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O que é e como obter a Certificação GPTW?

 O que é e como obter a Certificação GPTW?

Experiência do Colaborador, Liderança

A Certificação GPTW (Great Place To Work) é muito mais do que um selo: é uma validação independente da experiência dos colaboradores na sua organização. Neste artigo, explicamos o que é a Great Place To Work, como funciona o processo de Certificação, e partilhamos 5 dicas práticas para obter o selo de Certifcação GPTW e transformar a cultura da sua empresa num verdadeiro diferencial competitivo.

É comum ver as empresas a anunciar com orgulho o facto te terem obtido a Certificação da Great Place To Work. Já que esta pode ser um motivo para que um “novo” colaborador se apaixone pela organização ou que leve muitos dos seus colaboradores a nela permanecer durante muito mais tempo.

 

O que é a Great Place To Work?

A Great Place To Work é uma empresa de consultoria que nasceu nos anos 80 para identificar as organizações que criam excelentes ambientes de trabalho. O pontapé para a criação da GPTW foi, na verdade, uma reportagem de Robert Levering, jornalista dedicado ao tema do trabalho, particularmente aos conflitos laborais. Como a ideia de um livro sobre os PIORES lugares para trabalhar não foi aceite editorialmente, Robert começou a investigar as melhores empresas. Através desta investigação conduziu milhares de entrevistas a colaboradores em centenas de empresas nos Estados Unidos.

O sucesso do projeto levou à publicação de um livro e, posteriormente, à criação da Great Place To Work. Atualmente, a empresa, presente em mais de 100 países, dedica-se a apoiar organizações na obtenção de melhores resultados, através de uma cultura baseada na confiança, no alto desempenho e na inovação. Não é por acaso que o selo GPTW atrai os melhores talentos do mercado, reduz os índices de rotatividade, diferencia as empresas Certificadas da concorrência e promove práticas que fortalecem a ligação entre os colaboradores e as suas lideranças, gerando mais valor para a organização.

 

Mas o que significa ser uma empresa Certificada pela GPTW?

Quando uma empresa é considerada um bom lugar para trabalhar, várias variáveis são tidas em conta. A Certificação da Great Place To Work avalia a cultura organizacional sob a perspetiva mais importante — a dos colaboradores — e envia um sinal claro do compromisso da organização com a experiência dos mesmos. Trata-se de uma prova independente e concreta de que a experiência dos colaboradores é positiva e de que a cultura organizacional é forte e pautada pela confiança.

É, por isso, fundamental que os gestores de pessoas procurem constantemente tornar o ambiente de trabalho o mais agradável e motivador possível .

O que é a Certificação GPTW?

A Certificação da Great Place To Work é um reconhecimento atribuído às empresas cuja cultura organizacional é avaliada positivamente pelos seus próprios colaboradores, através do Survey Trust Index.

Este selo é:

  • Um sinal de confiança para o mercado;
  • Um diferencial na captação de talento;
  • Uma ferramenta de retenção de colaboradores;
  • Um indicativo de boas práticas de gestão de pessoas.

 

O Selo e os Rankings Great Place To Work

A Great Place to Work é famosa pelo selo Certified que atesta que determinada empresa é, de facto, um bom lugar para trabalhar. O selo é obtido a partir de um processo que leva em média menos de 2 meses a ser concluído. 

A partir da comparação dos dados reunidos de entre as centenas de empresas certificadas, são desenvolvidas as listas dos Melhores Lugares Para Trabalhar. Em Portugal, este ranking é divulgado anualmente, e distingue 50 empresas, divididas nas seguintes dimensões:

 

Para além deste ranking, em Portugal, existe, ainda:

As empresas do ranking nacional podem, ainda, ser reconhecidas na Lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar na Europa e na Lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar no Mundo.

 

Por que investir na Certificação da Great Place To Work?

O mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca, o que tem vindo a promover muitas mudanças na relação entre empresas e colaboradores. Se anteriormente eram os colaboradores que procuravam as empresas, tradicionalmente de grande dimensão e de elevada notoriedade, hoje é diferente, são as empresas que utilizam um conjunto de benefícios para se diferenciarem e captarem os melhores talentos. Isto acontece principalmente em setores onde há uma maior escassez de profissionais qualificados, como as empresas de tecnologia. 

Esta mudança de mentalidade vem da noção que é muito mais vantajoso trabalhar na retenção de talentos, do que iniciar de forma continua processos de recrutamento. Sim, a rotatividade tem um custo elevado para as empresas!

A Certificação da Great Place To Work é uma validação da cultura da empresa e serve como um fator de atração. Quando a pessoa concorre a uma vaga numa determinada empresa e identifica este selo, as hipóteses de querer fazer parte da organização aumentam significativamente. Este selo não tem apenas a ver com status, mas sim com a garantia de uma boa cultura organizacional e de um ambiente de trabalho saudável para o profissional desenvolver as suas competências e ser valorizado.

Descubra mais sobre o ROI ( Retorno de Investimento) do programa de Certificação, através do relatório. 

Além disso, existem contextos específicos, como concursos públicos, parcerias com o Estado, relatórios ESG ou operações em setores regulados, em que a Certificação Great Place To Work pode representar uma vantagem competitiva clara. O selo Certified funciona como um comprovativo independente de boas práticas organizacionais, reforçando a credibilidade da empresa perante entidades externas.

