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Como tornar estratégica a gestão de pessoas da sua organização

 Como tornar estratégica a gestão de pessoas da sua organização

Feliz Dia Internacional dos Profissionais de Recursos Humanos!

Nas organizações mais bem-sucedidas da atualidade, o departamento de recursos humanos deixou de ser apenas operacional ou administrativo. Hoje, os profissionais de RH estão no centro da estratégia, impulsionando a cultura, a confiança e os resultados do negócio. Mas nem sempre foi assim.

Historicamente, nos anos 30 e 40, o papel dos recursos humanos era sobretudo reativo e focado na conformidade e mitigação de riscos. Ao longo do tempo, este papel evoluiu e hoje, o mercado exige muito mais da gestão de pessoas. Porquê?

Porque sabemos, com base em dados concretos, que empresas focadas nas pessoas e na cultura organizacional apresentam desempenhos significativamente superiores.

Os Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal são 17% mais rentáveis que o mercado, aceda ao relatório do estudo.

 A criação de ambientes de confiança e colaboração começa nos profissionais de recursos humanos, que são os grandes facilitadores dessa mudança.

 

RH estratégico: o novo motor do negócio

Quando os recursos humanos são verdadeiramente estratégicos, deixam de ser apenas gestores de processos e passam a ser impulsionadores de crescimento. Contribuem para:

  • Aumento da quota de mercado
  • Crescimento da base de clientes
  • Maior inovação e agilidade
  • Retenção e desenvolvimento de talento
  • Maior alinhamento entre cultura e propósito

Mas este impacto só acontece quando os profissionais de RH se veem como líderes estratégicos e traduzem o seu trabalho em resultados tangíveis. Os melhores líderes de RH conectam pessoas a objetivos empresariais e ajudam a criar uma cultura alinhada com a visão do negócio.

 

As 7 competências dos líderes de recursos humanos de excelência

Com base em centenas de entrevistas com CEOs, membros de conselhos de administração, empreendedores, investigadores e profissionais de RH, a Great Place To Work® identificou sete competências essenciais que os profissionais de recursos humanos devem cultivar:

Visão de negócio 

Compreender o modelo de negócio, os produtos, os clientes e o mercado.

Gestão da mudança 

Liderar a transformação organizacional com agilidade e clareza.

Engenharia organizacional 

Saber como desenhar estruturas e processos eficazes.

Gestão da cultura 

Garantir que cada passo estratégico está alinhado com a cultura desejada.

Análise de dados 

Usar dados para tomar decisões informadas e apoiar os líderes a fazerem o mesmo.

Inclusão 

Valorizar e potenciar a diversidade como motor de inovação e pertença.

Ma(RH)keting 

Entender que colaboradores satisfeitos são os maiores embaixadores da marca.

 

3 passos para se posicionar como um profissional de RH estratégico

Conheça o negócio a fundo 

Saiba como a empresa gera valor, quem são os concorrentes e como o talento impulsiona os resultados.

Fale a linguagem do negócio 

Evite jargão técnico. Traduza iniciativas de RH em impacto para a organização.

Seja orientado para soluções 

Não seja apenas o "guardião das políticas". Apresente propostas práticas e alinhadas com os objetivos da liderança.

 

A Great Place To Work® é parceira dos Profissionais de Recursos Humanos

Neste Dia Internacional dos Recursos Humanos, queremos celebrar todos os profissionais que, com dedicação, ajudam a construir empresas mais humanas, inclusivas e inovadoras.

Na Great Place To Work®, não apoiamos apenas empresas, apoiamos os profissionais de recursos humanos na sua missão de transformar a cultura e criar ambientes de alta confiança.

Através da nossa metodologia Trust Index™ Survey, ajudamos os líderes de RH a ouvir os seus colaboradores com profundidade, a interpretar dados críticos sobre liderança e cultura, e a definir planos de ação reais e personalizados.
Trabalhamos lado a lado com os profissionais de RH para que sejam protagonistas na construção de locais de trabalho que são verdadeiramente Great Places To Work For All™.

Se é um profissional de recursos humanos e quer levar a sua organização mais longe, fale com um dos nossos consultores. Estamos aqui para ajudar na sua jornada.

 

 


Luis Pedro Costa

Marketing Operations Manager na Great Place To Work® Portugal