O Employer Branding genuíno ganha vida através da participação ativa dos colaboradores, e não apenas com mensagens elaboradas pelo marketing ou RH.
Histórias bem-sucedidas de Employer Branding são contadas de dentro para fora. E os melhores contadores dessa história são os seus próprios colaboradores.
Quando a história da cultura da sua empresa é contada através das experiências genuínas dos seus colaboradores, o seu employer Branding é verdadeiramente "de dentro para fora". Se os colaboradores têm uma ótima experiência, não é preciso procurar mais longe do que a sua própria equipa para estabelecer um Employer Branding autêntico e sustentável.
O estudo global da Great Place To Work , entre janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023 revelou que, quando os colaboradores acreditam que a sua empresa é um excelente local de trabalho, são cinco vezes mais propensos a recomendar a sua empresa a outros – uma verdadeira narrativa de dentro para fora.
Descubra 4 formas de comunicar o seu Employer branding de dentro para fora, com a experiência de algumas das melhores empresas do mundo:
1. Adotar histórias autênticas de progressão na carreira
Mostrar as experiências reais dos colaboradores pode ser uma estratégia poderosa para moldar o Employer branding que realmente ressoe de dentro para fora. Esta abordagem atrai potenciais talentos e reforça o compromisso da empresa com os seus valores e com as pessoas.
Na Marriott, a iniciativa Be™ é um exemplo perfeito de como utilizar narrativas autênticas para fortalecer a marca de empregador. Lançada em abril de 2023, a Be™ é a nova marca de pessoas da Marriott International, que visa atrair e reter os melhores talentos, focando-se em três pilares principais: começar, pertencer e tornar-se (become).
O componente "Become" é dedicado ao crescimento pessoal e profissional. A Marriott destaca histórias reais de progressão na carreira através de vários canais, mostrando aos atuais e potenciais colaboradores as genuínas oportunidades de crescimento e desenvolvimento disponíveis na empresa.
A Marriott prova o seu compromisso com o desenvolvimento através do portal inovador "Tornar-se". Aqui, os colaboradores podem aceder a recursos personalizados para ajudar a progredir nas suas carreiras. Após responderem a um breve questionário, os colaboradores recebem recomendações personalizadas, desde vídeos instrutivos a manuais detalhados, que os guiam num caminho claro para a liderança.
Em 2024, a Marriott deu um passo significativo com o lançamento do programa Elevate. Esta iniciativa baseia-se nas ofertas fundamentais do portal "Become", ajudando os colaboradores a identificar e colmatar lacunas de competências essenciais para cargos de gestão, como conhecimentos de negócios e literacia digital.
O programa foca-se principalmente na preparação dos colaboradores da linha da frente para posições de liderança e na aceleração da progressão na carreira de novos gestores.
Ao incorporar histórias reais de colaboradores e ferramentas de desenvolvimento dedicadas no seu Employer Branding, a Marriott ilustra o seu investimento no crescimento dos colaboradores e transforma eficazmente a sua força de trabalho em autênticos embaixadores da marca.
Outro exemplo, é a rubrica #aquitupodes do Doutor Finanças. Esta rúbrica permite que os seus colabores partilhem o seu percurso pessoal e dentro da empresa, demonstrado o impacto da empresa no seu propósito.
2. Ser consistente nos valores da empresa
Os melhores lugares para trabalhar praticam aquilo que pregam. Os seus valores permeiam todos os elementos da cultura da empresa – não apenas o marketing.
Garanta que qualquer comunicação interna sobre a missão, visão e valores da sua empresa seja consistente com a sua marca externa. Articular consistentemente os seus valores ajuda os colaboradores a internalizar a marca e a transmitir a mensagem de forma mais natural.
Por exemplo, a empresa alimentar The Wonderful Company compromete-se com a agricultura sustentável e práticas empresariais responsáveis, com a missão de "deixar as pessoas e o planeta em melhor estado do que os encontrámos". E isto não é apenas discurso de marketing.
A estratégia de experiência dos colaboradores da Wonderful centra-se na saúde e bem-estar. A empresa oferece cuidados médicos gratuitos no local, 100 sessões gratuitas de saúde mental por ano, coaching de vida e oportunidades de mentoria. Em 2022, quando a inflação disparou, a Wonderful deu um aumento no custo de vida aos colaboradores, além de um subsídio anual de 1.000 dólares mais um valor correspondente para doações a uma instituição de caridade à escolha dos colaboradores.
