MENU

Um selo que faz a diferença!

 Um selo que faz a diferença!

Por Maurício Korbivcher, CEO & country manager Great Place to Work™

2020 foi um ano muito diferente do que tínhamos previsto. E ninguém pensou que na sua vida iria enfrentar tão grande desafio!

Da estabilidade política e social, macroindicadores económicos com tendência crescente, levando as agências internacionais de avaliação de risco – S&P, Moodys, Fitch – a sustentar de forma consistente os indicadores do país como “confiável e atraente” para investidores, para a realidade que nos atingiu em Março passado, trazendo um enorme elenco de incertezas e turbulências que acarretaram a insegurança generalizada nas pessoas, na gestão das empresas e nas instituições públicas.

Ainda assim, nada impediu que 30 empresas se destacassem, colocando Portugal no cenário internacional dos Melhores Lugares para Trabalhar.

São as vencedoras do nosso ranking e também no cenário económico porque, apesar da crise pandémica, conseguiram reforçar o vínculo de confiança dos seus colaboradores e o alto nível de excelência nos seus ambientes de trabalho.

Nos seus mais de 30 anos de existência, o GPTW® já provou que nos ambientes de trabalho marcados por uma cultura de confiança os colaboradores dão o melhor de si e têm resultados financeiros melhores. Segundo estudo GPTW® Fortune nos EUA, as 100 empresas reconhecidas como Best WorkplacesTM tiveram uma performance empresarial até três vezes superior face às principais concorrentes. Os Best Workplaces™, além dos melhores resultados financeiros, apresentam também uma maior capacidade de inovação e resposta à mudança e de fidelização dos clientes. Não pode deixar de ser referido que, por terem uma marca empregadora forte, têm uma maior capacidade de atracção e retenção de talentos. A sua preocupação genuína com os colaboradores reduz as taxas de absenteísmo e os gastos com a saúde.

Todos estes factores demonstram que este selo faz a diferença!

O Great Place To Work® tem como propósito melhorar o mundo, através das pessoas, num ambiente de trabalho saudável, de equilíbrio entre a vida profissional e familiar, bem como cuidando das suas comunidades através de acções de impacto social e ambiental.

Oiça sempre os seus colaboradores e alcance o selo Certified™ e o selo Best Workplaces™, fortalecendo a imagem de marca da sua organização. Ingresse hoje neste grupo de empresas, que aumenta todos os anos e leva Portugal para o reconhecimento mundial, através dos nossos selos Europe’s Best Workplaces™ e World’s Best Workplaces™!

 

LEIA A NOTICIA NA MARKETEER

 

A Webhelp, líder mundial de externalização de serviços de apoio ao cliente (BPO), recebe pela terceira vez consecutiva a distinção do Great Place to Work, que identifica e reconhece a empresa pelo ambiente e pelas condições de trabalho proporcionadas aos colaboradores, mesmo em tempos de pandemia.

Com cerca de 2.000 colaboradores em Portugal, a Webhelp, através da sua subsidiária Webhelp Braga, integra igualmente a lista das 30 melhores empresas para trabalhar no país, sendo a única empresa de Braga na listagem, ocupando o 20ª lugar do ranking. É ainda a 9ª empresa nacional na categoria de 100 a 500 colaboradores (e único contact center nesta categoria).

Para conseguir alcançar esta distinção, a Webhelp contou com a colaboração de mais de 85% dos seus colaboradores dessa subsidiária. A participação dos colaboradores, recolhida de forma confidencial e anónima, permitiu identificar e avaliar fatores de sucesso para a empresa como a credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem entre equipas, com a Webhelp a registar em todos uma avaliação entre 87% e 92%.

Para Carlos Moreira, CEO da Webhelp Portugal, “este feedback extremamente positivo que recebemos anualmente por parte dos nossos colaboradores tem um peso ainda maior, devido a todo o contexto pandémico. Mesmo com as mudanças que nos trouxe este novo cenário, a Webhelp conseguiu manter a satisfação e o bem-estar dos nossos colaboradores como uma das grandes prioridades e isso acabou por transformar-se num resultado melhor do que aquele obtido em 2020”.

Para implementar o posicionamento “Think Human” que é a base da empresa, a Webhelp Braga realizou várias iniciativas ao longo do ano criadas especificamente para manter um bom ambiente de trabalho, reforçar a autonomia e a confiança dos colaboradores, melhorar a comunicação interna e promover iniciativas que respondesses às novas inquietudes dos colaboradores face à COVID-19. “A implementação de horários flexíveis, que privilegiam o tempo em família, desafios que ajudam os Webhelpianos a evoluir e uma mudança para novas iniciativas online, quer de comunicação interna com competições, concertos, showcooking, entre outros, e a manutenção de outras como o médico e o nutricionista que passaram a atender os colaboradores online, permitiram manter o espírito da empresa bem vivo, apesar da distância, uma vez que mais de 80% dos colaboradores se encontram em teletrabalho”, refere Benoist Voidie, Director da Região Norte.

A classificação das Melhores Empresas para Trabalhar 2021 baseia-se num estudo do Great Place To Work através do inquérito Trust Index, um questionário enviado a todos os colaboradores da empresa proposta. Este inquérito inclui perguntas e representa que representam dois terços da avaliação. O restante terço da avaliação é a Culture Audit. Trata-se de uma análise exaustiva da cultura da empresa através das práticas e políticas de Recursos Humanos.