MENU

Criar uma cultura de reconhecimento

Criar uma cultura de reconhecimento

O reconhecimento dos colaboradores tem sido a pedra basilar de uma liderança eficaz. Atualmente, e, à medida que a competição por talentos aumenta, a forma como as organizações valorizam os seus colaboradores tornou-se mais importante do que nunca.

Criar um programa de reconhecimento é um começo – por isso se, ainda, não tem um, criá-lo é um bom primeiro passo! – mas não é algo que as “organizações inteligentes” façam uma vez e o aceitem como perfeito. Estas organizações reavaliam constantemente a forma como recompensam os colaboradores, de modo a garantir que correspondem às suas exigências e que estão alinhadas com o mercado.

À medida que as empresas crescem, torna-se um desafio, ainda, maior, e os líderes precisam de repensar a maneira como agregam valor à experiência de reconhecer os colaboradores.

O que é o reconhecimento dos colaboradores?

É um método de suporte que ajuda os colaboradores a saber que o seu trabalho é reconhecido e apreciado. São múltiplas as evidências que o feedback é importante para uma cultura de alto desempenho, os colaboradores querem saber se estão no caminho certo, e o reconhecimento não é mais que a evidencia do seu sucesso. As empresas podem reconhecer os colaboradores por irem além do que é esperado, pelos resultados, por antiguidade ou comportamento.

Porque é importante reconhecer os colaboradores?

Desde muito cedo, desejamos o reconhecimento dos nossos pais, professores e amigos. O nosso desejo de afirmação é tão forte, particularmente, na fase de desenvolvimento, que podemos até perceber uma reação neutra como negativa.

Este desejo verifica-se, também, no ambiente de trabalho, onde queremos ser reconhecidos pela nossa liderança e pelos nossos pares.

O reconhecimento dos colaboradores ajuda a:

• Reter os melhores talentos;

• Aumentar o envolvimento dos colaboradores;

• Incentivar o alto desempenho.

A O.C. Tanner, empresa Certified™ pelo Great Place to Work®, estudou o engagement dos colaboradores e como os líderes podem adaptar os seus ambientes de trabalho para promovê-lo. No survey aos colaboradores incluiu a seguinte pergunta-aberta: "Atualmente, qual a coisa mais importante que a sua liderança/empresa faz para que produza um ótimo trabalho?" Da análise das respostas, surgiu claramente um padrão, em que 37% dos respondentes afirma que um maior reconhecimento individual os encorajaria a produzir um melhor trabalho mais frequentemente.

Observaram-se, ainda, outras temáticas, tais como a autonomia e a inspiração, embora o reconhecimento tenha sido a mais referida pelos colaboradores. O estudo mostrou, ainda, que a afirmação, o feedback e a recompensa são as formas mais eficazes de motivar os colaboradores a fazer um melhor trabalho.

Veja os resultados completos no gráfico abaixo:

Sem título 1 2

Como criar uma cultura de reconhecimento com significado

Muitos clientes do Great Place to Work®, mesmo aqueles com fortes culturas empresariais, enfrentam desafios quando se trata de reconhecer quer equipas, quer os colaboradores individualmente.

Embora não exista um programa universal para todas as organizações, existem cinco pontos-chave que todos os líderes podem usar.

Criar uma cultura de reconhecimento com significado: 5 pontos-chave

1. Seja específico, seja relevante

O reconhecimento tem mais significado quando está vinculado a uma realização específica ou ao cumprimento de objetivos do negócio. Ao reconhecer e ao explicar aos colaboradores o que é e o porquê do reconhecimento, ajuda-os a relacionar o reconhecimento com o seu comportamento, incentivando, assim, de forma contínua, o elevado desempenho.

2. Seja oportuno

O reconhecimento que é feito meses após o facto ter ocorrido não tem tanto significado, quanto o recebido imediatamente. Quanto mais tempo o líder levar a reconhecer, menor será a probabilidade dos colaboradores o sentirem de forma autêntica e verdadeira. Faça do reconhecimento dos colaboradores uma prioridade e tenha sistemas formais para que possa agir mesmo em cima do acontecimento.

