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O futuro do trabalho é para todos™!

 O futuro do trabalho é para todos™!

Experiência do Colaborador ESG

Está provado que práticas que promovem a diversidade, a equidade, a inclusão e o sentimento de pertença beneficiam qualquer ambiente de trabalho, particularmente em momentos de turbulência económica.

Diversidade, equidade, inclusão e o sentimento de pertença no local de trabalho estão entre os desafios mais importantes que as empresas enfrentam atualmente. Mas enquanto alguns líderes colocam apenas este tema num slide de uma apresentação, outros tentam de forma genuína e consistente criar um excelente lugar para trabalhar para todos. A liderança dos Melhores Lugares Para Trabalhar encontram-se neste último grupo. Na Edição de 2023 assiste-se a um aumento de políticas e práticas promotoras da diversidade, equidade, inclusão, sendo um tema transversal a todos os Best Workplaces™, independente do setor ou da dimensão.

Assistiu-se, assim, nestas organizações a grupos de trabalho, comités, embaixadores que se destinam a identificar “desigualdades” e a combatê-las. Fizeram estudos de benchmarking salarial, contrataram grupos minoritários e desenvolveram as equipas para promoção e divulgação da equidade no local de trabalho.

Na Edição 2023, destacou-se na criação de um excelente lugar para trabalhar para todos, o InterContinental Lisbon, tendo sido a vencedora do prémio social Cultura For All. Vítor Silva, Diretor de Recursos Humanos, conta-nos um pouco do caminho deste Best Wokplace™ e inspira-nos a fazer mais e melhor.

Vitor Silva

 

A “verdadeira hospitalidade” ou “True Hospitality at Work” pretende garantir a máxima hospitalidade para todas as pessoas. Como se materializa com o cliente interno e com o cliente externo. 

"Delivering True Hospitality for Good" é propósito da IHG Hotels & Resorts que se traduz no objetivo que temos em deixar uma marca positiva no mundo. Observa-se em tudo o que fazemos, seja ao nível da decisão estratégica, seja no dia a dia da Equipa que Dá Vida ao InterContinetal Lisbon. 

O mundo que nos rodeia e de que fazemos parte, molda a nossa cultura e inspira diariamente a nossa marca. Motiva o nosso compromisso em fazer a diferença, quer para os nossos colaboradores, quer para os nossos clientes quer junto das comunidades locais. Abraçamos a missão de devolver esta inspiração com a missão de proteger o mundo à nossa volta. Todos os dias! 

Capacitar, valorizar e potenciar são o mote do nosso saber ser e saber estar em hotelaria. É o que nos define no âmbito da “True Hospitality at Work”, por isso todos os esforços são realizados para garantir, não só, a segurança e o bem-estar físico e psicológico da nossa equipa, mas também para que a nossa cultura diversa e inclusiva prevaleça. Priorizamos a humanização, a partilha, o envolvimento e as expectativas de cada um. Acreditamos que só uma equipa feliz é capaz de atingir objetivos e bons resultados e, isso reflete-se na satisfação dos nossos colaboradores e na dos nossos clientes. 

Desenvolvemos, colocamos em prática e melhoramos continuamente programas e iniciativas únicos de bem-estar que nos permitem consolidar em autenticidade as prioridades na relação com os Clientes e com as Comunidades. Temos, entre outros, programas e iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão; programa de reconhecimento de colegas; programas de aprendizagem, formação e desenvolvimento; oportunidades de crescimento e dinâmicas diversas tais como o nosso mês “Giving for Good” dedicado a ações de responsabilidade social, de sustentabilidade ambiental e intervenção ativa para a conservação da Natureza. 

Que medidas e/ou ações implementou para reforçar a sua cultura de diversidade e inclusão? 

DE&I no InterContinental Lisbon é um processo em permanente consolidação e evoluçao. Não é algo que simplesmente acontece porque queremos ou precisamos estar em conformidade. Alcançar o “status” Cultura DE&I é uma viagem, uma linda viagem, em que aprendemos todos os dias. Aprendemos com os sucessos, mas aprendemos muito mais quando falhamos. 

Tenho orgulho em trabalhar com uma empresa e com uma equipe que realmente valoriza as Pessoas como elas são, como cada um de nós é. Quando vivemos numa cultura inclusiva e diversa, trabalhamos numa empresa que atingiu a sua maturidade como propósito de equipe. Não é só uma “tarefa de RH”, é um compromisso de equipe, sem o qual não seria possível. 

