O que é um
Great Place to Work?

Quando as pessoas pensam num excelente lugar para trabalhar, imaginam, geralmente, uma empresa com inúmeras vantagens, festas originais e benefícios surpreendentes. Embora estes elementos estejam presentes em muitos dos Best Workplaces, a definição de um excelente lugar para trabalhar é muito mais profunda do que vantagens e benefícios.

De facto, na sua essência, um excelente lugar para trabalhar é aquele em que se confia nas pessoas para as quais se trabalha, se tem orgulho no que faz e se gosta das pessoas com quem se trabalha. Embora a confiança, o orgulho e a camaradagem sejam muito mais difíceis de sustentar do que um elevando conjunto de benefícios, todos podem ser alcançados por qualquer organização disposta a trabalhar neles.

O Modelo Global

Os líderes, as empresas, as universidades e as pessoas confiam no Great Place to Work® Trust Model© como o padrão diferenciador do que significa ser um excelente lugar para trabalhar.A nossa pesquisa representa, anualmente, mais de 12 milhões de colaboradores, milhares de organizações de diferentes dimensões, setores e estruturas em cerca de 60 países.

Através das listas Best Workplaces e dos serviços de consultoria, milhares de organizações utilizam, a cada ano, o nosso Modelo para avaliar o ambiente de trabalho e para se compararem com os Best Workplaces em todo o mundo.

O que é um excelente lugar para trabalhar?

Em 30 anos de pesquisa, descobrimos que as pessoas experimentam um excelente lugar para trabalhar quando consistentemente:

  • Confiam nas pessoas para quem trabalham
    (avaliadas através das perceções dos colaboradores sobre Credibilidade, Respeito e Imparcialidade, descritas abaixo);
  • Têm orgulho no que fazem;
  • Gostam das pessoas com quem trabalham;

A visão dos colaboradores: Great Place to Work® Trust Model©;

Baseado na definição de um excelente lugar para trabalhar acima descrita, desenvolvemos o Great Place to Work® Trust Model©, que serve como lente para avaliar a perceção dos colaboradores em todos os ambientes de trabalho no mundo, e, é a base do Trust Index©: Pesquisa aos colaboradores.


O Trust Model© divide-se em cinco dimensões:

Confiança: Credibilidade

Os colaboradores veem a liderança como credível (crível, confiável); avalia as perceções dos colaboradores sobre as práticas de comunicação, competência e integridade da liderança.

Confiança: Respeito

Os colaboradores sentem-se respeitados pela liderança; avalia as perceções dos colaboradores sobre apoio profissional, colaboração e envolvimento nas decisões e a preocupação com o colaborador, enquanto pessoa.

Confiança: Imparcialidade

Os colaboradores acreditam que as práticas e políticas de gestão são justas; avalia a equidade, a imparcialidade e a justiça que os colaboradores experimentam no ambiente de trabalho.

Orgulho

Avalia como os colaboradores se sentem com o impacto do seu trabalho, com o orgulho no trabalho da sua equipa e o orgulho na organização.

Camaradagem

Avalia se os colaboradores acreditam que sua organização é uma comunidade forte em que os colegas são amigáveis, solidários e hospitaleiros.

 

 TRUST ICONS TOGHETTER

Do ponto de vista da liderança

Do ponto de vista da liderança, um excelente lugar para trabalhar é onde se:

  • Atinge os objetivos organizacionais;
  • Com os colaboradores que dão o melhor de si; e
  • Trabalham juntos como uma equipa/família num ambiente de confiança

Através do nosso trabalho, identificamos as nove áreas em que as ações, comportamentos e comunicação da liderança têm o maior impacto no nível de confiança de uma organização. Estas são:

  • Contratar

    As práticas de contratação garantem que os novos colaboradores se enquadram na cul-
    tura e sintam-se bem-vindos.

  • Inspirar

    Os colaboradores veem como contribuem para o objetivo maior da organização.

  • Falar

    A liderança transmite a informação de forma honesta e transparente.

  • Ouvir

    A liderança é acessível e procura ativamente
    a participação e o envolvimento dos colaboradores.

  • Agradecer

    Os colaboradores são reconhecidos regularmente pelo seu trabalho.

  • Desenvolver

    A liderança ajuda os colaboradores a crescer profissional e pessoalmente.

  • Preocupar

    Apoiar os colaboradores para além do seu lugar de trabalho,especialmente em situações difíceis; o ambiente de trabalho é inclusivo e abraça a diversidade; os benefícios são especiais e exclusivos.

  • Celebrar

    Os sucessos da organização e da equipa são regularmente comemorados.

  • Partilhar

    As recompensas dos esforços são partilhadas equitativamente com todos os que ajudaram a produzir os resultados e são partilhados com a comunidade.

 

CULTURE AUDIT INFOGRAPHIC

Tornar-se um Great Place to Work®

Estes conceitos principais sobre excelentes lugares para trabalhar são universais e consistentes ano após ano, país a país. Aplicam-se a todas as organizações, incluindo aquelas com diferentes e múltiplas variáveis demográficas e colaboradores distribuídos globalmente.