3. Lembre-se que o reconhecimento pode ser feito de várias formas

São várias os estudos que indicam que os colaboradores são motivados por mais do que apenas dinheiro. É, também, importante perceber que todos têm a sua preferência ou estilo quando se trata de fazer ou receber um agradecimento. Deste modo, é necessário ter uma perceção clara da forma de reconhecimento mais adequada ao ambiente de trabalho e depois a cada indivíduo. Então, reconheça-os de acordo.

Além de um prémio monetário ou um aumento, considere presentes personalizados, levá-los a jantar ou outros atos que mostram aos colaboradores que a sua recompensa é personalizada.

4. Tenha atenção às pequenas coisas

Embora seja crucial reconhecer as grandes concretizações, os agradecimentos diários podem motivar os colaboradores tanto e às vezes até mais.

Deixar pequenas notas na secretária ou usar a intranet para reconhecer o bom comportamento pode ajudar a incutir uma cultura regular de reconhecimento. Estes agradecimentos e mensagens não precisam vir, apenas, da liderança; alguns colaboradores podem achar o reconhecimento de colegas, ainda, mais motivador.

5. Veja o panorama geral

O reconhecimento ajuda os colaboradores a ver que sua empresa os valoriza e como contribuem para o seu sucesso. Isto é particularmente importante quando as empresas crescem ou sofrem alterações, uma vez que ajuda os colaboradores a criar um sentimento de segurança no seu valor para a empresa, motivando-os a continuar o seu ótimo trabalho.

Partilhe regularmente notícias sobre como a empresa está a esforçar-se para alcançar a missão e explique como as metas de cada colaborador se relacionam com essa missão.

As organizações da lista da Lista dos Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, Edição de 2020, destacam-se pelo reconhecimento dos seus colaboradores.

Abaixo estão alguns exemplos de como estas organizações reconhecem e recompensam os seus colaboradores de uma forma especial:

Exemplos de reconhecimento

1. Facilitar aos managers as celebrações com os colaboradores

A cadeia de hotéis Hilton dá aos managers um calendário anual que apresenta 365 ideias de baixo custo ou gratuitas e fáceis de implementar que podem ser utilizadas para agradecer aos colaboradores.

O calendário inclui lembretes e dicas para programas de reconhecimento de toda a empresa, marca e departamento, boas práticas de reconhecimento, datas importantes como, por exemplo, a semana internacional do serviço de limpeza de quartos, bem como citações de reconhecimento para partilhar com os colaboradores.

O calendário permite, também, que os utilizadores adicionem datas de reconhecimento específicas, como aniversários (tanto de idade, como de antiguidade) e eventos locais. Cada mês é dedicado a um departamento diferente e permite um reconhecimento personalizado.

2. Reconhecer o desempenho e o comportamento dos colaboradores

Na Webhelp Braga são promovidos pequenos-almoços para as equipas dos projetos que se destacam em diferentes objetivos e KPI’s. Existe, ainda, o reconhecimento de empregado do mês que é atribuído mensalmente pelo management da empresa aos colaboradores que se destacaram no mês anterior (por produtividade, espírito de equipa, compromisso ou outro fator essencial para o bom desenvolvimento da empresa).

3. Facilitar o reconhecimento entre colegas

Na Mind Source, anualmente, cada colaborador dispõe de um “Love Gift” para oferecer a um colega que teve um desempenho excecional que merece ser reconhecido. Existe, ainda, a possibilidade de atribuir cinco badges que visam promover os seguintes valores: Understanding, Availability, Criticism, Kindness, Hard Work. Quando o colaborador é reconhecido recebe uma mensagem personalizada que justifica o porquê deste reconhecimento, e, depois pode trocar esta distinção por um voucher à sua escolha. Este reconhecimento é, depois, divulgado para toda a organização através de uma newsletter.

O reconhecimento é absolutamente essencial num Best Workplaces™ e não precisa de ser nem complicado, nem caro. E os seus resultados podem ser surpreendentes.

Pergunte aos seus colaboradores que tipo de reconhecimento tem um maior significado ou é mais importante para eles. Reconheça os seus colaboradores e descubra como a expressão de gratidão de forma simples e genuína inspira os colaboradores a dar o melhor de si.

Se está preparado para criar uma cultura que maximize o potencial humano da sua organização, fale connosco e comece o processo com o survey do Great Place to Work® Model©.