profundamente pessoal – é quase impossível ganhar a confiança de alguém sem estabelecer uma relação pessoal de algum tipo.

O primeiro passo para construir essa relação é que a administração mostre que se preocupa realmente com os seus colaboradores como pessoas, e não apenas com o que são capazes de trazer para a mesa do ponto de vista profissional. As respostas a esta pergunta revelam a qualidade das suas relações de gestão de colaboradores.

2. A administração reconhece um excelente trabalho ou esforço?

Esta questão mede duas partes críticas de uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores:

  • A gestão mostra o reconhecimento de uma forma que repercute nos colaboradores (essencial para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, apreciados e cuidados).
  • A gestão é entendida como imparcial: O reconhecimento está ligado ao trabalho que as pessoas fazem, ou certas pessoas recebem o reconhecimento mais facilmente?
3. A administração ouve as ideias dos colaboradores?

É difícil confiar em alguém se não sente que confia em si, por isso a liderança deve procurar constantemente oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam de confiança. Uma ótima maneira de fazer isso é ouvir e responder às ideias dos colaboradores – mostra que os líderes respeitam e valorizam o que as suas pessoas pensam e sentem.

Incentivar os gestores a serem recetivos às ideias dos colaboradores também torna os colaboradores mais confortáveis a partilhar feedback sobre a sua experiência no trabalho. Isto dá-lhe informações mais valiosas que pode usar para melhorar ainda mais a sua experiência de colaborador.

É difícil confiar em alguém se não sente que confia em si, então a liderança deve constantemente procurar oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam confiáveis.

4. As pessoas são tratadas da mesma forma, independentemente da sua origem ou características pessoais?

Ao medir a experiência dos colaboradores, é essencial não só olhar para o panorama geral, mas também entender que diferentes grupos de pessoas podem ter experiências muito diferentes na mesma empresa.

Questões como esta ajudam a medir o que os colaboradores sentem sobre a diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEIB) no seu local de trabalho, e pode apontar os líderes na direção certa à medida que expandem os seus esforços de DEIB.

É especialmente útil para dar resultados a questões relacionadas com o DEIB por grupo demográfico (por exemplo, por sexo) para que possa identificar e analisar quaisquer diferenças de experiência entre grupos.

5. É um local de trabalho psicologicamente saudável?

Os colaboradores precisam de se sentir psicologicamente e emocionalmente seguros para terem uma experiência positiva no trabalho. Medir estas formas de segurança é uma função importante de um inquérito eficaz à experiência dos colaboradores.

Se uma empresa está a fazer tudo o resto bem, mas os colaboradores continuam a sofrer burnout, sentem-se presos numa cultura tóxica, sentem incerteza ou sentem que não conseguem o apoio de que precisam, isso pode afetar severamente a experiência geral dos colaboradores.

Por outro lado, quando os colaboradores se sentem psicologicamente saudáveis, são muito mais propensos a estender a confiança à gestão, o que significa que outras tentativas de criar confiança são mais propensas a ter sucesso.

Fazer as perguntas certas é fundamental para compreender a experiência dos colaboradores

Com dados significativos de pesquisa na mão, os líderes podem colocar as suas organizações no caminho certo para construir um melhor employee experience. Isto, por sua vez, levará a que os colaboradores sejam mais produtivos, menos propensos a desistir e mais propensos a gerar ideias vencedoras.

Para saber mais sobre como a Great Place to Work® pode ajudar a sua organização a lançar um inquérito de experiência de colaborador e a entrar no caminho da Certificação™, fale connosco.


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