O que é um excelente lugar para trabalhar?
Quando as pessoas pensam numa empresa excelente lugar para trabalhar imaginam, geralmente, uma empresa com inúmeras vantagens, festas originais e benefícios surpreendentes. Embora estes elementos estejam presentes em muitos dos Best Workplaces™, a definição de uma empresa melhor lugar para trabalhar é muito mais profunda do que vantagens e benefícios.
Saber maisUm exclente lugar para trabalhar é...
Em 20 anos de pesquisa e consultoria em Portugal, descobrimos que as pessoas experimentam uma excelente empresa para trabalhar quando consistentemente:
Confiam nas pessoas para quem trabalham (avaliadas através das perceções dos colaboradores sobre Credibilidade, Respeito e Imparcialidade, descritas abaixo);
Têm orgulho no que fazem;
Gostam das pessoas com quem trabalham;

Perspectiva do colaborador
Baseado na definição de um excelente lugar para trabalhar acima descrita, desenvolvemos o Great Place to Work® Trust Model©, que serve como lente para avaliar a perceção dos colaboradores em todos os ambientes de trabalho no mundo, e, é a base do Trust Index©: O questionário de clima organizacional aplicado aos colaboradores.

Credibilidade
Os colaboradores veem a liderança como credível (crível, confiável); avalia as perceções dos colaboradores sobre as práticas de comunicação, competência e integridade da liderança.

Respeito
Os colaboradores sentem-se respeitados pela liderança; avalia as perceções dos colaboradores sobre apoio profissional, colaboração e envolvimento nas decisões e a preocupação com o colaborador, enquanto pessoa.

Imparcialidade
Os colaboradores acreditam que as práticas e políticas de gestão são justas; avalia a equidade, a imparcialidade e a justiça que os colaboradores experimentam no ambiente de trabalho.

Orgulho
Avalia como os colaboradores se sentem com o impacto do seu trabalho, com o orgulho no trabalho da sua equipa e o orgulho na organização.

Camaradagem
Avalia se os colaboradores acreditam que sua organização é uma comunidade forte em que os colegas são amigáveis, solidários e hospitaleiros.

Perspetiva da empresa
Do ponto de vista da liderança, as melhores empresas são onde se:
Atinge os objetivos organizacionais;
Com os colaboradores que dão o melhor de si; e
Trabalham juntos como uma equipa/família num ambiente de confiança
Através do Culture Audit©, identificamos as nove áreas em que as ações, comportamentos e comunicação da liderança têm o maior impacto no nível de confiança de uma organização.
Saber maisAs práticas que distinguem as melhores

Cuidar
Apoiar os colaboradores para além do seu lugar de trabalho, especialmente em situações difíceis; o ambiente de trabalho é inclusivo e abraça a diversidade; os benefícios são especiais e exclusivos.

Desenvolver
A liderança ajuda os colaboradores a crescer profissional e pessoalmente.

Agradecer
Os colaboradores são reconhecidos regularmente pelo seu trabalho.

Contratar
As práticas de contratação garantem que os novos colaboradores se enquadram na cultura e sintam-se bem-vindos.

Partilhar
As recompensas dos esforços são partilhadas equitativamente com todos os que ajudaram a produzir os resultados e são partilhados com a comunidade.

Celebrar
Os sucessos da organização e da equipa são regularmente comemorados.

Inspirar
Os colaboradores veem como contribuem para o objetivo maior da organização.

Falar
A liderança transmite a informação de forma honesta e transparente.

Ouvir
A liderança é acessível e procura ativamente a participação e o envolvimento dos colaboradores.