Ter uma estratégia de escuta ativa é fundamental para criar uma cultura organizacional de confiança e melhorar a experiência dos colaboradores. Um dos métodos mais eficazes para recolher feedback são os inquéritos de satisfação dos colaboradores ferramentas essenciais para perceber o que as pessoas realmente pensam e sentem sobre o seu local de trabalho.
Mas afinal, quais são os melhores exemplos de inquéritos de satisfação colaboradores? E que tipo de perguntas realmente revelam insights valiosos para a gestão?
Antes de conhecermos as 5 perguntas-chave que deve incluir no seu inquérito de satisfação aos colaboradores, é essencial entender para que serve esta ferramenta.
Qual a importância de um inquérito de satisfação de colaboradores?
Um inquérito de satisfação de colaboradores bem desenhado permite:
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Fornecer dados quantitativos que orientam o planeamento de ações;
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Desvendar inconsistências na experiência entre diferentes grupos de colaboradores;
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Comparar objetivamente a experiência interna com a realidade de outras organizações no mercado.
Mais do que medir satisfação, este processo fornece insights para desenhar planos de ação estratégicos, com impacto direto nos resultados do negócio.
Inquérito de Satisfação vs. Engagement vs. Employee Experience
Tradicionalmente, os inquéritos de satisfação dos colaboradores medem se as pessoas estão satisfeitas com aspetos básicos do seu trabalho, como salários, benefícios ou condições de trabalho. Contudo, esta abordagem é limitada.
É igualmente crucial medir o engagement dos colaboradores ou seja, o nível de entusiasmo e motivação para desempenharem as suas funções.
No entanto, a visão mais completa passa por medir a experiência dos colaboradores de forma holística, considerando:
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Satisfação;
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Engagement;
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Bem-estar emocional;
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Relação com a liderança;
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Práticas de inclusão e equidade.
Exemplo: um colaborador pode indicar que está satisfeito com o número de dias de férias, mas sentir-se esgotado devido a uma cultura de "always-on". Sem um inquérito abrangente, esta realidade passaria despercebida.
5 Exemplos de Perguntas-Chave para um Inquérito de Satisfação de Colaboradores
Aqui estão 5 perguntas essenciais para incluir num inquérito de satisfação e experiência de colaboradores:
1. A gestão tenta ligar-se aos colaboradores a nível pessoal?
No que diz respeito à experiência dos colaboradores, é essencial que se construa uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores. A confiança, no entanto, é um sentimento profundamente pessoal – é quase impossível ganhar a confiança de alguém sem estabelecer uma relação pessoal de algum tipo.
O primeiro passo para construir essa relação é que a administração mostre que se preocupa realmente com os seus colaboradores como pessoas, e não apenas com o que são capazes de trazer para a mesa do ponto de vista profissional. As respostas a esta pergunta revelam a qualidade das suas relações de gestão de colaboradores.
2. A administração reconhece o excelente trabalho ou esforço dos colaboradores?
Mede se existe reconhecimento formal e justo, essencial para aumentar a motivação e o sentimento de valorização.
3. A gestão ouve e valoriza as ideias dos colaboradores?
É difícil confiar em alguém se não sente que confia em si, por isso a liderança deve procurar constantemente oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam de confiança. Uma ótima maneira de fazer isso é ouvir e responder às ideias dos colaboradores, mostra que os líderes respeitam e valorizam o que as suas pessoas pensam e sentem.
Incentivar os gestores a serem recetivos às ideias dos colaboradores também torna os colaboradores mais confortáveis a partilhar feedback sobre a sua experiência no trabalho. Isto dá-lhe informações mais valiosas que pode usar para melhorar ainda mais a sua experiência de colaborador.
Promover uma cultura de feedback aberto é vital. Esta pergunta revela se os colaboradores sentem que a sua voz é ouvida e respeitada.
4. As pessoas são tratadas de forma justa, independentemente da sua origem ou características pessoais?
Ao medir a experiência dos colaboradores, é essencial não só olhar para o panorama geral, mas também entender que diferentes grupos de pessoas podem ter experiências muito diferentes na mesma empresa.
Questões como esta ajudam a medir o que os colaboradores sentem sobre a diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEIB) no seu local de trabalho, e pode apontar os líderes na direção certa à medida que expandem os seus esforços de DEIB.
É especialmente útil para dar resultados a questões relacionadas com o DEIB por grupo demográfico (por exemplo, por sexo) para que possa identificar e analisar quaisquer diferenças de experiência entre grupos.
5. Considera o seu local de trabalho psicologicamente saudável?
Sem saúde mental e segurança emocional, a satisfação e o engagement nunca serão sustentáveis. Esta questão é essencial para diagnosticar riscos de burnout e cultura tóxica.
Esta pergunta permite que crie planos para dar apoio emocional aos seus colaboradores e evitar o burnout.
Fazer as Perguntas Certas Muda a Cultura
Os exemplos de inquéritos de satisfação colaboradores que fazem realmente a diferença são aqueles que vão além das métricas básicas. Perguntar "está satisfeito?" já não basta.
Ao incluir questões sobre bem-estar, inclusão, segurança psicológica e qualidade da liderança, segurança financeira, entre tantos outros temas obtém dados realmente acionáveis para desenhar uma estratégia de Employee Experience de impacto.
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