Com a chegada do verão, período preferencial de férias dos colaboradores em Portugal, muitas empresas reforçam políticas e benefícios para garantir que a equipa aproveite ao máximo os dias de descanso e folga.
Em Portugal, o direito a férias está previsto no Código do Trabalho e garante a todos os trabalhadores um período mínimo de 22 dias úteis de férias remuneradas por ano. Este direito vence no dia 1 de janeiro de cada ano, referente ao trabalho prestado no ano anterior, e o gozo das férias pode ocorrer após seis meses de contrato.
Mas será que a sua empresa está a ir além do básico quando o assunto é férias dos colaboradores?
Para ajudar, reunimos as práticas mais bem-sucedidas entre empresas certificadas pela Great Place To Work®, segundo a opinião dos seus colaboradores. Descubra mais sobre a Certificação de Qualidade de Ambiente de Trabalho da Great Place To Work®.
São estratégias que podem ser adaptadas à realidade da sua organização para reforçar o bem-estar, a motivação e a retenção de talento.
Práticas que pode adoptar na sua empresa, para ir além da lei da férias
Flexibilidade e redução do horário de trabalho
Muitas empresas permitem que os colaboradores ajustem a sua jornada para acomodar compromissos pessoais, como consultas, eventos familiares ou viagens. Entre as práticas mais comuns estão:
- Redução do horário no período de verão;
- Dispensa de trabalho à sexta-feira à tarde;
- Possibilidade de entrada e saída flexível.
Esta flexibilidade contribui para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Aumento do número de dias de férias
Cada vez mais empresas oferecem dias de descanso adicionais aos 22 dias úteis legais. Exemplos incluem:
- Dias para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas;
- Folgas em períodos festivos, como o Natal;
- Dias extra por antiguidade na empresa;
- Dias ilimitados de férias como incentivo ao cumprimento de objetivos.
Estas práticas reforçam a valorização dos colaboradores e aumentam o seu compromisso com a organização.
Gestão participativa das férias
A gestão das férias dos colaboradores pode ser feita de forma colaborativa, permitindo que cada um escolha parcial ou totalmente o período em que vai gozar as férias, desde que haja alinhamento com as equipas e projetos.
Algumas empresas permitem:
- Conversão de horas extraordinárias em dias de férias;
- Compra de dias de férias adicionais.
Licença sabática e Programas Específicos para Viagens/Voluntariado
Empresas inovadoras implementaram licenças sabáticas pagas, para, por exemplo, desenvolvimento pessoal ou licenças para fazer voluntariado ou viajar. Além de promoverem o bem-estar individual, estas iniciativas reforçam o compromisso social e comunitário da organização.
Bleisure= Viagens de Trabalho + Lazer
O conceito bleisure (business + leisure) tem vindo a ganhar espaço. Com o regresso das viagens de trabalho, empresas incentivam os colaboradores a prolongar a estadia para usufruir de experiências culturais, turismo e descanso.
Muitas organizações apoiam esta prática, subsidiando estadias, passeios ou atividades locais para reforçar a motivação e a satisfação.
Benefícios de investir nas férias dos colaboradores
Estas políticas resultam em:
- Redução do stress e melhoria da saúde mental e física;
- Aumento da criatividade e produtividade;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Maior retenção de talentos.
Empresas certificadas pela Great Place To Work® são reconhecidas pela flexibilidade, atenção ao bem-estar e capacidade de adaptar as políticas de férias às necessidades dos seus colaboradores.
Garantir que o período de férias é respeitado e enriquecido com práticas inovadoras não é apenas cumprir a lei, mas também investir na retenção e na motivação.
Através do Questionário Great Place To Work®, a sua empresa pode identificar quais os benefícios mais adequados para criar uma experiência do colaborador que gere melhores resultados e maior satisfação.
Obtenha
a Certificação™
Saiba como o selo de Certificação
pode ajudar a experiência da sua equipa
