Cultura Organizacional, ESG, Saúde e Bem Estar
O bem-estar dos colaboradores é, hoje, uma das prioridades estratégicas para as empresas que ambicionam ser um Excelentes Lugares Para Trabalhar.
Já não se trata apenas de oferecer benefícios pontuais ou criar momentos de descontração. Falar de Bem-Estar é falar de um compromisso profundo com a saúde física, mental, social e financeira das pessoas e, consequentemente, com a sustentabilidade do próprio negócio.
Os seis pilares do Wellbeing são distintos entre si, embora fortemente interligados. Cada um representa um elemento essencial do bem-estar organizacional e, quando trabalhados em conjunto, contribuem para um ambiente verdadeiramente saudável, motivador e produtivo.
São também uma orientação concreta para que os líderes possam identificar as áreas em que devem atuar. Em última análise, o esforço de uma empresa nestes seis pilares terá impacto direto no nível de bem-estar, tanto individual como organizacional.
6 Pilares de Wellbeing
Ambiente de Trabalho
Avalia a qualidade das infraestruturas, dos equipamentos e a segurança do posto de trabalho, para além de como o ambiente de trabalho promove o bem-estar.
Estabilidade Psicológica
Considera os comportamentos incentivados pelos líderes que garante aos colaboradores sentirem-se emocionalmente saudáveis.
Segurança Financeira
Mede qual o grau de estabilidade financeira percebida individualmente pelos colaboradores.
Relações Interpessoais
Reflete qual é o nível de sentimento de união, conexão e apoio, tanto entre colegas quanto com líderes.
Realização Profissional
Representa o senso de satisfação pessoal derivado do enriquecimento diário do trabalho, autonomia para executar tarefas e oportunidades de crescimento profissional.
Equilíbrio vida pessoal/profissional
Avalia as práticas oferecidas aos colaboradores para facilitar a conciliação entre a vida pessoal e profissional.
O Caminho para o Bem-Estar Organizacional
Estes seis pilares não são apenas indicadores de clima ou satisfação, são sinais claros do compromisso das organizações com as suas pessoas.
Mais do que seguir tendências, trata-se de cultivar práticas genuínas, sustentadas e coerentes com os valores organizacionais. Porque colaboradores que se sentem bem são aqueles que acreditam no propósito da empresa, confiam nas lideranças e dão o seu melhor, todos os dias..
Avalie o nível de bem-estar da sua organização e veja se está mais próxima do mercado ou do patamar de uma de uma empresa Certificada pela Great Place To Work.
Candidaturas Abertas
Best Workplaces™ Wellbeing
Transforme a sua Organização numa Referência
de Bem-Estar no mercado.