MENU

“Porque motivo um profissional muito requisitado gostaria de trabalhar na minha empresa?”

“Porque motivo um profissional muito requisitado gostaria de trabalhar na minha empresa?”


Já fez a pergunta? “Porque motivo um profissional muito requisitado gostaria de trabalhar na minha empresa?”

 

Atualmente não é só o salário e os benefícios que atraem e mantêm a nova geração, mas sim tudo o que é intrínseco à empresa e ao seu quotidiano como: propósito e impacto na sociedade, modelo de negócio, desafios da atividade ou tecnológicos, estilo e forma de gestão e as oportunidades de crescimento.

                                    beneficios

 E como as empresas estão a lidar com estas novas exigências? Para ganhar a “guerra” de atrair e reter talentos, a estratégia das organizações passa, cada vez mais, por criar uma proposta de valor centrada em cuidar e em valorizar os colaboradores. Mas o que é a proposta de valor?

É, também, conhecida por Employee Value Proposition (EVP), é tudo aquilo que a empresa proporciona aos colaboradores. Existe um conjunto de empresas, os dos BestWorkplaces, que, cada uma, à sua maneira, estão a reinventar a forma de se relacionar, comunicar e oferecer práticas que melhor se adequam às necessidades dos colaboradores ou dos que têm potencial para fazerem parte da empresa. Já é uma realidade, por exemplo, as dispensas remuneradas para cuidar de familiares ou amigos com problemas de saúde ou para fazer voluntariado e horários de trabalho realmente flexíveis.

 

De acordo com o perfil dos seus colaboradores e dos que quer atrair, a proposta de valor pode ser bastante diferente do que imagina. Por exemplo, nos Melhores Lugares para Trabalhar são as oportunidades de crescimento, seguida da qualidade de vida e do alinhamento de valores que mantém os colaboradores nestas organizações. Os talentos procuram hoje empresas com as quais se sintam comprometidos com a missão, visão e valores, garantindo um significado para os seus esforços. Caso contrário, não irão hesitar em mudar para outra empresa.

Ter um EVP bem desenhado permite assegurar que os esforços no recrutamento geram uma maior eficácia na retenção dos talentos. Validar o EVP e comunicar claramente o que a organização representa, é, também, importante na atração de candidatos mais alinhados com a organização.

E quais são os pontos chave para criar o EVP da sua empresa?

       É importante conhecer o perfil dos seus colaboradores, portanto realize questionários para entender como eles percecionam o clima e a cultura da organização.

       Analise quais são os seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria, assim como as práticas, políticas e a conduta da empresa.

       Comunique a mensagem de forma consistente, para dentro e para fora da empresa.

 

 

 O Great Place to Work® pode ajudar!

Mais do que publicar o ranking o Great Place to Work® dedica-se ajudar as empresas a serem de facto melhores, por isso desenvolvemos planos de consultoria e formação. Se quiser saber mais sobre estes planos contacte-nos

Além disso, gostamos de mostrar o porquê de distiguirmos essas empresas através do GPTW talks. São pequenos vídeos onde falamos com os colaboradores sobre aquilo que eles consideram ser o que torna a sua empresa num Melhor Lugar para Trabalhar. 

 

Cisco 

 Veja como a empresa considerada o Melhor Lugar para trabalhar no Mundo e  ficou na  6ª posição em Portugal envolveu os seus colaboradores para esta tarefa. 

 

 

 

 

 

 ARTIGOS ASSINATURA CARLA

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”- Peter Drucker