A mensagem é clara: Eles querem que os colaboradores melhorem as suas vidas ao trabalhar na Wonderful.
3. Conectar-se com a comunidade
Incorporar o serviço comunitário na cultura da sua empresa vai além de melhorar a sua imagem pública – incorpora genuinamente os seus valores fundamentais na organização e na comunidade em geral.
Veja a iniciativa Inspire 365 da NVIDIA. Este programa não é apenas um esforço de responsabilidade corporativa – é uma parte vital da cultura da empresa. Cada escritório da NVIDIA tem um "Inspire Champion", que colabora com a fundação para identificar e apoiar causas que ressoem profundamente com os colaboradores locais. Estes campeões lideram a organização de várias atividades comunitárias, desde eventos de voluntariado a angariações de fundos.
Por exemplo, a política da NVIDIA nos EUA permite aos colaboradores tempo ilimitado e pago para voluntariado, desde que cumpram os seus compromissos de trabalho e obtenham aprovação da gestão.
Este programa apoia uma miríade de causas caritativas e reforça o orgulho e a lealdade dos colaboradores para com a NVIDIA. Quando os colaboradores acreditam no papel da sua empresa na melhoria da sociedade, tornam-se embaixadores autênticos da marca, promovendo os valores da organização através das suas ações e conversas.
Além disso, iniciativas como o Inspire 365 atraem potenciais colaboradores e clientes que valorizam a responsabilidade corporativa. Eles veem a NVIDIA como uma empresa que não só fala sobre valores, mas também os pratica, tornando-a um íman para talentos que procuram propósito no trabalho.
Ao integrar profundamente o envolvimento com a comunidade na sua marca de empregador, faz mais do que construir uma imagem positiva – promove uma cultura que atrai e retém pessoas que procuram não apenas um emprego, mas um propósito.
Esta abordagem beneficia as comunidades que serve e melhora fundamentalmente a sua cultura interna, posicionando o serviço comunitário como uma pedra angular de uma marca de empregador dinâmica e de dentro para fora.
4. Celebrar o que – e quem – define a sua cultura
A nossa pesquisa mostra que os colaboradores que têm orgulho na sua empresa são quatro vezes mais propensos a recomendá-lo e estão comprometidos a permanecer mais tempo.
Como despertar este orgulho na sua empresa? O Trust Index© (Índice de Confiança) pode ajudar, captando o estado atual do seu ambiente de trabalho e orientando-o rumo à Certificação™ Great Place To Work®, que serve como um testemunho da sua filosofia centrada nas pessoas.
Use ocasiões como o Certification Nation Day para destacar a sua cultura e as pessoas que a personificam, celebrando no escritório ou online com a comunidade global de empresas Certificadas™ pela Great Place To Work.
Contudo, o reconhecimento não deve ser reservado apenas para esses eventos. Reconhecer regularmente os colaboradores que exemplificam os valores da empresa ou que se destacam nas suas funções reforça o senso de comunidade e alinha-se com os objetivos partilhados.
A Mind Source, por exemplo, utiliza uma plataforma internamente para promover o reconhecimento entre pares, na qual os talentos que se destacam pelo desempenho excecional e onde, através de mecanismos de gamification, vão acumulando pontos que depois podem trocar por recompensas. O reconhecimento é encorajado e tornado visível para aumentar a magnitude do impacto do reconhecimento
Transforme o Employer Branding da sua empresa de dentro para fora
Quando a cultura da sua empresa melhora genuinamente a vida profissional dos seus colaboradores, essa energia positiva transborda naturalmente para públicos externos, como clientes, parceiros e potenciais contratações. Para as organizações que obtiveram a Certificação™ Great Place To Work®, a oportunidade de amplificar essa grande cultura vai além de simplesmente exibir um emblema.
A chave está em capacitar os seus colaboradores. Quando os colaboradores se sentem valorizados e têm as ferramentas certas, tornam-se defensores entusiastas da sua marca, atraindo mais talentos e criando uma imagem pública mais forte do seu local de trabalho.
Obtenha reconhecimento pela
cultura da sua empresa
Melhore os resultados da sua organização e atraia o melhor talento.