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Liderar em tempos de COVID-19: 4 maneiras de fortalecer a sua equipa comercial

 Liderar em tempos de  COVID-19: 4 maneiras de fortalecer a sua equipa comercial

Nehuma outra carreira se equipara à de comercial. Mais do que colegas, uma boa equipa de vendas é como uma família - uma que às vezes sabe mais sobre si do que sobre a sua própria família!

A minha própria equipa comercial é barulhenta, enérgica e um pouco “esquisita”. Mais do que tudo, estamos lá uns para os outros. Levantamo-nos uns aos outros através de grandes momentos e tempos desafiantes, como a atual permanência não planeada que o COVID-19 nos impôs.

Se és parecido comigo, sentes falta de ver a tua "fam de vendas" em carne e osso. Foi muito difícil perceber que não íamos ficar na mesma sala por uns tempos.

O que não esperava era que, depois de algumas semanas, me sentisse mais ligado à minha equipa de vendas do que alguma vez tinha feito. A sério.

Claro, parte disto é porque tecnologias como o Zoom tornam possível vê-los e falar com eles todos os dias. Mas a tecnologia só te leva a meio caminho.

Se estás a lutar para manter a tua equipa de vendas sã, conectada e motivada durante este tempo louco, eu apoio-te. Aqui partilho contigo o que está a resultar para a minha equipa:

1. Ter a mentalidade de "uma equipa, uma missão"

"One Team, One Mission" é um dos nossos (Great Placeto Work®) grandes valores enquanto empresa, e a nossa equipa demonstra-o todos os dias.

É importante que cada membro da equipa receba e sinta o apoio que todos precisamos para ter sucesso. Então nós:

  • Celebramos grandes e pequenas vitórias
  • Mantenha-se conectado diariamente
  • Motivem-se uns aos outros
  • Apoie como um “louco”

Quando se pratica estas coisas, ajudamos a criar coesão nas equipas comerciais, que colaboram muitas vezes e celebram-se mutuamente. Isto irá ajudá-los a atuar no seu maior calibre, mesmo nos seus momentos mais desafiantes.

A nossa equipa de vendas aqui na Great Place to Work® encontrou novas formas divertidas de se manter conectado: partilhar memes sobre o Tiger King, check-ins diários que incluem bolas de pelo suporte de chamadas e partilha de boas práticas.

2. Subir de Nível

Claro que manter a sua equipa de vendas forte não é só diversão e memes. Os melhores vendedores estão continuamente a encontrar formas de melhorar o seu jogo. Algumas ideias:

  • Leia os blogs recentes da sua empresa e os rodamaps de produtos
  • Afine o seu discurso e mensagens
  • Consulte outros departamentos para ver como pode ajudá-los e aprender com eles. Por exemplo, poderás ajudar a equipa de marketing fornecendo feedback sobre as campanhas mais recentes.

Seja como for que decidas subir de nível, as tuas vendas futuras vão agradecer-te.

3. Usa o teu "sentido aranha" motivacional

Até o vendedor mais entusiasta ainda precisa de um pouco de motivação externa de vez em quando... e agora mais do que nunca.

Motivação não é algo que se possa aplicar de tamanho único. Diferentes equipas e pessoas responderão a diferentes abordagens. Pessoalmente, prefiro um canto de alta energia para terminar uma reunião de equipa, enquanto outros são mais reservados e gostam de afirmação positiva num trabalho bem feito.

Conheces as tuas pessoas mais do que ninguém, por isso usa esse conhecimento e a tua intuição para os encorajar e desafiar de uma forma que ressoe.

4. Fora com o velho, dentro com o novo

A Marie Kondo ligou; ela disse que os teus oleodutos precisam de limpeza de primavera. Ainda estás a vender como se fosse pré-pandemia? Para com isso. Para já. Ninguém quer ouvir, "Então Susana, está pronta para comprar?". Tempos sem precedentes são apenas isso, sem precedentes. Este novo "normal" precisa de uma nova lente:

  • Mostre empatia. Enquanto todos passam pela mesma coisa, todos estão a passar por isso de forma diferente. Utilize os primeiros cinco minutos da sua chamada ou o primeiro e-mail para dizer, "Como está?" "Como estão as suas pessoas?" Lembra-te, há um humano do outro lado da linha telefónica, provavelmente a sentir a mesma incerteza que tu estás neste momento. Faça o check-in e seja humano.
  • Concentre-se no valor que traz. Como pode o seu produto ou serviços ajudar os seus clientes agora? É provável que as dores e prioridades dos seus clientes tenham mudado - direcione-os para os seus objetivos.
  • Não venda sozinho. Leve o feedback do cliente à sua liderança e veja o que pode ser aprovado para apoiar a sua nova forma de vender. Por exemplo: Em virtude da crise, alguns orçamentos foram suspensos. Assim, a Great Place to Work® está a oferecer um plano de pagamento adaptados às situações.

  • Continua a empurrar, continua a fechar, mantém-te otimista.

Isto é tudo temporário, amigos. Vamos ultrapassar esta crise do COVID-19 e sair mais forte do que nunca. Estou ansioso por esse momento, e tenho a certeza de que tu também estás.

Aguenta-te e lembra-te de apareceres por ti e pelas tuas pessoas.

 

Saiba quais as 5 principais convicções dos líderes de sucesso através da nossa infografia, uma forma divertida e simples de ler, o download é gratuito.

LIDERANÇA 16X9
Infografia
5 Convicções de líderes de sucesso
Infografia | No que acredita um bom líder,quanto à sua relação com a sua equipa?

Este artigo é baseado no trabalho da nossa colega Sheila Kelly, publicado em Maio de 2020 no do GPTW® EUA.