Jovens Talentos Portugueses

Jovens Talentos Portugueses

O mercado de trabalho (privado) em Portugal é constituído principalmente por subsidiárias de empresas globais de pequena e média dimensão, distribuidoras de produtos ou prestadoras de serviços, e ainda por empresas familiares de 3ª geração. As agendas destas empresas vêem gradativamente, a incorporar a transformação digital e a modernização das metodologias de gestão e, em especial, dos seus recursos humanos.

Adicionalmente, a educação em Portugal alcançou, ao longo dos anos, um patamar diferenciado. Os profissionais portugueses são reconhecidos pelos altos níveis de escolaridade, técnico e linguístico e no panorama europeu  destacam-se pelas suas qualidades, que vão muito além das suas competências certificadas.

Por todas estas razões, Portugal acabou por se tornar um grande provedor de talentos. Para aproveitar este momento económico, com expansão das empresas e com muitas novas empresas a entrar no mercado português e baixo nível de desemprego, fica a pergunta: O Nosso mercado de trabalho está preparado para reter esta geração?

Os nossos jovens talentos procuram empresas que ofereçam:

ü  Equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

ü  Perspectiva de contínuo desenvolvimento profissional e pessoal

ü  Programa de carreira acelerada baseado em meritocracia ética e transparente e que os distinga dos demais

ü  Networking de pessoas com quem possam conviver de forma harmoniosa e colaborativa dentro e fora dos ambientes de trabalho

O modelo GPTWFORALL compreende este gap entre a realidade do mercado e a exigências dos jovens. Este atua junto da liderança das equipas das empresas, com sua experiência, senioridade e pela efetividade das suas metodologias, ferramentas de avaliação, diagnóstico e formulação de ações, colabora com as organizações, independente das suas dimensões ou aréas de atuação.

A crença de que a liderança modela o comportamento é o fio condutor para a sensibilização dos principais líderes. A cultura, representada pelos valores organizacionais, e as pessoas, são as principais vantagens competitivas disponíveis para serem exploradas.

O crescimento e o alcance de melhores resultados das empresas, está vinculado à sua capacidade de atrair novos talentos, reter e investir na formação dos seus talentos e  alinhar com as novas exigências destes jovens colaboradores.

O Great Place to Work® Portugal está preparado, com um portfólio de produtos, direcionado a encontrar as melhores soluções em climas organizacionais e ajudando a procurar novas práticas dentro das empresas, que acomodem as novas tecnologias de informação e as novas gerações de colaboradores.

Distinguimos, através de nosso Prémio Social de “Atração de Jovens Talentos”, as empresas que se destacam por estas novas práticas. Este prémio, junto com os nossos outros prémios sociais, ajudam a construir uma sociedade melhor!

ARTIGOS ASSINATURA MK