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Onde anda o propósito nas organizações?

 Onde anda o propósito nas organizações?

Cultura Organizacional

É sabido que o número de colaboradores a deixarem as operações, insatisfeitos com o seu papel na organização, tem vindo a aumentar. As empresas que saírem na frente alinhando o seu propósito e o da sua equipa estarão em vantagem. Great é propósito!

Nos últimos anos, ao longo dos estudos realizados e em parceria com os departamentos de recursos humanos conseguimos provar que o sentido de propósito afeta diretamente a performance. O desejo das pessoas é alimentado pelo sentido de pertencer a algo “maior”, algo que inspira inovações e processos melhores.

Um estudo da consultora McKinsey, demonstra que 48% dos colaboradores ouvidos disseram que deixariam o seu emprego, não para um concorrente da sua indústria, mas para uma oportunidade completamente diferente. A notícia é sóbria para os líderes, mesmo que a economia esteja a caminhar para recessão, os colaboradores querem ser parte de algo com significado para si.

A nossa pesquisa em todo o mundo descobriu que a barreira para a inovação, mesmo em organizações com um propósito bem delineado, é que muitas vezes a equipa que está na frente é muito menos impactada por propósito do que as equipas de topo.

E se os colaboradores sentem que não fazem parte da missão e euforia por fazer algo realmente importante, então rapidamente são excluídos da inovação.

 

Nenhum negócio pode ter sucesso se os melhores talentos baterem com a porta.

 

Propósito vale mais que lucro

A frase em si, é o dito “grito de guerra” de imensas empresas nos últimos anos, uma vez que os consumidores exigem o melhor das marcas que compram, e os colaboradores e os candidatos exigem o melhor da sua empresa.

Se há coisa, que possamos chamar de bom vindo da pandemia, é o crescimento deste sentimento: “tem que fazer sentido”. Mais de dois anos de incerteza, ansiedade, medo e isolamento colocaram o propósito e a cultura da empresa em maior destaque. As pessoas querem comprar e trabalhar com empresas que reflitam os seus valores pessoais.

E as marcas estão certamente a responder veja-se o exemplo da Patagónia entre tantas outras, e a forma como se têm comercializado aliados ao sinónimo de responsabilidade corporativa. Mas a questão permanece: o propósito no trabalho conduz a melhores resultados empresariais?

Resposta: Depende.

 

Propósito requer contexto

Por si só, o objetivo pode não ser suficiente. O processo implica que o propósito chegue de forma igual a todos na organização, gestores, lideranças intermédias e a equipa na frente de linha, precisam experienciar propósito de forma igual.

O propósito vem de dentro, não vem da indústria, do modelo de negócio ou se quer da dimensão da empresa. Propósito requer responder a uma pergunta todos os dias: Porque nos levantamos para trabalhar?

 

É possível medir e melhorar propósito

No que toca a este assunto, parece mais fácil idealizar do que fazer, contudo em 2022 os colaboradores que faziam parte do estudo de clima organizacional Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal responderam que o 3º principal fator de permanência era o alinhamento de valores à frente de remuneração e benefícios.

Mas como estas organizações localizaram e fizeram o propósito chegar aos colaboradores?

Com uma comunicação clara, escuta ativa e ações focadas no objetivo “maior” de fazer todos sentirem que cada momento conta. Descubra dia 29 de Março as empresas com os maiores índices de confiança em Portugal.

Como experienciam os seus colaboradores o propósito da sua organização? A jornada de certificação pode dar a resposta e as soluções, descubra quão saudável está a cultura da sua organização e como criar mais propósito, fale connosco.

Great é propósito!

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