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Os benefícios de conhecer a cultura da sua empresa

 Os benefícios de conhecer a cultura da sua empresa

A cultura de uma organização é o pilar que sustenta o todo. É caracterizada pelas formas de agir, pensar e sentir que são partilhadas pelos colaboradores de uma organização com regularidade. É um reflexo do funcionamento da empresa no dia a dia e de como as relações e decisões se organizam e acontecem. Justamente por isso, a cultura é um fenómeno de caráter mais profundo e que merece especial cuidado e atenção.

As empresas que conhecem bem – e valorizam – a sua cultura, adaptam-se com mais facilidade aos muitos momentos de mudança que o mundo atual exige. As práticas mudam, os currículos mudam, mas os valores mantêm-se firmes e fortes, o que faz com que estas empresas saibam escolher melhor a equipa que vai remar junta no mesmo barco – não importa se terá que enfrentar tempestades.

Para desenhar um código de cultura que faça sentido com a realidade da organização, faça uma imersão no ambiente de trabalho. Converse com os colaboradores de hierarquias e antiguidade diferentes para identificar os valores predominantemente percebidos. Lembre-se que a empresa é feita por pessoas e, muitas vezes, a cultura pode ser moldada, mas não implantada de maneira top-down.

Para auxiliar as empresas a identificar a cultura que está instalada, o Great Place to Work® tem um método centrado nas políticas e práticas de recursos humanos utilizadas para a gestão de pessoas, o Culture Audit©. Neste modelo, contemplamos nove áreas culturais através das quais os líderes podem criar um ambiente de confiança.

Um exelente lugar para trabalhar atinge os objetivos organizacionais ao inspirar, falar e a ouvir. Motivam os colaboradores a darem o melhor de si ao agradecer, desenvolver e a cuidar. Os colaboradores trabalham em equipa ao contratar, celebrar e a partilhar.

 

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9 Práticas do Modelo GPTW®

Aprenda mais sobre estas práticas com os nossos ebooks.

 

Do ponto de vista da organização, um excelente lugar para trabalhar é onde se atingem os objetivos da organização com pessoas que oferecem o melhor de si e trabalham juntas em equipa, num ambiente de confiança. As práticas e os valores que regem a cultura, são importantes para definir a cultura organizacional e construir a jornada do colaborador (Employee Experience). Este conceito refere-se à experiência do colaborador na organização, desde o momento da contratação até à saída. Este novo conceito abrange o que o Culture Audit© descreve há anos. Tendo em mente os vínculos com a experiência do colaborador, ao trabalhar nas nove áreas culturais e melhorando-as constantemente com base nos cinco critérios de avaliação, poderá criar a melhor experiência para os colaboradores.

Muitas organizações têm programas impressionantes no papel, mas não conseguem alcançar os resultados desejados na prática. Os insights resultantes do trabalho desevolvido através desta ferramenta (Culture Audit©) ajudam a aumentar o sucesso da política e a sua análise permite identificar os pontos fortes e fracos da organização, identificando as lacunas entre a cultura organizacional que pretende criar e aquela que os seus colaboradores vivenciam. Faça um diagnóstico à cultura da sua organização através da informação já recolhida no Culture Audit©.

Ou seja, saberá se as suas práticas, programas e benefícios estão alinhados com os valores e interesses dos colaboradores, não sendo esta ferramenda mais um plano de RH, mas uma auditoria de cultura.

Os Melhores Lugares para Trabalhar adotam práticas culturais de ótima qualidade e os seus colaboradores relacionam-se com confiança. Está curioso para descobrir o que fazem os Best Workplaces™? Com base nos temas do Culture Audit©, fornecemos insights sobre os programas e iniciativas mais bem sucedidos ou mais comuns nos Best Workplaces™. São exemplos que podem servir de inspiração. Comparar os resultados da avalição da organização do Culture Audit©, com os Best Workplaces™ , por dimensão ou setor de negócio.

Comunique interna e externamente as práticas descritas no seu Culture Audit© para construir confiança e aumentar o sentimento de orgulho. Muitas organizações utilizam, também, o Culture Audit© nas suas comunicações para o mercado de trabalho, uma vez que este documento resume de um modo prático o que a organização está a fazer num conjunto bastante abrangente de áreas. Deste modo, transmite clareza para os colaboradores atuais e dá aos potenciais colaboradores uma boa ideia do que podem esperar.

Preenchimento e Avaliação do Culture Audit ©

O Culture Audit © divide-se em duas partes e serve para resumir as medidas de RH que promovem a cultura do ambiente de trabalho.
Para desenhar práticas que estejam alinhadas aos objetivos organizacionais e ao perfil dos colaboradores que lá trabalham é importante reúnir as informações demográficas da equipa, bem como informações gerais sobre a empresa, como os salários e o número de horas de formação. Informações essas que se encontram de forma estruturada na primeira parte do Culture Audit ©.

Na segunda parte do Culture Audit© são feitas perguntas abertas sobre os aspectos relevantes para uma cultura de sucesso no local de trabalho. Aqui a empresa tem a oportunidades de apresentar as práticas e políticas de um modo mais detalhado.

Utilizamos o método global VOAHI (Variety, Originality, All-Inclusiveness, Human Touch and Integration) em todos os países em que operamos. Afinal, as Best People Pratices não se resumem um conjunto de benefícios. É por isso que olhamos para a Variedade, Originalidade, Abrangência, Humanidade e Integração de cada área cultural.

O preenchimento do Culture Audit© é obrigatória para o processo de candidatura aos Best Workplaces™, correspondendo este a 1/3 da avaliação.

 A sua empresa está pronta para ouvir a opinião dos colaboradores?  Fale connosco.

 

ARTIGOS ASSINATURA SC 2

Do ponto de vista da organização, um excelente lugar para trabalhar é onde se atingem os objetivos da organização com pessoas que oferecem o melhor de si e trabalham juntas em equipa, num ambiente de confiança. As práticas e os valores que regem a cultura, são importantes para definir a cultura organizacional e construir a jornada do colaborador (Employee Experience). Este conceito refere-se à experiência do colaborador  na organização, desde o momento da contratação até à saída. Este novo conceito abrange o que o Culture Audit© descreve há anos. Tendo em mente os vínculos com a experiência do colaborador, ao trabalhar nas nove áreas culturais e melhorando-as constantemente com base nos cinco critérios de avaliação, poderá criar a melhor experiência para os colaboradores.

Muitas organizações têm programas impressionantes no papel, mas não conseguem alcançar os resultados desejados na prática. Os insights resultantes do trabalho desevolvido através desta ferramenta (Culture Audit©) ajudam a aumentar o sucesso da política e a sua análise permite identificar os pontos fortes e fracos da organização, identificando as lacunas entre a cultura organizacional que pretende criar e aquela que os seus colaboradores vivenciam. Faça um diagnóstico à cultura da sua organização através da informaçõa já recolhida no Culture Audit©.