MENU

Porque é que empresas ativas são empresas de sucesso?

Porque é que empresas ativas são empresas de sucesso?

O desporto corporativo pode assumir muitas formas, desde corridas simples e divertidas até torneios de futebol e até desafios de triatlo em equipa. Promover com que os membros da equipa participem em qualquer tipo de atividade desportiva que represente uma empresa, quando gerenciada por profissionais, traz muitos benefícios potenciais.

Motivação extra para se manter ativo

O elemento competitivo dos desportos corporativos leva muitos daqueles que normalmente lutam para se manter em forma a se comprometerem mais, talvez devido à pressão adicional de não dececionar a equipa.

Conecta o cérebro, num bom sentido

O vínculo psicológico entre uma mudança positiva no estilo de vida e uma equipa no local de trabalho não deve ser subestimado. Libertar endorfinas por causa dos desportos corporativos também é viciante e bom para si. Isso não é desperdício de tempo no escritório, a motivação e a associação positiva ao local de trabalho podem superar em muito as horas de trabalho perdidas e até aumentar a retenção de colaboradores.

Testa pessoas

Por padrão, os desportos corporativos tiram as pessoas da zona de conforto. Quando gerido adequadamente, este pode ser um processo gratificante. O desporto corporativo apresenta testes muito diferentes do ambiente de trabalho normal. Nem todos conseguirão ser testados desta maneira, e é por isso que as atividades desportivas corporativas nunca devem ser obrigatórias ou diretamente vinculadas a promoções ou bónus.

Promove um bom equilíbrio entre vida profissional e familiar

Este é um desafio comum que o desporto corporativo pode ajudar a enfrentar. O desporto corporativo tira as pessoas do escritório envolvidas num ambiente positivo que normalmente está ligado ao lazer. Também pode ajudar os participantes a resolver as suas dúvidas, trabalhando com as suas equipas para desenvolver uma mentalidade vencedora.

Celebre as conquistas dos outros

O desporto corporativo promove o trabalho em equipa muito além da maioria dos cenários de trabalho. Não é apenas o quão bom você executa sozinho. Durante o treino e durante a competição, os colegas fazem todo o possível para apoiar e torcer um pelo outro, para que todos comemorem as conquistas da equipa.

Trabalho de equipa e camaradagem aprimorados

Muitos exercícios de formação de equipa são ótimos para a gerência sénior, mas, na prática, eles não são suficientes com a equipa. Eventos desportivos corporativos oferecem uma abordagem refrescante para o conjunto apropriado de participantes. Criar um forte espírito de equipa pode se traduzir em conexões humanas poderosas que permanecem com os participantes e a empresa por muito tempo após o evento.

Polinização cruzada e hierarquias achatadas

As equipas geralmente trabalham em silos, sem saber em que diferentes departamentos estão focados. O desporto corporativo, com equipas interdepartamentais, cria uma maneira natural de quebrar barreiras e criar uma melhor comunicação entre os departamentos. Quando os gerentes participam em igualdade de condições, há uma oportunidade adicional de envolver e conectar pessoas em todos os níveis.

Ajuda a criar o ambiente certo para o sucesso

O treino para desportos corporativos envolve a criação de um ambiente adequado, usando as técnicas e ferramentas certas. Este é um processo transferível para o ambiente de trabalho, que destaca a importância de criar o ambiente certo para o sucesso.

Destaca a importância da Administração

As técnicas de gestão e o próprio conceito da gestão muitas vezes podem ser criticados e questionados. Existe mesmo que se questione se os gestores são necessários. Com muitos exemplos de desportos profissionais, quando existe uma mudança na liderança gera-se uma mudança instantânea no desempenho e nos resultados. A liderança também desempenha um papel importante nos desportos corporativos, e isso dá às empresas uma maneira de destacar a importância da administração.

Cria foco no desempenho

Como em qualquer competição, o desporto corporativo faz com que os participantes se esforcem para obter melhores resultados. Quando os participantes analisam seu desempenho e modificam seu treino de acordo, o seu foco é inteiramente no desempenho da equipe. Essa abordagem analítica focada no desempenho pode ser traduzida para o local de trabalho e também um catalisador para um melhor desempenho.

Lança uma nova luz sobre a gestão de riscos

É preciso uma equipa de profissionais para garantir que ninguém se aleija ou cause sérios danos a si mesmos através do desporto corporativo. São riscos envolvidos nestas atividades que devem ser devidamente considerados, analisados ​​e as ações adequadas tomadas. Isto não é apenas importante para manter os participantes seguros, mas também tem o benefício adicional de tornar a gestão de riscos um conceito mais tangível para todos.

Conclusão

É claro que os benefícios dos desportos corporativos vão muito além de serem agradáveis ​​para os participantes. Existem benefícios significativos para as empresas envolvidas e há um bom argumento de que o desporto corporativo ajuda a tornar os participantes, equipas e, finalmente, as empresas a serem mais bem-sucedidas.

voqin

------------------------

Este artigo foi originalmente publicado em : https://www.voqin.com/blog/why-active-companies-are-successful-companies/

-----------------------

 

O Great Place to Work® trás até si este artigo da Voqin, empresa responsável pela organização da B2Run, pois o mesmo está alinhado com a visão e valores que partilhamos. A saúde em bem estar dos seus colaboradores deve estar nas prioridades das empresa.