Atração e retenção de talentos

Potencie o Employer Branding

A cultura faz da sua empresa um empregador de referência?

A elevada rotatividade voluntária é um problema que simplesmente, qualquer líder, não quer ter. A entrada e saída de muitos colaboradores não só corrói a cultura, mas é incrivelmente dispendiosa, pelos inevitáveis custos de reposição, perda de conhecimento organizacional e pela diminuição da produtividade, entre outros problemas. Estudos estimam que o custo médio do turnover pode ser de até 200% do salário base do colaborador e até 12% do orçamento operacional da empresa.

Uma das melhores formas de reduzir a rotatividade voluntária e a sua carga financeira é concentrar-se no desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho e alta performance. Como mostra o gráfico acima, as empresas de alta confiança reportam aproximadamente 50% da rotatividade voluntária experimentada pelos seus pares no setor, dando-lhes uma elevada vantagem sobre os concorrentes.

Em culturas de elevada confiança, os colaboradores têm um respeito mútuo com os líderes e os colegas, bem como uma conexão mais profunda com o trabalho diário, o que reforça o propósito do seu trabalho. Como resultado, os colaboradores querem permanecer na organização. Evidentemente, alguma rotatividade não pode ser evitada, pois os colaboradores passam por mudanças na vida (ex. reforma).

No entanto, reduzir e prevenir a rotatividade deve ser uma prioridade de todas as organizações, uma vez que impacta significativamente na:

    • Rentabilidade e valor de mercado
    • Produtividade e desempenho
    • Vendas e crescimento
    • Motivação dos colaboradores

O Great Place to Work® ajuda as empresas a criar e a manter o ambiente de trabalho, que os maiores talentos desejam não só ingressar, mas também permanecer e, aqui construir uma carreira duradoura.

Contacte-nos hoje para aprender como pode construir uma cultura de alto desempenho e elevada confiança.