MENU

Trata os seus colaboradores como trata os seus clientes?

Trata os seus colaboradores como trata os seus clientes?

Trata os seus colaboradores como trata os seus clientes?

Posto esta questão, iremos abordar alguns temas sobre o Employer Branding, o Employee Experience e muito mais temas!

A concorrência pelos talentos nas empresas portuguesas dentro e fora do país. É importante salientar, que o mercado é deveras competitivo, logo, para as empresas conseguirem se destacar, tendem procurar novos talentos, que façam a diferença e que ajudem na transformação e sustentabilidade dos seus negócios.

Atualmente, existem dois modelos para a atração de candidatos:

O Tradicional, baseia-se no facto de as empresas procurarem e escolherem os talentos. Neste caso, os modelos tradicionais de recrutamento e seleção são, ainda, eficazes.

O Novo, está relacionado com o facto de os talentos procurarem e escolherem a “empresa em que querem trabalhar”. A realidade é esta, a revolução digital transformou os talentos e o que eles procuram e as empresas andam a aperceber-se desta inversão de tendência, o que gera preocupação.

Na construção da reputação de um excelente empregador nas mentes dos colaboradores e dos stakeholders, a arte e a ciência do Employer Branding, tem o mesmo significado de quem mistura o Marketing com RH, relacionando a atração, o engagement e a retenção dos talentos.

Nos Melhores Lugares para Trabalhar 2019, o factor de permanência é seguido de uma excelente gestão do clima organizacional, como forma de garantir a satisfação e a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a retenção dos talentos. Mas sabe qual é o principal motivo, que faz com que o seu colaborador permaneça na empresa? Entre as 25 melhores empresas, é a oportunidade de crescimento e desenvolvimento (37%), seguido da qualidade de vida ( 35% ) e do alinhamento de valores (13%). Somente 10% é que estão a trabalhar nestas empresas, devido ao salário e aos benefícios. Por último, apenas 4% fica por estabilidade.

O profissional do futuro, pretende transformar e trabalhar com um propósito, este é o movimento observado nos nossos estudos. Logo, como é que se constrói uma excelente marca empregadora? Tudo começa de dentro para fora!!! E o primeiro passo é ouvir as pessoas!

Muitas empresas estão preocupadas com a satisfação dos seus clientes. A preocupação é saber o quanto os seus clientes recomendariam a sua empresa para outros indivíduos, todavia, a grande questão é: será que as organizações sabem o quanto os seus colaboradores recomendariam a sua empresa a amigos para trabalhar?

Talvez o Propósito seja um ótimo ponto de partida: porque fazemos o que fazemos? O que move as pessoas? Isto está claro na mente de todos os colaboradores da sua organização?

Outro ponto muito importante, é a experiência do colaborador que influencia a sua motivação, performance e produtividade. Neste caso voltamos ao ponto inicial: trata os seus colaboradores como trata os seus clientes?

Como medimos a qualidade da experiência do colaborador na sua empresa? É necessário, uma estratégia clara de EVP (employee value proposition), aliada ao conhecimento sobre toda a performance do colaborador, de modo a aferir a qualidade dos principais touch points do colaborador, com as práticas culturais da organização.

Desta forma, é imprescindível ouvir as pessoas durante todo o processo, e acredite, ouvir as pessoas nunca sai de moda, pois a escuta ativa cria uma base sólida, com decisões mais acertadas e esforços direcionados.

A consultoria como a nossa do Great Place to Work®, ajuda, milhares de organizações no mundo, a recolher informações em cerca de 60 países, no que toca a perceber sobre a sua cultura e de como utilizar esta escuta ativa para o desenvolvimento da sua marca empregadora.

Afinal, o Alinhamento entre employer experience e a estratégia de pessoas é fundamental para garantir a credibilidade do processo: Walk the Talk. Não pode ser só uma propaganda.

Organizações, com uma cultura forte e com os seus valores de EVP alinhados aos do colaborador, despertam o potencial máximo nas pessoas e entregam os resultados esperados, desenvolvendo relações de confiança.

O factor cultural, é a melhor forma de promover o employer branding. Ser um Great Place to Work é comunicar bem a sua cultura de dentro para fora!

Aproveite para ver como os Best workplaces™ celebraram as suas conquistas... líderes e liderados unidos para CELEBRAR!

 

Os Melhores Lugares para Trabalhar : Ver Aqui

 

 ARTIGOS ASSINATURA MK