MENU

6 formas de criar um lugar de trabalho inovador

 6 formas de criar um lugar de trabalho inovador

"A inovação vem, em última análise, de uma diversidade de perspetivas. Por isso, quando combinamos ideias de diferentes indústrias ou culturas diferentes, é quando temos a melhor sensação de desenvolver ideias inovadoras." - Frans Johansson

Frans Johansson sabe o que sabemos na Great Place to Work® há 30 anos. Uma abordagem inclusiva é fundamental para um lugar de trabalho inovador e sustentável. Isto é o que chamamos de "Innovation by All™", quando os líderes alimentam a inteligência, as habilidades e a paixão de todos na organização. Todos criam, todos estão ligados e todos contribuem.

Na nossa pesquisa das 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, encontramos algumas práticas comuns que cultivam este ambiente inclusivo e inovador.

6 formas para que os líderes criem uma cultura de inovação

1. Dar todo o tipo de espaço

As principais empresas ganham espaço para mais do que trabalhar. Criam espaço mental, emocional e temporal. Espaço para os colaboradores serem criativos, correr riscos e criar ideias que avancem a organização.

2. Criar energia agradecendo a todos

Reconhecer todos pelos seus esforços, não apenas pelos resultados, não dilui a ideia. Em vez disso, funciona como um fertilizante. Energiza os indivíduos e toda a organização. E encoraja as pessoas a continuarem a contribuir. O entusiasmo em torno de tentar melhorar as coisas é contagioso e divertido. E isso é, em si mesmo, um catalisador para a criatividade.

A empresa de serviços profissionais Deloitte quis melhorar as auditorias financeiras aos clientes. Patrocinaram um "Desafio anual de Inovação de Auditoria". Os finalistas lançam as suas ideias aos líderes da empresa, mas não são apenas os vencedores que são recompensados. A Deloitte reconhece todos os que inventam uma ideia. E isto sustenta uma inovação por toda a cultura.

3. Nutrir ligações diversas

As principais organizações constroem pontes, reunindo pessoas que de outra forma nunca poderiam falar umas com as outras, muito menos colaborar

4. Invista no crescimento de todos

A esbanjamento de recursos apenas para os trabalhadores que mostrem "elevado potencial" é mal orientada. Ignora o potencial dos outros e pode ter consequências inesperadas. Muitas vezes leva a sentimentos de frustração e favoritismo.

Os melhores líderes vêem o valor de maximizar todo o potencial humano e ajudar cada pessoa a desenvolver-se.

5. Facilitar para todos

As principais organizações sabem não deixar pedra sobre pedra. Não basta colocar uma caixa de sugestões. Tornam simples que o seu povo gere ideias e muitas delas.

Estas empresas vão mais longe, fornecendo orientações para a concretização de um novo conceito. Adotam sistemas que permitem aos pares comentar e apoiar propostas promissoras

A Texas Health Resources aproveita a sabedoria dos colaboradores, independentemente do seu papel. Esta abordagem igualitária é possível com uma ferramenta de comunicação. Usado durante todo o processo de design, chama-se "Pergunta e Resolução". Os colaboradores podem perguntar aos colegas sobre os desenhos até chegarem à compreensão mútua.

6. Inspirar todos com propósito

A nossa pesquisa mostra que quando os colaboradores usam o termo "incrível" para descrever o seu local de trabalho — como "um ambiente de trabalho incrível" ou "uma incrível jornada na empresa" - têm 81% mais probabilidades de experimentar oportunidades de inovação significativas.

Na maioria das organizações, a inspiração e a queda de propósito à medida que descemos os níveis de gestão. Os melhores líderes encontram formas de motivar as pessoas em todas as camadas. Dos que estão no topo até aos empregados que trabalharam na sala das máquinas.

 

Saiba quais as 5 principais convicções dos líderes de sucesso através da nossa infografia, uma forma divertida e simples de ler, o download é gratuito.

LIDERANÇA 16X9
Infografia
5 Convicções de líderes de sucesso
Infografia | No que acredita um bom líder,quanto à sua relação com a sua equipa?

Este artigo é baseado no trabalho da nossa colega Claire Hastwell, publicado em Outubro de 2019 no site do GPTW® EUA.