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5 Tendências da Gestão de Recursos Humanos para 2024

 5 Tendências da Gestão de Recursos Humanos para 2024

Employer Branding Liderança

Encontrámos os principais desafios na gestão de recursos humanos para 2024, através das respostas ao nosso survey, dos comentários dos colaboradores às perguntas abertas, de centenas de horas de conversas com empresas de diferentes dimensões e setores de atividade. E claro, não ignoramos as redes sociais neste processo. Conheça as 5 Tendências da Gestão de Recursos Humanos para 2024.

1. Utilização da inteligência artificial

Seja no momento de selecionar candidatos, fazer tracking ou comparar currículos, a utilização de sistemas de Inteligência Artificial (IA) tornou-se essencial no processo de seleção e recrutamento de talentos, devendo expandir-se a todas empresas, não se concentrando apenas nas grandes marcas.
A IA irá, também, expandir-se para as tarefas mais repetitivas da gestão de RH, como é o exemplo do processamento salarial. Ao encontrar as tendências e os padrões no que diz respeito à utilização e satisfação por benefício e/ou cursos de formação irá facilitar o trabalho dos RH em criar e adaptar o pacote dos benefícios ou dos cursos de formação aos seus colaboradores. A IA será, ainda, uma ferramenta fulcral para o processo de monitorização, não só da atividade, como do desempenho dos colaboradores.

2. Flexibilidade é o mote


Os ambientes de trabalho terão de ser cada vez mais flexíveis. Flexíveis no local, oscilando entre escritório, casa e coworks; e flexíveis no horário, permitindo ao colaborador definir os seus horários de entrada e saída, fomentando mais o trabalho por projetos e objetivos, ao invés do cumprimento de horários. Esta flexibilidade pode ser fundamental na diminuição do turnover, uma vez que os colaboradores das empresas certificadas afirmam que o principal fator de permanência é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Esta flexibilidade irá permitir uma melhor gestão da vida pessoal e familiar.
A flexibilidade irá, ainda, estender-se aos benefícios, podendo cada colaborador escolher o seu pacote de benefícios, adaptando-o às suas necessidades, desejos e ambições, podendo mudá-lo quando as suas circunstâncias pessoais forem diferentes.
A flexibilidade só é possível existir em ambientes marcado pela confiança. Confie nos seus colaboradores em 2024.


3. Apoie-se no feedback para desenvolver o seu negócio


Uma comunicação aberta e transparente é fundamental para criar uma relação de confiança entre líderes e colaboradores. Encoraje a comunicação constante e apoie-se no feedback dos colaboradores para tomar decisões. Desenvolva surveys e pulse surveys aos colaboradores, fomente conversas regulares entre os gestores e colaboradores, estimule o feedback líder-liderado e liderado-lider.
O feedback é essencial para atingir os objetivos financeiros, melhorar o desempenho dos seus colaboradores e melhorar a comunicação interna da sua empresa. A aposta para 2024 passa por ferramentas com metodologia própria, com resultados em tempo real e de fácil compreensão.

4. Fortalecer o sentimento de pertença


For All™ é a definição da Great Place To Work para uma cultura organizacional que foi além da Diversidade e Inclusão. O objetivo da abordagem "Para todos" é criar uma experiência de trabalho consistente e de elevada confiança para todos, independentemente de quem são ou do que fazem na organização. É ser capaz de criar espaços que celebram as diversas origens e a cultura inclusiva. Ao aumentar a representação de pessoas diferentes na organização é necessário “trabalhar” a inclusão, para que todos tenham a mesma oportunidade de contribuir e influenciar todas os níveis da organização e fortalecer o sentimento pertença, para que todos se sintam seguros e tragam para o trabalho o seu "eu" verdadeiro e único.
Caso existam dúvidas, estudos demonstram que ambientes de trabalho caracterizados pela diversidade e inclusão registam um maior crescimento do volume de negócios, maior facilidade em inovar, maior capacidade em recrutar um conjunto diversificado de colaboradores e a retenção dos talentos é 5,4 superior.

5. Renumeração, um desafio antigo


O aumento salarial é a resposta mais dada pelos colaboradores, quando se pergunta “o que a sua empresa poderia fazer melhor?” Em alturas de crise ou de recessão, associada a uma menor capacidade financeira resultantes da inflação e do aumento da prestação do crédito à habitação, é fundamental que as organizações aumentem a transparência da sua política de remuneração. Reforce a comunicação e a explicação sobre a sua política de remuneração. Lembre-se que os colaboradores não estão apenas interessados na faixa salarial da sua função atual. Também querem saber como podem “subir” na organização ou como uma promoção pode afetar o seu rendimento. Garanta que a liderança não só consegue ajudar na comunicação, como apoia a esclarecer dúvidas ou questões que os colaboradores possam ter.
Muitos têm sido os fatores desestabilizadores que provocaram mudanças no “novo normal”, uma das novas realidades visa preparar e proteger os colaboradores. O período acarreta responsabilidades para todos, mas a literacia financeira é uma das soluções para combater, de forma informada, os desafios económicos.