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7 Práticas Inovadoras para ir além da lei das Férias dos Colaboradores

 7 Práticas Inovadoras para ir além da lei das Férias dos Colaboradores

Experiência do Colaborador

Com a chegada do verão, período preferencial de férias dos colaboradores em Portugal, muitas empresas reforçam políticas e benefícios para garantir que a equipa aproveite ao máximo os dias de descanso e folga.

Em Portugal, o direito a férias está previsto no Código do Trabalho e garante a todos os trabalhadores um período mínimo de 22 dias úteis de férias remuneradas por ano. Este direito vence no dia 1 de janeiro de cada ano, referente ao trabalho prestado no ano anterior, e o gozo das férias pode ocorrer após seis meses de contrato.

Mas será que a sua empresa está a ir além do básico quando o assunto é férias dos colaboradores?

Para ajudar, reunimos as práticas mais bem-sucedidas entre empresas certificadas pela Great Place To Work®, segundo a opinião dos seus colaboradores. Descubra mais sobre a Certificação de Qualidade de Ambiente de Trabalho da Great Place To Work®.

São estratégias que podem ser adaptadas à realidade da sua organização para reforçar o bem-estar, a motivação e a retenção de talento.

 

Práticas que pode adoptar na sua empresa, para ir além da lei da férias

 

Flexibilidade e redução do horário de trabalho

Muitas empresas permitem que os colaboradores ajustem a sua jornada para acomodar compromissos pessoais, como consultas, eventos familiares ou viagens. Entre as práticas mais comuns estão:

  • Redução do horário no período de verão;
  • Dispensa de trabalho à sexta-feira à tarde;
  • Possibilidade de entrada e saída flexível.

Esta flexibilidade contribui para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Aumento do número de dias de férias

Cada vez mais empresas oferecem dias de descanso adicionais aos 22 dias úteis legais. Exemplos incluem:

  • Dias para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas;
  • Folgas em períodos festivos, como o Natal;
  • Dias extra por antiguidade na empresa;
  • Dias ilimitados de férias como incentivo ao cumprimento de objetivos.

Estas práticas reforçam a valorização dos colaboradores e aumentam o seu compromisso com a organização.

 

Gestão participativa das férias

A gestão das férias dos colaboradores pode ser feita de forma colaborativa, permitindo que cada um escolha parcial ou totalmente o período em que vai gozar as férias, desde que haja alinhamento com as equipas e projetos.

Algumas empresas permitem:

  • Conversão de horas extraordinárias em dias de férias;
  • Compra de dias de férias adicionais.

 

Licença sabática e Programas Específicos para Viagens/Voluntariado

Empresas inovadoras implementaram licenças sabáticas pagas, para, por exemplo, desenvolvimento pessoal ou licenças para fazer voluntariado ou viajar. Além de promoverem o bem-estar individual, estas iniciativas reforçam o compromisso social e comunitário da organização.

 

Bleisure= Viagens de Trabalho + Lazer

O conceito bleisure (business + leisure) tem vindo a ganhar espaço. Com o regresso das viagens de trabalho, empresas incentivam os colaboradores a prolongar a estadia para usufruir de experiências culturais, turismo e descanso. 
Muitas organizações apoiam esta prática, subsidiando estadias, passeios ou atividades locais para reforçar a motivação e a satisfação.

 

Benefícios de investir nas férias dos colaboradores

Estas políticas resultam em:

  • Redução do stress e melhoria da saúde mental e física;
  • Aumento da criatividade e produtividade;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Maior retenção de talentos.

Empresas certificadas pela Great Place To Work® são reconhecidas pela flexibilidade, atenção ao bem-estar e capacidade de adaptar as políticas de férias às necessidades dos seus colaboradores.

Garantir que o período de férias é respeitado e enriquecido com práticas inovadoras não é apenas cumprir a lei, mas também investir na retenção e na motivação.

Através do Questionário Great Place To Work®, a sua empresa pode identificar quais os benefícios mais adequados para criar uma experiência do colaborador que gere melhores resultados e maior satisfação.

 


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