MENU

10 empresas em Portugal são reconhecidas nos Best Workplaces™ Europa

 10 empresas em Portugal são reconhecidas nos Best Workplaces™ Europa

Após “ouvir” mais de 1,46 milhões de colaboradores, o Great Place to Work® reconhece, uma vez mais, os Best WorkplacesTM Europa. Portugal vê, na edição de 2020, duplicar o número de empresas reconhecidas, comparativamente com 2017. As 10 vencedoras nacionais que contribuem para os resultados das multinacionais reconhecidas são: Cisco Portugal (2º), Hilton (3º), Mars em Portugal: Mars Multisales Iberia e Royal Canin (4º), AbbVie (5º), Mercedes-Benz Financial Services Portugal (7º), DHL Express Portugal (10º), SAS Institute Software (11º), Mundipharma (12º), Janssen Farmacêutica Portugal (15º) e Groupe SEB (22º).

Mas e o que faz uma empresa ser um Best Workplaces ™ Europa? Esta não é uma resposta fácil. A perceção que os colaboradores têm do ambiente de trabalho depende de vários fatores:

  • Interação da liderança no dia a dia;
  • Preocupação com as suas necessidades;
  • Comunicação dos problemas.

Se esta já é uma pergunta complicada num ano normal, como todos sabemos, 2020 tem sido tudo menos normal. O impacto da crise do COVID-19 na Europa não só alterou a forma como os colaboradores estão a desempenhar o seu trabalho, mas também mudou profundamente a dinâmica do ambiente de trabalho.

No Great Place to Work® observamos o “stress” nas relações diárias dos ambientes de trabalho gerado pelo impacto da crise do COVID-19. Vimos como as empresas se esforçaram para resolver os problemas e se adaptarem ao teletrabalho, e como as lideranças e os colaboradores trabalharam juntos para implementar novas práticas e procedimentos, colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar.

Então, se formos obrigados a escolher um fator vital que torna uma empresa num Best WorkplacesTM em 2020, escolheríamos o cuidado com o colaborador. Se a pandemia provou alguma coisa é que a confiança é o alicerce do sucesso. É o fator que garante que os colaboradores dão sempre o seu melhor, e, que todos trabalham para garantir o futuro do negócio.

Ao analisarmos as características que os colaboradores mais valorizam nos Best Workplaces™ Europa, uma das primeiras é a existência de uma cultura aberta. Estas empresas estimulam a transparência, o engagement e a colaboração e as suas lideranças são éticas e honestas nas suas ações e na comunicação dos desafios e dos objetivos do negócio. O tratamento justo é outra das características. As empresas que constroem equipas com uma elevada diversidade (com pessoas de diferentes etnias, géneros e origens), tendem a ter níveis mais elevados de confiança e pertença, do que aquelas que não o fazem. Práticas que estimulam a inovação são intrínsecas a ambientes trabalho que incentivam a diversidade. O nosso estudo, revela que 89% das empresas inova mais quando a liderança se interessa genuinamente pelas ideias e sugestões dos colaboradores. Também, evidencia, que empresas que incluem uma mistura de origens e experiências tendem a desenvolver mais novas formas de pensar e de trabalhar, face a equipas com membros com backgrounds semelhantes.

Estas características provam que ser um Best WorkplacesTM está ao alcance de qualquer organização. E que este prémio é resultado da perceção dos colaboradores, sendo de referir que 94% dos colaboradores dos Best WorkplacesTM Europa afirma que a sua empresa é um “great place to work”.

 

euro 2020 16x9
Report
Europe's Best Workplaces™ 2020
Report | Saiba o que faz 94% dos colaboradores dizer que são parte um great place to work