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5 formas para envolver e motivar os colaboradores sazonais ou temporários

 5 formas para envolver e motivar os colaboradores sazonais ou temporários

Experiência do Colaborador Liderança Recrutamento

Com o Verão à porta, particularmente os setores do Turismo & Hotelaria, Restauração, assim como o da Agricultura reforçam os seus números de colaboradores, para fazer face ao aumento temporário e sazonal da procura. É a época forte para o recrutamento de colaboradores temporários e sazonais. Embora sabendo que estes irão ficar um curto espaço de tempo na sua organização, é importante para fortalecer a sua cultura organizacional e criar uma experiência positiva que:

1. Conecte-os a um propósito

A maioria dos líderes foca-se em preparar de forma rápida os colaboradores sazonais para conseguirem executarem as suas tarefas e não dedicam tempo a explicar a missão ou visão da empresa. Como resultado, estes concentram-se apenas nas tarefas se não tem qualquer ligação com a empresa, o trabalho é transacional.

É importante que os colaboradores sazonais se sintam conectados com a empresa, pelo que os líderes que dedicam tempo a explicar o panorama geral, o impacto e o significado do trabalho, irão obter melhores resultados e verão os colaboradores mais motivados. Pode ser, também, uma estratégia recrutamento, pois é mais provável que atraia os colaboradores certos quando estes sabem que irão trabalhar em algo que é mais do que “apenas um emprego”.

2. Dê-lhe as boas-vindas como membros plenos da equipa

De acordo com o nosso survey, quando um líder é acolhedor, os colaboradores têm quatro vezes mais probabilidade de permanecer. No entanto, no processo de recrutamento dos colaboradores sazonais, é comum que os empregadores ignorem a importância de integrá-los à cultura da empresa, apressando a sua integração. Considere indicar um colega de equipa que assumas as funções de buddy para fazer com que os colaboradores sazonais se sintam bem-vindos e conectados com os restantes colaboradores. Convide-os para almoçar ou tomar um café esteja disponível e aberto para responder às suas perguntasse dúvidas. Se a função for remota, uma videochamada pode ajudar muito na criação de uma conexão.

3. Informe-os das oportunidades de crescimento

Embora possam ser de curto prazo, mesmo os colaboradores sazonais devem ser considerados na sua estratégia global de gestão de talentos.

Existe a possibilidade de regressarem ano após ano ou poderão tornar-se colaboradores a tempo inteiro no futuro? Embora seja pouco provável que possa oferecer uma posição a cada colaborador que o impressiona, pode divulgar que há oportunidades disponíveis. Isto irá motivar os colaboradores sazonais a fazerem o melhor trabalho possível e fará com que os líderes os considerem como mais do que apenas um trabalho momentâneo.

4. Reconheça o excelente trabalho

Reconhecer o esforço da equipa é fundamental para reter os colaboradores sazonais, todos querem ser valorizados e saber que o seu contributo é fundamental.

Dê feedback aos colaboradores sazonais quando estes fazem um bom trabalho e que os considera uma parte valiosa da sua equipa. A criação de uma cultura de reconhecimento deve, também, abranger os temporários.

Sempre que possível, convide-os para os eventos e as reuniões da empresa, especialmente se trabalharem no local. Envie-lhes cartões comemorativos ou notas pessoais. À medida que os colaboradores sazonais recebem o seu agradecimento e a oportunidade de vivenciar a cultura da empresa, ficaram mais envolvidos e mais motivados para darem o melhor de si.

5. Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Pergunte antecipadamente aos seus colaboradores sazonais sobre o horário ideal e tente implementá-lo. E caso não o consiga fazer explique os seus motivos. Mas o mais importante é respeitar o seu direito ao tempo pessoal, e não presumir que estarão sempre livres para participar nos projetos quando precisar.

 

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Adicione a certificação Great Place To Work às suas soluções de contratação de colaboradores temporários ou sazonais. Ao demonstrar o esforço da sua empresa em criar um excelente ambiente de trabalho para todos, incluindo os colaboradores temporários ou sazonais, pode aumentar a sua capacidade de retenção não apenas para a temporada atual, mas possivelmente também para as futuras.

 

 


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