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Como focar-se na cultura da empresa, criando uma excelente experiência para os seus colaboradores!

 Como focar-se na cultura da empresa, criando uma excelente experiência para os seus colaboradores!

Cultura Organizacional People Analytics

A cultura da empresa é como se faz o que se faz no lugar de trabalho. É a soma dos seus sistemas e comportamentos e valores formais e informais, que criam uma experiência para os seus colaboradores e clientes.

Através da nossa plataforma Emprising é agora mais fácil avaliar se está a criar uma cultura de elevada confiança. Os resultados do survey da Great Place to Work® Model© são agora mais fáceis de explorar e analisar permitindo obter os insights fundamentais que precisa acionar para promover e criar uma experiência positiva a todos os seus colaboradores.

Pode começar a avaliar a sua cultura no minuto a seguir a hora de encerramento do survey. O acesso aos resultados é agora possível em tempo real. Termina o survey e pode logo começar a definir o plano de ação e a pensar como irá comunicar os resultados a todos os colaboradores.

Através da plataforma Emprising consegue não só identificar quais as dimensões da GPTW que são mais fortes, mas também quais são as que têm mais oportunidades de melhoria. Estas, por sua vez, subdividem-se em áreas de foco para uma mais fácil identificação tanto das áreas diferenciadoras da sua cultura, como dos aspetos que estão a criar uma experiência menos positiva aos colaboradores.

Se anteriormente diríamos que a Imparcialidade era a dimensão com os resultados mais baixos, agora, conseguimos dizer que o “problema” encontra-se em “Equidade”. Os resultados estão agora mais focados nas áreas da sua cultura que influenciam a experiência dos seus colaboradores.

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Caso queira identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, este trabalho já se encontra feito por si, através da representação gráfica, lado a lado, para facilitar a comparação, tanto das 5 afirmações com as maiores percentagens, como das 5 afirmações com as menores percentagens.

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Estes dados possibilitam ter uma visão global da sua cultura e das características gerais da sua organização, mas como na Great Place to Work® defendemos a criação de um excelente lugar para trabalhar para todos (For ALL) é importante analisar os resultados pelos diferentes grupos demográficos para saber se todos os grupos estão a ter a mesma experiência positiva no ambiente de trabalho.

Para além dos grupos padrão da Great Place to Work®, como género, faixa etária, antiguidade, regime e nível hierárquico, é possível, obter feedback por departamento, área, local entre outros, para conseguir fazer um plano de ação mais direcionado ao grupo que regista os resultados mais baixos. Identifique, nos mapas de calor, os resultados por grupo demográficos, por áreas de foco e afirmações e veja as áreas com desempenhos satisfatórios e insatisfatórios.

Divida os resultados pelos grupos demográficos e identifique os gap’s entre os diferentes grupos. Será que a liderança tem a mesma perceção sobre o ambiente de trabalho, que os colaboradores sem qualquer nível de responsabilidade? Será que mulheres e homens experienciam ambientes de trabalho diferentes?

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E para além da análise quantitativa, é possível, efetuar uma análise qualitativa às respostas das perguntas abertas existentes no survey. Através da nuvem de palavras identifique os temas mais referidos pelos seus colaboradores. Veja o que os colaboradores escreveram pelas suas palavras que pode ajudar a explicar os resultados quantitativos. Para ajudar a direcionar a população alvo pode dividir os comentários por grupos demográficos, assim pode identificar o que os colaboradores do departamento de marketing valorizam no ambiente de trabalho, em comparação com os colaboradores do departamento de contabilidade. E os comentários dos seus colaboradores podem servir de base para a definição dos grupos focais.

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Após efetuar a sua análise interna, não se esqueça que é, ainda, possível comparar-se com os melhores! Com esta plataforma pode comparar a sua cultura com os Best Workplaces™ da sua dimensão e identificar os gap’s mais significativos (positivos e negativos) face aos Best WorkplacesTM. Deste modo, é fácil entender quais são as principais oportunidades de melhoria e os pontos que diferenciam a sua empresa do restante do mercado!

Baseada na nossa experiência de 30 anos a realizar surveys, a nossa plataforma ajuda-o comprovadamente a quantificar e a identificar a cultura da sua empresa, a melhorar a experiência dos seus colaboradores e a tomar as decisões certas no momento exato para os seus negócios e para as suas pessoas.

O Emprising™, a nossa plataforma de gestão de cultura, permite, através da análise dos seus resultados, tomar decisões sobre o seu ambiente de trabalho baseadas em dados. Se ainda não está a analisar estas áreas de foco no seu questionário aos colaboradores, tudo bem. Entre em contato connosco se quiser saber mais sobre o Emprising e sobre o nosso processo aqui.

 


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