O InterContinental Lisbon é o único Hotel em Portugal certificado com a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”. Isto significa que, nos últimos anos, desenvolvemos programas, processos e formas de trabalhar para ter um ambiente inclusivo e onde as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e apoiadas. Para obter essa “maturidade” cultivamos uma Cultura Inclusiva onde todos trabalham num ambiente que reconhece, acolhe e aceita diferentes abordagens, estilos, perspetivas e experiências. 

Uma das nossas primeiras ações – que nos compromete e motiva até hoje – foi a assinatura da Carta Portuguesa da Diversidade, um documento que tem a diversidade como o seu principal objetivo, promovendo, ao mesmo tempo, o reconhecimento, respeito e valorização das diferenças entre as pessoas. As organizações signatárias desta Carta assumem a diversidade como um imperativo ético, como um princípio básico que orienta todas as suas atividades, tanto interna quanto externamente, fazendo parte de seus valores centrais e da sua identidade.   

Mas, acima de tudo, importa reconhecer que aquele compromisso com a Diversidade e Inclusão é um processo, deve estar em constante afirmação e exige o permanente desenvolvimento de boas práticas, ao nível estratégico e do comportamento quotidiano, como a linguagem inclusiva; “espaços seguros”; estar aberto ao feedback dos funcionários; expandir o calendário de feriados e de celebrações; formação; políticas rigorosas de não discriminação; programas de mentoria para promover o envolvimento intercultural, construir conexões, etc… Lideramos inúmeras dinâmicas que começaram no recrutamento, seleção e on-boarding, onde somos muito fiéis aos nossos valores, princípios e cultura organizacional. 

Paralelamente, temos vindo a colaborar com cooperativas e outras instituições de solidariedade social e organizações da sociedade civil. Destacamos o trabalho desenvolvido com a CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados S.R.L.) no âmbito da integração pessoal, social e profissional de pessoas com deficiência. Com a CERCI Lisboa, temos abraçado inúmeros programas de integração profissional e a nossa maior alegria é o sucesso que têm tido.

Como é que a sua equipa incorporou a diversidade e inclusão nos seus valores e ações? 

A equipa é parte ativa das nossas políticas e, por maioria de razão, da diversidade e inclusão. Fazer parte dos "Best Workplaces™ 2023" é uma conquista de Todos para Todos!  

Maior prova da incorporação, pela equipa, dos nossos valores e ações, esta confiança mútua já faz parte do nosso propósito “True Hospitality for Good”, onde todos, sem exceções, têm espaço para pertencer, espaço para crescer e espaço para fazer a diferença.  

No InterContinental Lisbon temos nas Pessoas o nosso maior capital e isto é vivido e demonstrado diariamente! Por isso oferecemos o apoio necessário para que possam alcançar os seus objetivos; reconhecemos os esforços e sucessos; criamos experiências e oportunidades para que todos possam desenvolver-se pessoal e profissionalmente e partilhamos a nossa paixão e desejo por um mundo melhor. Trabalhar no InterContinental Lisbon, é “vestir” uma cultura de proximidade e em que a diversão assume também um protagonismo determinante!  

Tem sido profundamente gratificante confirmar o envolvimento da equipa e é muito importante para nós estimular e contar com esta abertura e determinação por parte de Todos. Assumimos como prioridades na Gestão de Pessoas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão; Saúde e Bem-Estar; Felicidade no Trabalho e Responsabilidade Social. O foco nas dimensões da credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem define-nos enquanto Equipa e, por isso: Juntos, Vamos mais Longe!  

A prioridade atual na gestão de pessoas passa por oportunidades de desenvolvimento e de valorização, reconhecimento e retenção de talentos. Somos rápidos a acompanhar as mudanças e resilientes na gestão do “salário emocional”. Promovemos benefícios únicos e exclusivos e envolvemo-nos no suporte às comunidades locais, bem como, abraçamos dinâmicas e práticas de sustentabilidade para um futuro mais promissor para nós e para as próximas gerações. Somos o único Hotel em Portugal reconhecido com a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” e com o Selo “Locais de Trabalho Saudáveis”. Passar a fazer parte dos Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, elava a outro patamar o que esperar de nós e, isso, é o que nos motiva! 

A InterContinental Lisbon é uma empresa Certified™, com base na opinião dos seus colaboradores, descubra como a sua organização também pode obter a Certificação™.


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