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O que é a Cultura da Empresa? Significado, Benefícios e Estratégias

 O que é a Cultura da Empresa? Significado, Benefícios e Estratégias

Cultura Organizacional

Peça a 10 pessoas para definir a "cultura da empresa" e terá 15 respostas diferentes. Depois de estudar as melhores empresas, por mais de 30 anos, ouvindo como os colaboradores descrevem a sua experiência nas organizações, a Great Place To Work® descodificou a psicologia por trás da cultura da empresa.

O que é a cultura da empresa?

A cultura da empresa é como se faz o que se faz no lugar de trabalho. É a soma dos seus sistemas e comportamentos e valores formais e informais, que criam uma experiência para os seus colaboradores e clientes.

No fundo, a cultura da empresa é como as coisas são feitas em torno da empresa. "Como" inclui tanto os sistemas formais, como os comportamentos informais.

Por exemplo, a sua empresa pode usar o WhatsApp para comunicar ao longo do dia (sistema) ou pode “gritar” com um colega de trabalho para fazer passar o seu ponto de vista (comportamento). Os seus sistemas e comportamentos dão às pessoas as "regras" para interagirem com o negócio, e uns com os outros.

A cultura da empresa é muitas vezes algo que se pode sentir, mesmo quando se está por fora.

“Lembro-me da primeira vez que entrei no átrio da Webhelp Braga, cheguei um pouco antes da hora combinada para gravar um episódio da GPTW talks e aguardei um pouco ali. Ninguém me conhecia, não sabia que eu era um membro da GPTW, nem sabia porque razão ali estava eu, mas todas as pessoas que entravam e passavam fizeram contacto visual e disseram "olá".

 Era uma manhã chuvosa, antes das 9h da manhã, grupos de colegas entravam ali já animados e contagiavam com uma energia incrível.

Estive ali cerca de 15 minutos, fui naturalmente abordado muito cordialmente pela equipa de recepção, mas preferi continuar a esperar no átrio para ver como são realmente feitas as coisas. Foi o meu primeiro contacto com a organização, mas refletia 100% do que já sabíamos do nosso estudo, estávamos numa excelente empresa para trabalhar.” 

Luis Pedro da Costa, Marketing Operations Manager da Great Place To Work®

Como identificar a cultura da sua empresa

A melhor maneira de entender a cultura de uma empresa é perguntar aos colaboradores! Uma maneira fácil e rápida é ser através de uma plataforma de pesquisa de experiência do colaborador como a da GPTW®.

Ouvir-se-á algumas pessoas descreverem uma cultura da empresa com declarações como "as pessoas estão dispostas a falar umas com as outras, a partilhar o que sabem e a dar o passo proactivo para que entrem em contacto com a pessoa certa", ou "as pessoas estão sempre em primeiro lugar".

Benefícios como férias extra ou ilimitadas e políticas inovadoras podem ajudar a moldar a cultura da empresa, mas por si só não fazem uma excelente empresa para trabalhar. A experiência do colaborador sim.

De onde vem a cultura organizacional?

De todos os ingredientes que compõem a sua cultura organizacional, as variáveis mais importantes são:

  • Os colaboradores comunicam uns com os outros
  • As decisões são tomadas
  • As pessoas são contratadas, promovidas e deixam a empresa a bem
  • Os colaboradores são reconhecidos
  • Os colaboradores celebram o seu trabalho e a sua equipa

Todas as empresas fazem cada uma destas coisas, mas como na maioria das coisas, não é o que se faz, é como se faz.

Por que a cultura da empresa é importante?

A cultura da empresa é importante porque afeta diretamente o desempenho da empresa em KPI’s, incluindo resultados financeiros, retenção de colaboradores, inovação e experiência do cliente.

1. Retorno financeiro

De acordo com a pesquisa da Great Place To Work® e da FTSE Russell, os retornos anuais das 100 Best Workplaces™ no US tiveram um retorno acumulado de 1,709% desde 1998, em comparação com um retorno de 526% para o Índice Russell 3000 durante o mesmo período.

