People Analytics, Recrutamento
A presença marcante e disruptiva da Geração Z no mercado de trabalho reflete a sua experiência moldada pelo acesso à tecnologia desde sempre. São nativos digitais, imediatistas, independentes e multitasking está no adn da Geração Z . Têm consciência social e valorizam a inclusão, a diversidade e o propósito. Os estudos mostram que Geração Z ao integrar o mercado de trabalho procura:
- Propósito: procuram organizações com missões fortes e com impacto no positivo na comunidade.
- Desenvolvimento: valorizam oportunidades de crescimento rápido.
- Flexibilidade: priorizam ambientes de trabalho flexíveis, híbridos e remotos.
- Tecnologia: procuram organizações que estejam na linha da frente na adoção de tecnologias avançadas e na inovação.
Quando analisamos o comportamento da Geração Z nos Best WorkplacesTM em Portugal no ano de 2024 são visíveis estas características. Esta é a geração que atualmente que coloca mais desafios aos Melhores Lugares Para Trabalhar no nosso país. É a que apresenta um índice de confiança mais baixo e a que tem a perceção mais negativa sobre quase todos os aspetos do ambiente de trabalho e da cultura organizacional.
É a Geração Z que quando comparada com as outras gerações presentes nos Melhores Lugares Para Trabalhar é particularmente mais crítica, nas seguintes áreas:
- Remunerações, Lucros e Benefícios;
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Atribuição das tarefas e Coordenação de Pessoas;
- Interesse da liderança por ideias e sugestões.
O último tema referido encontra-se intimamente ligado à sua procura por ambiente inovadores e tecnologicamente avançados. Quando analisamos o número de oportunidades para inovar vemos que é a geração que tem mais oportunidades de inovar, tendo, deste modo, os ambientes de trabalho estarem recetivos ao seu contributo e promoverem uma cultura em que a inovação, as ideias e sugestões possam vir de qualquer pessoa ou de qualquer departamento. E não se pode ignorar a importância que a inovação tem no processo de desenvolvimento individual, tão valorizado por esta geração.
E o risco de saída destas organizações é elevada na medida em que não sentem que:
- O seu trabalho tenha um significado especial (-21pp quando se compara com os colaboradores com 55 anos ou mais);
- Ou o que a sua colaboração faz a diferença (-8pp quando se compara com os colaboradores com 55 anos ou mais).
O survey do modelo da GPTW® destaca os aspetos da experiência em que a Geração Z está a ter uma experiência mais positiva que as outras gerações. Na verdade, estes estão a ter uma experiência mais sólida em certos aspetos do ambiente de trabalho, relacionados com a imparcialidade e a camaradagem. Nos Best WorkplacesTM, os colaboradores da Geração Z sentem que:
- As promoções são atribuídas de forma justa;
- A liderança evita a promoção do favoritismo;
- A colaboração e preocupação sãos características distintivas da cultura.
Considerando as especificidades desta geração e a criação de um Great Place to Work® Para Todos, os empregadores precisam, cada vez mais, de pensar e de encontrar estratégias para, num primeiro momento, atrair os talentos da Geração Z, e num segundo momento, conseguir que permaneçam na sua empresa durante mais tempo. Deixamos 5 dicas para aumentar o nível de engagement da Geração Z:
1. Promova um ambiente estimulante e desafiante.
2. Aumente a sua capacidade e dedique mais tempo a ouvir os colaboradores.
3. Estimule momentos de comemoração e diversão.
4. Implemente benefícios relacionados com o desenvolvimento individual e a educação.
5. Conheça a Geração Z como um todo. Dedique tempo para aprender mais sobre as características desta geração.
Mostre à Geração Z que podem confiar no seu ambiente de trabalho
Os colaboradores Geração Z desejam trabalhar em ambientes de trabalho éticos, flexíveis e com uma visão e uma estratégia clara. Obtenha a certificação da Great Place To Work™ para provar à Geração Z que a sua empresa está disposta a ir ao encontro das suas expectativas.