Webinar | Employer Branding: de dentro para fora | Clique aqui
MENU

Já são conhecidos os Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal em 2022

Já são conhecidos os Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal em 2022
Na lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição.
 
A Great Place to Work® revelou, esta tarde, num evento online apresentado pela jornalista Clara de Sousa, as empresas que mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas, segundo um comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias.
 
Este ano foram reconhecidas 50 empresas. Os setores de IT e Farmacêutico contam com várias representantes entre as empresas que a partir deste momento, tornam-se grandes referências para o mercado português, relativamente aos seus modelos de gestão centrados nas pessoas e capazes de entregar elevados níveis de qualidade na experiência dos colaboradores.
 
Na lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição. O Groupe SEB, representante de marcas de eletrodomésticos como Krups, Moulinex, Rowenta e Tefal, ocupa a primeira posição do ranking entre 51 e 100 colaboradores, seguida da tecnológica Imaginary Cloud.
 
Já na dimensão entre 101 e 500 colaboradores, os dois primeiros lugares ficaram por conta da indústria farmacêutica, com a Janssen a liderar, seguida da AbbVie. A Cisco Systems mantém a liderança, surgindo no primeiro lugar do ranking entre 501 e 1000 colaboradores, seguida da também tecnológica Noesis. Quanto às empresas com mais de 1000 colaboradores, é líder a consultora Capgemini, seguindo-se a imobiliária ERA.
 
O crescimento do ranking em relação a 2021 mostra que há cada vez mais empresas apostadas na valorização da experiência dos seus colaboradores. Isso é algo claro no universo das PME. Este ano várias empresas de pequena e média dimensão alcançaram pontuações elevadas, mostrando que modelos de gestão ágeis e humanizados podem fazer toda a diferença no sucesso de uma organização. Os rankings de 2022 saem ainda reforçados pelo aumento de empresas oriundas de setores como o industrial, engenharia, construção civil, sinal de que a atenção em desenvolver um bom ambiente de trabalho é tendência cada vez mais transversal.
 
As listas da Great Place to Work® são o reflexo de uma metodologia testada há mais de três décadas, em cerca de 100 países. Ao longo do ano as empresas interessadas propõem-se à jornada de ouvir os colaboradores e auditar as suas práticas, sendo desde logo reconhecidas com o selo de Certified™, uma vez atingido o patamar de alta qualidade com níveis de confiança na perceção dos seus colaboradores de pelo menos 65%. As listas resultam assim do apuramento das melhores organizações anteriormente certificadas. A metodologia para este reconhecimento centra-se principalmente na opinião dos colaboradores (que corresponderá a 75% da nota final, em 2023) e na avaliação das práticas de gestão de pessoas.
 
O survey levado a cabo, totalmente confidencial e voluntário, analisa o ambiente organizacional e a experiência dos colaboradores nas seguintes dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Deste modo, permite a identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, assumindo-se como o primeiro passo para criação e implementação de um plano de ações.
 
“A lista ou o ranking deve ser visto como uma consequência e nunca como um fim em si mesmo. É consequência do trabalho das organizações em criar um clima de confiança e em valorizar o capital humano. Deste modo, a participação no nosso estudo deve ser entendida como uma ferramenta de diagnóstico, que irá não só provocar melhorias nos ambientes e nas relações de trabalho, mas também no negócio e nos resultados financeiros.” afirma Mauricio Korbivcher, CEO & Country Manager da Great Place to Work® em Portugal.
 
Autor: Super Casa

fonte: https://supercasa.pt/noticias/ja-sao-conhecidos-os-melhores-lugares-para-trabalhar-em-portugal-de-222/n2289