2. Retenção de Talento

Quando uma mão-de-obra é diversificada e a cultura da empresa é inclusiva, equitativa e gratificante para todos os colaboradores, as pessoas estão dispostas a permanecer na empresa por muito tempo. Por exemplo, o principal fator de permanência segundo os colaboradores das empresas Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, é o alinhamento de valores.

Isto demonstra que o propósito, missão e visão da empresa quando é bem definido e comunicado torna-se parte da cultura da empresa. Afinal, todos caminham juntos e lado a lado para o mesmo objetivo.

3. Inovação

Quando os colaboradores experimentam comportamentos e sistemas de liderança inclusivos, estão mais bem preparados para falar, partilhar ideias e adaptar-se à mudança. Isto é o que chamamos de cultura de inovação ou inovação for All™.

4. A jornada do consumidor

Estudos confirmam que a felicidade dos colaboradores se traduz na eficiência, criatividade e produtividade. Isto, por sua vez, tem o mesmo efeito sobre os clientes.

No nosso estudo podemos destacar que entre empresas que não atingem o patamar de certificação™ e as empresas certificadas™ pela Great Place To Work® (empresas onde os colaboradores classificam a cultura da sua empresa com valores altos), descobrimos que os colaboradores nas empresas certificadas™ têm 33% mais probabilidades de classificar o seu serviço ao cliente como "excelente".

4 dicas para a construção de uma cultura eficaz

1. Comece onde está

Se tem cinco colaboradores ou 500, não há melhor lugar para começar do que onde está. Inicie conversas com os seus colaboradores sobre o que torna o seu local de trabalho distinto. Eles vão dar-te a linguagem em torno do que faz a cultura vibrar.  Esta é por exemplo uma das formas ideias para definir ou rever os valores da organização.

2. Definir os limites

A cultura eficaz da empresa não acontece por acidente, por isso, uma vez que tenha uma boa compreensão do que está a funcionar no seu local de trabalho, aplique a sua visão aspiracional.

Qual é a experiência que quer que os seus colaboradores tenham? O que quer que os clientes digam sobre a sua empresa? Que comportamento é aceitável e o que é fora dos limites?

Com base no verdadeiro feedback das suas pessoas irá conseguir modular aquilo que são as “regras douradas” da sua organização.

3. Modelar o caminho

É aqui que os líderes têm de se impor para ultrapassar as palavras. A sua missão, visão e valores residem muitas vezes na parede ou website, mas a cultura da empresa é como se consegue esses fins.

Se a integridade é um valor central, certifique-se de que todos sabem o que significa agir com integridade. Se a transparência for um valor central, certifique-se de que demonstra o que é a transparência.

E lembra-se, cada uma das interações com os colaboradores ou está a construir, a quebrar ou a reconstruir a confiança. Por isso, faça com que os valores reconhecidos por todos na organizam sejam defendidos em todas as ações, afinal todos os momentos contam.

4. Meça o seu progresso

Até as nossas melhores intenções podem ficar aquém de produzir a experiência desejada aos colaboradores, por isso certifique-se de que está a receber feedback regular. As suas pessoas querem partilhar os seus pensamentos e recomendações para a mudança, e quanto mais lhes perguntar, mais eles vão oferecer o seu melhor pensamento para ajudar a melhorar continuamente o seu negócio. Monitorizar e analisar as tendências de feedback dos colaboradores através de uma plataforma de pesquisa de colaboradores como da Great Place to Work® ajudará a orientar as suas decisões estratégicas de RH.

Avaliar e transformar a cultura da sua empresa

A mudança envolve introspeção, por isso, naturalmente, os melhores líderes colocam muito foco na reflexão. Analise a cultura da sua empresa, encontre as oportunidades de melhoria e celebre os pontos fortes através das ferramentas de pesquisa da Great Place To Work®. Clique aqui e descubra porque cada vez mais organizações contam connosco.


GPTW