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Porquê realizar uma pesquisa de clima na sua empresa?

Porquê realizar uma pesquisa de clima na sua empresa?

Muitos são aqueles que julgam que o custo de uma pesquisa de clima organizacional é  exagerada! Ou pensam.. "mas porque vou fazer um questionário de clima organizacional se todos os dias estou com os meus colaboradores? Estarei, apenas, a presumir que não me dizem a verdade?!"

O survey é o primeiro passo na jornada que lhe permite conhecer os pontos fortes e as oportunidades de melhoria do seu ambiente de trabalho. Já pensou em como irá resolver um problema, se não sabe qual é, nem qual a sua dimensão? Ouça os seus colaboradores, faça um survey e depois, com os resultados, desenvolva planos de ação para as oportunidades de melhoria identificadas. E não se esqueça de reforçar os pontos fortes, identificados para que nunca o deixem de ser.

Os resultados da pesquisa GPTW® permitem através de um diagnóstico minucioso do ambiente de trabalho obter um mapa completo que será a base para a criação de um plano de ações estratégicos, capaz de realizar mudanças profundas na sua empresa. Este plano de ações é uma ferramenta fundamental para que a sua empresa consiga atingir os objetivos do negócio através das pessoas.

A abrangência do GPTW® Model©, que inclui 58 afirmações, permite que este seja a sua pesquisa interna. No entanto, caso as afirmações não “cubram” todos as temáticas que pretende analisar, podemos, ainda, adicionar afirmações. É bastante comum incluir questões especificas da sua área de negócio, ligadas, por exemplo, a temas como a satisfação dos clientes e a aplicação de determinadas práticas/plataformas… as hipóteses são múltiplas e não se encerram na inclusão de perguntas de resposta fechada, podem, também, adicionar perguntas de resposta aberta.

A complexidade do questionário de clima organizacional do GPTW® Model© possibilita através de diferentes métricas, medir o engagement, assim como avaliar a perceção dos colaboradores em várias temáticas como a comunicação, a coordenação e a equidade, por exemplo. Fizemos, ainda, uma adaptação do Net Promoter Score (NPS), passando a conseguir determinar o quanto os seus colaboradores recomendariam a vossa empresa para trabalhar. Esta métrica permite que as empresas consigam melhorar a sua marca empregadora, ou seja, o seu Employer Branding através da experiência do colaborador.

O questionário pode, ainda, ser customizado e segmentado por equipa/área e utilizado com um dos critérios de avaliação de desempenho da liderança. Desta forma, cada gestor/manager é responsável por cuidar e desenvolver a sua equipa, ajudando a criar os alicerces para uma cultura de alta confiança.

Por último, nunca é demais referir que este survey é feito, anualmente, em cerca de 60 países! O que permite comparar-se não só com as empresas Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, mas com todos os Best WorkplacesTM do Mundo! Para além de se poder comparar com empresas da sua dimensão e setor. A comparabilidade é elevada! O seu setor não tem expressividade em Portugal, fale connosco, nós encontramos.

Por tudo o que foi referido, é fácil perceber que o survey é uma ferramenta determinante para o sucesso da sua empresa/organização.

 É um “call to action”!

É o primeiro passo a ser dado na construção de uma cultura de alta-confiança, característica comum a todas as empresas consideradas Best WorkplacesTM

 

Saiba mais sobre a nossa pesquisa, fale connosco!

 ARTIGOS ASSINATURA SC

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”- Peter Drucker