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11 Livros de RH para ler durante as férias

 11 Livros de RH para ler durante as férias

Cultura Organizacional, Experiência do Colaborador

Com a época de férias à porta este é o momento ideal para finalmente descansar… mas também para refletir sobre novas ideias. Se tem curiosidade em áreas como Gestão de Pessoas ou é um Líder ou um profissional de Recursos Humanos, porque não aproveitar para colocar a leitura em dia?

Num mundo cada vez mais orientado para o Bem-Estar, a Diversidade e a Tecnologia, os Recursos Humanos assumem um papel central na transformação das organizações.

Contratar os talentos certos, manter as equipas motivadas e alinhadas com os objetivos da empresa, e ao mesmo tempo acrescentar valor ao negócio, são desafios cada vez mais exigentes e que requerem atualização constante sobre boas práticas e tendências emergentes.

Neste artigo, reunimos 11 livros para todos os gostos: desde leituras práticas sobre desempenho e cultura organizacional até reflexões inspiradoras sobre o comportamento humano, com certeza encontrará aqui o livro perfeito para ler na sua próxima ida à praia.

11 Sugestões de Leitura para Profissionais de RH

1.	Work Rules! — Laszlo Bock

 Work Rules! — Laszlo Bock 

Escrito pelo ex-VP de People Operations da Google, este livro é uma referência incontornável para quem quer inovar na gestão de talento e cultura organizacional. Combinando dados, storytelling e experiência prática, apresenta estratégias que tornaram a Google  um dos locais de trabalho mais atrativos do mundo, com lições aplicáveis a empresas de todas as dimensões.

 2.	Os Líderes Comem por Último — Simon Sinek

 Os Líderes Comem por Último — Simon Sinek

Com uma escrita envolvente, Simon Sinek defende que as melhores equipas nascem quando os líderes colocam o bem-estar dos outros à frente do seu próprio interesse. Explora conceitos como confiança, segurança psicológica e liderança empática, demonstrando como estes fatores impulsionam o desempenho coletivo e criam culturas fortes e resilientes.   

3.	HR Scorecard, Linking People, Strategy and Performance — Brian Becker, Mark Huselid e Dave Ulrich

HR Scorecard, Linking People, Strategy and Performance — Brian Becker, Mark Huselid e Dave Ulrich 

Uma leitura essencial para quem procura alinhar a gestão de RH com os objetivos estratégicos da organização. O livro apresenta o conceito de "Scorecard de RH", uma ferramenta que liga indicadores de desempenho ao valor gerado pelo capital humano. Com base numa investigação em mais de 2.800 empresas, mostra como medir KPIs e calcular o ROI das iniciativas de RH.

4.	Diversity in the Workplace — Bärí A. Williams

Diversity in the Workplace — Bärí A. Williams in the WorkplaceBärí A. Williams

Este livro parte de uma premissa clara: para criar ambientes de trabalho inclusivos, é preciso fazer perguntas difíceis. Através de 25 entrevistas com pessoas de grupos sub-representados, explora temas como identidade, privilégio, preconceito e equidade, oferecendo perspetivas valiosas sobre como promover uma cultura mais justa.

5.	Remote, Not Distant — Gustavo Razzetti

Remote, Not Distant — Gustavo Razzetti

Com o trabalho remoto a ganhar espaço, este livro é um guia útil para construir equipas coesas e culturas fortes, mesmo à distância. Apresenta estratégias práticas, checklists e exercícios para líderes e gestores que querem manter o envolvimento, a colaboração e a identidade organizacional num modelo de trabalho híbrido ou remoto.

6.	Bring Your Human To Work — Erica Keswin

Bring Your Human To Work — Erica Keswin

Erica Keswin defende que a autenticidade, a empatia e as relações humanas são fundamentais para criar locais de trabalho produtivos e saudáveis. Através de exemplos reais e entrevistas com líderes de várias indústrias, mostra como integrar princípios humanos em práticas de gestão, reforçando a cultura e o desempenho das equipas.

7.	HR Disrupted: It’s Time for Something Different — Lucy Adams

HR Disrupted: It’s Time for Something Different — Lucy Adams

Lucy Adams propõe uma abordagem alternativa à gestão de Recursos Humanos, mais flexível, humana e adaptada ao contexto de mudança constante em que vivemos. O livro questiona os modelos tradicionais e apresenta soluções disruptivas para liderar, gerir e apoiar colaboradores num mercado instável e altamente competitivo.

 8.	A Gestão de Pessoas: de A a Zen — Pedro Ramos

A Gestão de Pessoas: de A a Zen — Pedro Ramos

Este livro reúne textos e artigos de opinião, com uma abordagem acessível e profundamente enraizada na realidade dos países de língua portuguesa. Toca em temas como liderança, desenvolvimento de talento, employer branding e felicidade no trabalho.

9.	Victory Through Organization — Dave Ulrich, David Kryscynski, Mike Ulrich e Wayne Brockbank

Victory Through Organization — Dave Ulrich, David Kryscynski, Mike Ulrich e Wayne Brockbank

Neste livro, os autores argumentam que o verdadeiro impacto dos RH vai além das políticas e processos — está em criar as condições certas para que os colaboradores prosperem. Um guia estratégico que oferece insights sobre como desenvolver competências organizacionais sustentáveis e gerar valor real para o negócio através das pessoas.

10.	Sapiens: Uma Breve História da Humanidade — Yuval Noah Harari

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade — Yuval Noah Harari

Embora não seja um livro sobre Recursos Humanos, esta leitura é uma viagem essencial pela evolução da espécie humana — útil para compreender padrões de comportamento, relações de poder e estruturas sociais. Um exercício de reflexão sobre quem somos, como nos organizamos e para onde caminhamos, com impacto direto na forma como gerimos pessoas.

11.	Gestão Estratégica de Pessoas: Liderança, Cultura e Resultados – Joana Carneiro Pinto e Pedro Branco

Gestão Estratégica de Pessoas: Liderança, Cultura e Resultados – Joana Carneiro Pinto e Pedro Branco

Este livro nasce de uma pós-graduação de uma das mais conceituadas universidades portuguesas. Cada capítulo corresponde a um módulo em que o respetivo docente, com vasta experiência em contexto organizacional, explora os meandros da gestão estratégica de pessoas e de negócios. É apresentado também um caso de estudo desenvolvido ao longo da pós-graduação, acompanhado de três possibilidades de resolução propostas por três estudantes.

 

Uma pausa que pode transformar a sua prática

As férias são um convite à pausa da rotina, mas também é um convite à reflexão. Aproveitar este tempo para ler é investir em nós próprios, nos nossos conhecimentos profissionais e nas pessoas com quem trabalhamos.

Se quiser aprofundar ainda mais estas ideias, explore mais artigos disponíveis no website da Great Place To Work® Portugal, onde poderá encontrar práticas recomendadas para fortalecer a cultura da sua organização, bem como conselhos sobre liderança, gestão de pessoas e estudos de clima organizacional. Para além disso pode também aceder a diversos Case Studies de empresas Certificadas, com exemplos reais de boas práticas implementadas com sucesso.

 


 

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