 

Como conseguir a certificação Great Place To Work para a minha empresa?

Para uma empresa conseguir o selo da Great Place To Work, é necessário contactar um dos seus consultores para dar inicio à jornada de Certificação. O passo a passo para conseguir o selo é o seguinte:

  1. Realizar o Survey (Trust Index) a todos os colaboradores e atingir o número mínimo de respostas. O cálculo é feito com base no número total de colaboradores.
  2. Obter o reconhecimento da organização como um bom ambiente de trabalho pelos colaboradores. Para isto, é necessário atingir 65 pontos ou mais no Survey.
  3. Preencher o Culture Brief, questionário dirigido a empresa que recolhe informações de natureza quantitativa. Ex. número de colaboradores; natureza jurídica, etc.
  4. As empresas que atingem a pontuação mínima recebem o selo e podem usá-lo durante um período de 12 meses. As empresas que não conseguirem alcançar a Certificação (devido a terem uma pontuação inferior a 65 pontos) poderão ajustar os seus processos e tentar novamente após 4 meses.
  5. A partir dos resultados do questionário, a empresa consegue facilmente identificar as ações estratégicas para melhorar as suas práticas de gestão de pessoas.

 

Como é o Survey Trust Index?

O Survey Trust Index, parte integrante do Modelo da Great Place To Work, é o questionário que todos os colaboradores devem preencher para que a empresa seja elegível à Certificação. Por ser igual para todos, contribui para a justiça do processo e permite a comparação com outras empresas certificadas no mercado

Nesta fase os Recursos Humanos, apoiados pela liderança, precisam de solicitar que todos na empresa respondam ao questionário que avalia a experiência dos colaboradores, relativamente a 5 dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

Veja o que se aborda em cada uma destas dimensões e “garanta” uma boa avaliação por parte dos seus colaboradores. 

Credibilidade

 Analisa em que medida os colaboradores consideram a liderança como credível (crível e confiável) através da avaliação das práticas de comunicação, competência e integridade.

Respeito

Avalia até que ponto os colaboradores se sentem respeitados pela liderança, analisando os níveis de apoio, colaboração e preocupação que percecionam como resultado das ações da gestão.

Imparcialidade

Mede até que ponto os colaboradores sentem que as práticas de gestão são justas, ao avaliar a equidade, igualdade e justiça que percecionam no local de trabalho.

Orgulho

Mede o nível de orgulho que os colaboradores sentem por fazerem parte da empresa, da sua equipa e do trabalho que realizam, ou seja, o grau de envolvimento com a organização.

Camaradagem

Avalia o sentimento de hospitalidade, companheirismo e a proximidade entre os colaboradores. 

 

Quanto custa obter o Selo GPTW?

O Selo de Certificação não tem custo direto. O investimento necessário é referente à aplicação do Survey Trust Index e ao uso da plataforma Emprising. A utilização do selo e a participação nos rankings também são gratuitas.

 

 

5 dicas para obter a Certificação GPTW

1) Invista na sua Marca Empregadora

A Certificação Great Place To Work é certamente uma ótima alavanca para potencializar a sua marca empregadora, mas a sua estratégia deve começar muito antes. Para maximizar o seu retorno ao investir no selo:

  • Identifique as características que diferenciam sua organização;
  • Defina a sua proposta de valor como empregador;
  • Avalie os processos de seleção e onboarding
  • Ouça os seus colaboradores.

O processo de Certificação irá, também, ajudar a sua empresa a lapidar os processos em cada uma dessas áreas. 

 

2) Fortaleça a cultura organizacional

Assim como as pessoas que as compõem, as organizações, também, têm valores e rituais. A cultura organizacional serve para que os colaboradores saibam que atitudes no seu dia a dia de trabalho refletem o que a empresa considera correto. 

O alinhamento com a cultura organizacional ocorre antes da entrada na empresa no processo de recrutamento, ao avaliar se o candidato tem os objetivos e os valores em linha com os da empresa. Após a contratação, o onboarding serve para reforçar as atitudes e os comportamentos esperados por parte do novo colaborador.

 

3) Mapeie a experiência do colaborador

O Employee Experience é a soma de todas as experiências dos colaboradores ao longo da sua história com a organização. Esta jornada vai desde o primeiro contato como um potencial candidato até a sua saída da empresa.

 

4) Promova a comunicação interna e a cultura de feedback

É da responsabilidade de cada organização comunicar com os seus colaboradores sobre os principais assuntos e alterações, não só para que saibam com o que podem contar, mas também para que se sintam como uma parte integrante da organização.

É, fundamental, preparar uma campanha de comunicação interna aquando da realização do questionário da Great Place To Work. Não espere pelas avaliações de desempenho para escutar os feedbacks dos colaboradores. Promova momentos de “escuta” ao longo de todo o ano, já que estas sugestões são fundamentais para criação de um bom ambiente de trabalho.

 

5) Crie políticas de formação e desenvolvimento

As oportunidades de crescimento e de desenvolvimento são uns dos fatores de permanência dos colaboradores nas organizações, por isso, as políticas de formação e de desenvolvimento organizacional fortalecem o vínculo de confiança entre colaborador e empregador. Afinal, ter alguém a investir no seu futuro demonstra uma preocupação com o seu crescimento profissional e pessoal. Por outro lado, uma equipa mal preparada pode trazer sérias consequências para o negócio.

 


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