MENU

Será que está preparado?

Será que está preparado?

Como abraçar o otimismo e a realidade para ser um líder resiliente.

RESILIÊNCIA

1.  A capacidade de recuperar rapidamente de dificuldades; dureza.

2.  Saber lidar com determinada situação, apesar dos contratempos, barreiras ou recursos limitados.

Se os líderes nunca se perguntaram “Será que estou preparado?”, não há dúvidas que no meio de uma tempestade criada pela pandemia global e o colapso do mercado económico, provocando a incerteza nos negócios, a nossa liderança está realmente a ser posta à prova.

É importante lembrar que não somos os primeiros líderes a passar por tempos difíceis, de facto, grandes lições podem ser tiradas dos líderes que antes de nós passaram por tempestades e crises com graça e habilidade.

Ultimamente tenho pensado muito sobre os dias do Almirante Jim Stockdale, que é apresentado no livro de Jim Collins, "Good to Great". Stockdale passou oito anos num campo de prisioneiros durante a Guerra do Vietnam, sofrendo de abusos psicológicos e tortura física. Felizmente, Stockdale sobreviveu e tornou-se o primeiro oficial de três estrelas na história da marinha americana.

Quando o Jim Collins entrevistou o Almirante Stockdale, Collins perguntou-lhe como conseguiu sobreviver em circunstâncias tão difíceis, quando muitos dos seus colegas não sobreviveram. Stockdale disse que tudo se resumia a duas coisas:

# 1 SER OTIMISTA "Nunca perdi a fé no fim da história", disse ele. "Eu nunca duvidei que iria sair, que iria sobreviver e que no fim ia transformar esta experiência num evento decisivo da minha vida, que, em retrospetiva, não o trocaria".

# 2 SER REALISTA- "Algumas pessoas disseram: 'No Natal já vamos estar fora daqui.' Entretanto o Natal chegava e logo passava. Eles diziam: 'Na Páscoa já vamos estar fora daqui'. E a Páscoa chegava e logo passava. E depois chegou o Dia de Ação de Graças e em seguida o Natal novamente. E morreram de coração partido. Nunca se deve confundir a fé de que no fim vamos sobreviver – que é algo que nunca devemos perder - com a disciplina de enfrentar os factos mais brutais que estamos a viver, sejam eles quais forem.”

Encontrar o equilíbrio entre o otimismo e a realidade agora é conhecido como "The Stockdale Paradox", e está provado ser a chave para a resiliência da liderança. Como a imagem abaixo mostra, existem resultados positivos que só podem advir do otimismo e da capacidade de ser realista; e há resultados negativos que são inevitáveis se exagerar num lado e ignorar o outro.

 Diapositivo1.JPG

Quão resiliente você é?

Reflita sobre os seus pensamentos e ações que tomou na última semana. Manteve a esperança e viveu num lugar de alto otimismo? Já enfrentou os factos brutais relacionados com a crise atual e adotou um alto nível de realidade? Veja o gráfico abaixo e avalie em qual dos quatro quadrantes vive atualmente.

Diapositivo2.JPG

O mundo precisa da sua liderança

"Acho que o caráter é permanente e os problemas são transitórios." Jim Stockdale

Encontramos sabedoria no cliché, “tough times don’t last, tough leaders do”. Agora, o mundo precisa mais do que nunca de líderes resilientes. Precisamos de líderes visionários que inspirem as pessoas à sua volta de que as famílias, comunidades e negócios acreditem que vamos vencer no final, independentemente das dificuldades. Também precisamos de líderes corajosos que possam ajudar as suas equipas, amigos e famílias a enfrentar os factos brutais da crise atual, por mais difíceis que sejam. Precisamos de líderes que sejam otimistas e realistas – transparentes, para abrir com segurança o caminho para um futuro melhor e mais brilhante.

E você, vai fazer a sua parte?

PRÓXIMOS PASSOS:

Reflita e tome uma ação

• O que pode começar, parar ou continuar a fazer para obter ou manter os resultados positivos da perspetiva otimista?

• O que pode começar, parar ou continuar a fazer para obter ou manter os resultados positivos da perspetiva realista?

Identifique bandeiras vermelhas

• Quais são os sinais e indicadores de que o otimismo está a ser exagerado e está a negligenciar a realidade?

• Quais são os sinais e indicadores de que ao encarar a realidade está a exagerar e está a negligenciar o otimismo?

 

-----------------

 

Leia este artigo original no site da Leaders for Leaders, clique aqui. 

TIM ARNOLD