MENU

19 ideias para celebrar a cultura da sua organização

 19 ideias para celebrar a cultura da sua organização

Quem não gosta de uma celebração? Todas as pessoas gostam, são seres sociais, e todas as empresas são constituídas por pessoas. Algumas apreciam mais celebrações do que outras, mas no geral, todas gostam de atingir os seus objetivos e se sentir bem com o que foi feito.

"Se você apenas se interessa pelas partes difíceis do negócio, então provavelmente não está muito preocupado com o que acontece quando se chega ao topo da montanha. Você simplesmente passa para próxima batalha para a ganhar. Mas isto, por si só, pode ser perigoso, especialmente porque nem toda a equipa pensará da mesma forma."


— Gary Vaynerchuk, CEO of VaynerMedia  ( in blog GaryVaynerchuck)  

Por isso, é que celebrar é tão importante, as pessoas investem o seu tempo e qualidades para entregar resultados à empresa, e além do muito que as empresas devem fazer pelas suas pessoas, celebrar deve ser uma das práticas mais importantes ao culminar de um objetivo atingido.

Por isso, incentivamos e celebramos todos os reconhecimentos que entregamos às empresas, sejam empresas Certified™ ou empresas vencedoras do ranking Best Workplaces™, todas elas são estimuladas a celebrar com as suas pessoas. Afinal, a sua empresa obteve reconhecimento através dos seus principais “clientes”, os seus colaboradores, e não existe nenhum problema em exprimirmos o “nosso” orgulho como forma de promoção.

A pensar em todas as empresas que atingiram o reconhecimento Certified™, após ouvirem os seus colaboradores, preparámos uma celebração mundial em que todas as empresas têm mais uma oportunidade para celebrar. Se a sua empresa é Certified™ junte-se a nós 17 de Maio.

Mas como nem sempre é fácil ter ideias criativas e estimulantes para celebrações, reunimos algumas ideias que poderão ajudar a sua celebração a ser um sucesso mundial!

1. O exemplo vem de cima  

Mostre aos colaboradores (e potenciais contratações) que a cultura no local de trabalho é uma das principais prioridades da sua empresa. Filme uma mensagem de parabéns do seu CEO ou testemunhos de vários níveis de gestão.

Partilhe-os tanto internamente como externamente (como a Janssen Portugal fez nas redes sociais) para reunir os colaboradores existentes e atrair candidatos a emprego.

artigo celebrar mensagem do ceo

2. Surpresa

Se os seus colaboradores já estão no escritório, celebre-os à medida que entram. Decore o escritório, pendure cartazes celebrando a vitória, e peça aos seus líderes para cumprimentar e agradecer os colaboradores à porta. Pode até estender um tapete vermelho e criar um passo e uma repetição com um fotógrafo para a ocasião.

3. Junte-se à comunidade com os hashtags #GPTW #GPTWCertified #somosGPTW #somosGPTWcertified

Conte ao mundo sobre a sua grande vitória e o que torna a sua empresa incrível. Use os nossos materiais pré feitos para ajudar a sua empresa a rapidamente estar presente nas redes sociais.

4. Dê voz aos seus colaboradores

Nas redes sociais não perca a oportunidade de dar voz aos seus colaboradores, muitas vezes, um clima mais leve, genuíno e até bem mais divertido irá encher as suas redes sociais.  

5. Práticas sociais da “antiga normalidade”

Pois é… para algumas empresas parece coisa do passado, mas com a vacinação, as regras de segurança e a ausência de restrições, atualmente, já é possível nos reunirmos!

Dê uma festa, um lanche, almoço ou jantar, faça jogos em equipa… não existem limites à criatividade, é hora de juntar novamente as pessoas. A OLX Group reuniu a equipa para falar dos seus resultados, e de como isso, os levou à certificação de cultura de ambiente de trabalho.

artigo celebrar reconhecimento em evento

6. Contudo, a “nova normalidade” também é importante

Se tiver colaboradores a trabalhar no modelo híbrido ou totalmente remotos, não se esqueça de incluí-los nas celebrações. Use a tecnologia para acolher uma happy hour, aula de cozinha ou concerto ao vivo no Teams (Zoom, Google meet…)

7. Crie atividades com propósito

Sozinhos, por vezes, podemos não conseguir impactar na medida em que gostaríamos, pelo menos no que toca a causa sociais. Essa é uma das razões para que as empresas em conjunto possam providenciar atividades, para que em conjunto, possam dar retorno à comunidade como uma forma de celebração.

8. E se for um bolo?

É provavelmente o tipo de celebração com mais aderentes (afinal estamos a falar de bolo!), e é também uma das celebrações que as empresas mais praticam. No caso da Tridonic é já uma tradição dos últimos 3 anos, assinalar as conquistas GPTW® com um bolo e cupcakes para toda a equipa.

certificação_top_employer_gptw

9. Dê tempo 

Uma ótima maneira de agradecer é oferecer aos colaboradores algum tempo extra para parar, relaxar e acolher o que conseguiram. Então, dê aos seus colaboradores um dia extra, eles merecem. Algumas empresas optam, também, por terminar o dia do anúncio mais cedo e incentivam os colaboradores a celebrar com a família e colegas.

