MENU

Porque devem as empresas incentivar a prática de exercício físico?

 Porque devem as empresas incentivar a prática de exercício físico?

Na semana que nos associamos à B2RUN há uma pergunta que não nos sai da cabeça: Porque devem as empresas incentivar a prática de exercício físico? Passamos uma boa parte do nosso dia – aliás, da nossa vida – a trabalhar. Com o ritmo de vida acelerado, num mercado competitivo e em constante mudança, os níveis de stress dos colaboradores  estão cada vez mais elevados, provocando uma diminuição da qualidade de vida.

Como é amplamente do conhecido a prática regular de exercícios faz com que nosso corpo e mente estejam mais preparados para encarar as dificuldade quotidianas e reduz custos com a saúde. AOMS estima que, para um país de 10 milhões de habitantes onde metade da população é fisicamente inativa, o custo anual da inatividade física é cerca de 900 milhões de euros.

Se os gestores, ainda, não estão convencidos existe um claro impacto financeiro: pesquisas comprovam que, a cada dólar investido em prevenção e na saúde do colaborador, 4 dólares retornam para a empresa com o aumento da produtividade. Ao propiciar atividade física em escala, a empresa melhora o clima organizacional: os exercícios trabalham disciplina, resiliência, o engagement… tudo que é bem-vindo ao ambiente corporativo.

Além de ajudar a manter o corpo fisicamente disposto, a atividade física impacta diretamente no bem-estar mental.

Ao incentivar a prática de exercício físico, as empresas cuidam da saúde dos seus colaboradores e impactam positivamente na produtividade no trabalho. As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da atividade física. Agora, as empresas têm um papel fundamental em viabilizar o acesso e incentivar a sua prática. Uma boa gestão preza a saúde física e mental dos colaboradores. Todos estes factos justificam o facto de a prática de exercício físico ser amplamente promovida nos ambientes Best WorkplacesTM Portugal.

Nestes ambientes é comum a comparticipação da mensalidade de ginásio ou de outra qualquer atividade desportiva e existem mesmo organizações com espaços para a prática desportiva nas suas instalações (84% dos Best WorkplacesTM Portugal). Nestes ambientes organizam-se competições desportivas entre os diferentes departamentos e, em alguns casos, entre diferentes países. Patrocina-se a presença de colaboradores em eventos desportivos, tais como maratonas ou provas de ciclyng. Oferecem-se cursos de surf, bodyboard e windsurf. Já os colaboradores organizam-se e criam os grupos informais das corridas ou do futebol, por exemplo. Existem, ainda, organizações que param a sua atividade para uns minutos de ginástica laboral ou para uma aula de yoga ou pilates.

Todas as desculpas servem para a promoção do exercício físico como, por exemplo, a comemoração de datas e acontecimentos especiais através da realização atividades ao ar livre e jogos tradicionais. Outras há que criaram o dia da atividade física ou da saúde, em que é pautado por conjunto de atividades desportivas bastante diversificado.

Alguns vão até mais além motivando os filhos dos colaboradores comparticipando campos de férias focados na atividade física e desportiva. E patrocinando eventos desportivos.

Como já está em forma e com todos estes benefícios venha correr connosco!

 

 ARTIGOS ASSINATURA SC 2

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”- Peter Drucker