MENU

6 Dicas para melhorar a eficácia dos líderes na sua empresa

 6 Dicas para melhorar a eficácia dos líderes na sua empresa

Employer Branding

Os vários estudos GPTW® em todo o mundo, bem como de outras organizações, demonstram de forma consistente que a liderança eficaz melhora as métricas internas, como a retenção de colaboradores, e as externas, como o desempenho financeiro.

A nossa pesquisa mundial sobre os líderes "For All", que intencionalmente constroem a confiança independentemente de quem é uma pessoa ou o que fazem para o negócio, demonstra que os líderes mais eficazes se concentram em:

- Trabalhar com equipas, procurar ideias dos membros da equipa e envolvê-las em decisões que as afetam.
- Reconhecer os colaboradores, especialmente chamando as realizações e ajudando os colaboradores a progredir nas suas carreiras.
- Inspirar os colaboradores a continuar o seu ótimo trabalho mostrando-lhes que os líderes são competentes, honestos e fiáveis.

Então, como se cultivam líderes como estes na sua empresa?

1. Identifique os comportamentos mais importantes para os grandes gestores na sua organização

Embora certas características de eficácia de gestor se apliquem na maioria das empresas, os verdadeiros insights vêm de identificar os comportamentos únicos que melhor se alinham com a missão da sua organização, cultura, necessidades do cliente e objetivos estratégicos.

Primeiro, identifique os gestores dentro da sua organização que constroem relações de alta confiança. Os dados do inquérito aos colaboradores são uma fonte de verdade aqui.

Entrevistem estes gerentes e perguntem-lhes "como" fizeram o que fizeram. Use esta informação para identificar três a cinco comportamentos que criam um ótimo ambiente de trabalho e partilhem isso com toda a organização.

2. Building Trust

Os colaboradores seguem os seus líderes quando confiam neles. Confiam nos gestores porque acreditam que são competentes, honestos e fiáveis.

Pode incutir confiança na sua liderança de três maneiras:

Criar credibilidade: faça o que diz que vai fazer. Se prometer ao seu colaborador um projeto ou oportunidade de aprendizagem, cumpra a sua palavra.
Respeito: garanta que as suas pessoas estão preparadas para o sucesso. Arme-os com os recursos e apoio de que precisam para fazer o seu melhor trabalho.
Tome decisões justas: Isto é fundamental para construir a confiança na sua eficácia de gestão, especialmente quando se trata de decisões de promoção e para pessoas que são diferentes de si (seja sexo, origem racial, educação ou função).


3. Seja um verdadeiro colaborador

Trabalhe com a sua equipa para cocriar planos e criar novas ideias.

Isto não significa chegar a um consenso ou a tomada de decisão por comissão. Estamos a falar de envolvimento e colaboração.

Melhorar a colaboração por:

Envolvendo a sua equipa em decisões que os afetam. Obtenha o seu feedback antes de tomar decisões, por exemplo, mudando-se para um novo espaço de escritório e aborde quaisquer preocupações que tenham sobre a mudança.
À procura da opinião dos colaboradores sobre o próximo problema que está a tentar resolver.
Ter conversas regulares e informais, como almoços de equipa e cafés longe do escritório.
Estes comportamentos de gestão eficazes farão com que os seus colaboradores se sintam incluídos, valorizados e por sua vez, inspirados a fazer o seu melhor trabalho.

4. Faça do reconhecimento dos colaboradores o seu ritual

O reconhecimento dos colaboradores mostra aos colaboradores que as suas contribuições são reconhecidas e apreciadas. Um estudo sobre o envolvimento dos colaboradores por O.C. Tanner mostrou que o reconhecimento pessoal é o principal impulsionador do desempenho dos colaboradores — mais do que salários, promoções, trabalho inspirador, formação ou autonomia.

Os líderes podem fazer do reconhecimento parte do seu ritual de gestão por:

Ter o reconhecimento de "gatilhos" - por exemplo, objetivos tangíveis com orientação prévia aos gestores sobre como comunicar os objetivos e rastreá-los.
Facilitando aos gestores celebrarem os empregados. Por exemplo, a cadeia de hotéis Hilton dá aos gestores um "Calendário de Reconhecimento" anual com ideias fáceis de implementar para agradecer aos colaboradores todos os dias do ano.


5. Repense como promove as suas equipas

Se gerir uma equipa maior é a única forma de uma promoção na sua empresa, talvez queira repensar o seu processo de promoção. Algumas pessoas podem ser mais valiosas para a organização com a sua contribuição individual ou parte de uma outra equipa.

As empresas inteligentes (e gestores eficazes) criam múltiplas vias de sucesso para os colaboradores. São:

Ajudar as pessoas a ganhar novas responsabilidades e desenvolver as suas competências através de novos projetos, movimentos laterais e tarefas de alongamento.
Assuma um papel ativo nos planos de desenvolvimento dos colaboradores.
Fique atento a formas adicionais de os colaboradores poderem acrescentar valor a um projeto ou emprestarem a sua experiência a algo fora do seu âmbito geral de responsabilidades.

6. Inverta o processo de desempenho tradicional

É comum os gestores avaliarem e reverem os seus colaboradores, mas os grandes gestores querem que o feedback flua para os dois lados. Asseguram que os seus inquéritos aos colaboradores não só olham para a cultura organizacional como um todo, mas também para a eficácia da gestão.

Ao fazer o estudo Certified™ do GPTW®, todos os colaboradores taxam a gestão dos cinco comportamentos acima no seu Inquérito de Índice de Confiança.

Os colaboradores refletem sobre o comportamento da administração, se a gestão mostra um interesse sincero neles como pessoa, não apenas como um colaborador, e quanto as ações da gestão correspondem às suas palavras. Este feedback autêntico dá uma nuance da eficácia da gestão.

 Ajudar os colaboradores a tornarem-se gestores de pessoas influentes
Quer apoiar os gestores das suas pessoas na concretização de todo o seu potencial? Os nossos estudos sobre a gestão de cultura e pesquisa de colaboradores dá aos gestores acesso aos dados que permitem perceber as pessoas. Os gestores podem ter uma compreensão minuciosa de como estão a gerir eficazmente a sua equipa.

Usando insights baseados em dados, comece a entender e a melhorar a sua eficácia de gestão hoje - pergunte-nos como o Great Place to Work® pode ajudar.

 

certificated banner 2

 

 

Este artigo é baseado no trabalho do nosso colega JULIAN LUTE, publicado em Janeiro de 2021