10. Dê uma recompensa

Se o seu orçamento o permitir, honre o trabalho árduo dos seus colaboradores com um aumento salarial ou bónus financeiro. Na nossa pesquisa constatamos que apesar de o salário não ser o mais importante dos fatores de permanência identificados pelos colaboradores é, obviamente, um dos 5 mais importantes.

11. Recompense toda a família

Um excelente lugar para trabalhar encoraja os colaboradores a serem eles próprios no trabalho, isso naturalmente implica, que os colaboradores apesar de trabalharem também são pais, filhos, esposas e esposas... e naturalmente isso é parte da sua vida. E com tantos colaboradores a continuarem a trabalhar a partir de casa, o cruzamento entre a vida doméstica e a vida profissional nunca esteve tão interligado. Convide as famílias dos colaboradores para fazerem parte das celebrações ou envie-lhes um cartão, ou um pequeno presente pelo correio.

12. Celebre nas suas campanhas de recrutamento

Adicione a marca GPTW e mensagens às publicações de recrutamento nas redes sociais e na página de carreiras para atrair os melhores talentos do mercado. Tal como a Imaginary Cloud tem feito desde que foi Certified™ e agora Best Workplaces™.

oferta_emprego_empresas_gptw

13. Lançar uma campanha de marketing offline

Obter a certificação GPTW® ou alcançar o ranking Melhores Lugares para Trabalhar (MLPT) é uma conquista digna de se gabar. Certifique-se de que os vizinhos do seu escritório sabem que estão na presença de um “grande” empregador com um anúncio de outdoor ou outra sinalização perto das suas principais localizações. Sempre que receber uma encomenda da DHL repare no que diz na carrinha…

Imagem1

14. Envie um e-mail aos seus clientes

Se tiver uma base de dados de clientes para a quais envia e-mails de marketing, envie-lhes a última novidade de employer branding: A cultura de referência da sua organização

Cada vez mais, os clientes querem comprar a empresas que demonstrem valores que se alinham com os seus próprios. Mostre aos seus clientes que trata os seus empregados assim como trata os seus clientes.

15. Atualize os perfis da sua empresa

Pode parecer uma coisa pequena, mas vai ter um grande impacto quando os possíveis candidatos vierem à procura da sua organização. Certifique-se de que a o reconhecimento dos colaboradores da sua empresa está em todos os perfis da sua empresa (TeamLyzer, LinkedIn, Facebook, site), assim sempre que um candidato procurar pela sua organização saberá que a sua organização é Certified™. E já agora, atualize cartões de visita e assinaturas de e-mail também. Veja o exemplo da Goldenenergy no seu site.

artigo celebrar reconhecimento no site

16. Espalhe a boa notícia 

Espalhe a notícia emitindo um comunicado de imprensa sobre a sua vitória, tal como a Liberty Seguros fez, para ser por publicada pelos meios de comunicação que cobrem as tendências empresariais da sua indústria.

human_resources_excelencia

17. Mostre as suas estatísticas

A certificação GPTW® é entregue com base em dados tangíveis, descobertos através das nossas pesquisas aos nossos colaboradores, partilhe esses números impressionantes! Escolha alguns dos destaques e grite alto e orgulhoso nas suas redes sociais! É a opinião dos seus advogados de marca e demonstra como são realmente as coisas nos bastidores da sua organização.

18. Partilhar histórias ao longo do ano

Convide um colaborador diferente um breve discurso sobre o porquê de a empresa ser um ótimo lugar para trabalhar na sua opinião pessoal. Ouvir diretamente dos colaboradores vai reiterar a mensagem de que o seu objetivo é criar e manter um ótimo local de trabalho para todos. Foi o que a SEG Automotive fez para celebrar o seu reconhecimento!

artigo celebrar opiniao colaboradores

19. Renove a sua certificação

Renove a sua certificação anualmente, oiça os colaboradores, entenda os seus pontos fortes e apesar de provavelmente poder repetir a certificação, saiba que há sempre espaço para melhorias. Continue o sucesso dando seguimento a um plano de ação. A grandeza nunca descansa.

Há tantas maneiras de celebrar a cultura única e incrível que a sua empresa criou, e estas ideias são apenas a ponta do iceberg. Mal podemos esperar para ver as formas criativas de celebrar o prémio de cultura da empresa!

Torne viral a cultura da sua organização!

banner artigo medio

 

Entre em contacto com a nossa equipa, podemos ajudar a sua organização a melhorar a experiência do colaborador através do selo Certified™ e impulsionar o seu Employer Branding com os Best Workplaces™ 2023.


GPTW