Conheça os Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal | VEJA O RANKING
Qual o Retorno de Investimento com a Certificação GPTW? | FAÇA O DOWNLOAD DO EBOOK
MENU

A Confiança impulsiona o Sucesso Financeiro das Empresas

 A Confiança impulsiona o Sucesso Financeiro das Empresas

Experiência do Colaborador, Liderança

Na Great Place To Work® passamos o tempo a dizer que as empresas têm melhores resultados quando os seus colaboradores confiam nelas. Isto faz sentido para a maioria das pessoas, mas os mais céticos ou os que só veem números muitas vezes perguntam: “A confiança pode ser medida em euros?” ou “Ou de quanto é esse retorno?”

Confiança traduz-se em resultados concretos

Considerando os 50 Best Workplaces™ em Portugal de 2025, e utilizando uma métrica empresarial simples: a receita por colaborador, também, conhecida por RPE (Revenue Per Employee) , que reflete a produtividade e a eficiência da força de trabalho, observa-se que, em média, os Best Workplaces™, que representam o grupo de empresas com os níveis mais elevados de confiança do mercado (89% de Índice de Confiança, face aos 53% do mercado), de acordo com o Modelo da Great Place To Work®, obtêm 7,5 vezes mais receita por colaborador do que a média do mercado.

Independente do setor ou da dimensão, estes números provam que os altos níveis de confiança resultam num maior desempenho empresarial e num RPE mais forte, indicando índices mais elevados de produtividade e desempenho.

Empresas Felizes

Os resultados do RPE devem ser avaliados, em conjunto, com a experiência dos colaboradores. Dai a importância de ouvir os seus colaboradores através do questionário do Modelo da Great Place To Work® para identificar as oportunidades de criar fortes relações de confiança e maximizar o potencial dos seus colaboradores. Evidencie aos seus colaboradores que considera a cultura um fator determinante para a criação de um bom ambiente de trabalho e para o sucesso empresarial.

Ouvir os colaboradores é o caminho para aumentar o RPE

Os Best Workplaces™ não atingem um elevado RPE ao reduzir o número de colaboradores ou ao sobrecarregar as suas equipas. O bem-estar não é sacrificado pela produtividade, muito pelo contrário, estas 50 empresas superam o mercado em todas as métricas do Employee Experience, desde a retenção, ao bem-estar, passando pela inovação e produtividade. Com 92% dos colaboradores a descreverem o local de trabalho como cuidadoso.

Estas empresas construíram, assim, uma relação de confiança que alimenta o desempenho e não apenas direcionada para alguns colaboradores ao criarem uma experiência consistentemente positiva.

A liderança como chave da Confiança

O retorno financeiro ilumina o olhar de qualquer líder e faz brilhar qualquer relatório de Excel. E surge a pergunta “COMO” se cria esse ambiente de trabalho marcado pela inovação e agilidade, e níveis recorde de produtividade e eficiência?

A resposta é simples é tudo uma questão de liderança, e mais concretamente do seu exemplo e comportamento. A confiança não se constrói com mais dias de férias ou com a oferta de fruta. A confiança baseia-se na forma como os líderes tratam os colaboradores e os fazem sentir e nas ações que tomam.

Propósito que inspira, reconhecimento que impulsiona

Os Best Workplaces™ são mais produtivos que os seus concorrentes, devido aos elevados níveis de agilidade e esforço, que aumenta RPE. Os colaboradores destas empresas não dão mais porque lhes é dito para trabalharem mais ou se adaptarem mais depressa. Dão o máximo porque trabalham numa cultura de colaboração, de reconhecimento especial e de trabalho com objetivos e propósito.

Isto não ocorre por dar regalias como comida grátis ou relógios. Se fosse assim tão simples, todos as empresas seriam bons lugares para trabalhar. Isto acontece quando a liderança ouve os colaboradores e envolve-os nas decisões que os afetam. Liderança essa que garante oportunidades de reconhecimento e certifica-se que todos sabem que o que fazem é importante; que são importantes como seres humanos em primeiro lugar e como trabalhadores em segundo.

Construíram, assim, organizações onde a transparência, o bem-estar e os elevados níveis de cooperação são os pilares. Nos Melhores Lugares Para Trabalhar, 92% dos colaboradores afirma que pode contar com a colaboração dos colegas. Os líderes certificam-se de que as pessoas têm um sentido de propósito no seu trabalho, o que aumenta o desempenho. Criam culturas de camaradagem e cooperação através da formação e da modelação dos comportamentos de liderança.

Segurança psicológica impulsiona agilidade e inovação

Os colaboradores dos Best Workplaces™ não só se esforçam mais, como também são capazes de se adaptar mais rapidamente às mudanças, porque estão bem informados e compreendem o seu impacto na organização e sentem-se seguros para expressar as suas opiniões.

Mas é quando as organizações celebram novas e melhores formas de fazer as coisas, independentemente do resultado, que a agilidade aumenta. Para que isso aconteça, é necessário ter locais de trabalho psicologicamente seguros para que as pessoas possam falar. 87% dos colaboradores das 50 Best descrevem o ambiente de trabalho com psicológica e emocionalmente saudável, em comparação com os 48% observados no mercado. Quando os colaboradores podem experimentar coisas novas sem medo, a inovação prospera, tal como o sucesso financeiro.

Empresas Felizes

Os grandes líderes compreendem que é graças aos seus colaboradores que possuem um desempenho superior. Ouvem, evoluem e adaptam-se às exigências do momento. Cada líder hoje pode criar uma cultura que impulsiona o desempenho dos negócios, independente da dimensão da empresa, do setor ou do orçamento. Os alicerces da confiança dos colaboradores são os mesmos. Concentre-se na liderança — em todos os níveis e para todos. Ao fazer isso, o seu negócio será mais lucrativo, produtivo, eficiente, inovador e resiliente.

 


GPTW_sandra_coelho