É verdade que a liderança tem um impacto significativo na experiência dos colaboradores, influenciando-a em cerca de 70%. Considerando estes indicadores, é importante avaliar a liderança de cada organização.
Para isso, pode recorrer à Metodologia da Jornada da Liderança da Great Place to Work®, que visa identificar de forma objetiva os perfis de liderança existentes na empresa, independentemente da antiguidade na função ou do cargo ocupado.
Os estágios de liderança ajudam a identificar em que ponto da jornada se encontra cada líder, permitindo detetar os principais desafios da organização e delinear uma estratégia eficaz para os ultrapassar. Estes indicadores são fundamentais para garantir uma utilização eficiente dos recursos financeiros e do tempo investido na capacitação das lideranças. Afinal, só através da formação de grandes líderes é que é possível construir um Excelente Lugar Para Trabalhar.
5 Estágios da Jornada da Liderança
O mercado em Portugal ainda tem um longo percurso pela frente, encontrando-se a liderança, na maioria dos casos, no primeiro estágio, o da “inconsciência”.
Estágio 1 - Inconsciência
Este estágio caracteriza líderes que ainda não tomaram consciência do impacto do seu comportamento e que não conseguem inspirar as suas equipas. Revelam dificuldades em orientar o grupo e carecem de competências essenciais de relacionamento interpessoal, como a comunicação assertiva, a escuta ativa e a empatia. O resultado é uma gestão que gera incerteza e desconfiança, levando a uma elevada rotatividade de colaboradores e a dificuldades na atração de talento.
Estágio 2 - Aleatório
No segundo estágio, o comportamento do líder é incerto e muitas vezes incoerente. Nem sempre consegue concentrar-se nos objetivos da empresa e tende a repetir padrões relacionais, como almoçar com os mesmos membros da equipa ou evitar interações com os restantes. Esta falta de clareza dificulta a criação de conexões com todos os elementos do grupo, gerando desconexão e afastamento. Como consequência, é frequente encontrar alguns colaboradores a pedir transferência para outras áreas ou mesmo a sair da organização.
Estágio 3 – Transacional
A formação e capacitação da liderança é fundamental. Mesmo nas empresas Certificadas pela Great Place To Work, maioria dos gestores ainda se encontra neste terceiro estágio, o "Transacional", caracterizado por uma liderança focada na direção e execução, mas com pouca ênfase no relacionamento humano. É um estágio bastante comum, pois o líder é promovido devido às suas competências técnicas, que privilegiam a concretização de tarefas, em vez das soft skills que ajudam na construção de relações humanas. Respeita os colaboradores, mas todos são vistos com peças de uma engrenagem, e o gestor está empenhado em fazê-la funcionar.
Estágio 4 – Bom Líder
Neste ponto da jornada, o líder já está consciente da importância enquanto gestor de pessoas. Ainda pode sentir dificuldades em lidar com as suas próprias fragilidades, mas demonstra abertura para aprender e crescer. É alguém que consegue conversar com a equipa, seja sobre assuntos profissionais ou pessoais, e que se dedica genuinamente ao desenvolvimento das carreiras dos seus colaboradores. A confiança começa a solidificar-se e os primeiros sinais de uma liderança positiva tornam-se visíveis.
Estágio 5 – Líder FOR ALL
O último estágio representa o modelo ideal de liderança. Os líderes FOR ALL estão próximos das suas equipas, solicitam e incentivam sugestões e envolvem os colaboradores nas decisões. Reconhecem a importância de cada membro da equipa, destacando conquistas individuais e promovendo o crescimento pessoal e profissional. Inspiram confiança e admiração, reconhecidos pelos seus colegas como competentes, honestos, inclusivos e acolhedores. Colocam sempre os valores em primeiro lugar e fomentam um ambiente de segurança psicológica, onde todos se sentem ouvidos, respeitados e valorizados.
Liderança forte, experiência dos colaboradores positiva.
Avalie a sua liderança e apoie o crescimento dos seus líderes na jornada para se tornarem Líderes FOR ALL. Através do inquérito da Great Place To Work®, é possível avaliar cada líder individualmente e capacitá-los para se tornarem melhores gestores de pessoas, contribuindo assim para a criação ou manutenção de um Excelente Lugar Para Trabalhar.
O modelo de estágios de liderança oferece um percurso claro para o desenvolvimento contínuo dos líderes.
Fale com um dos nossos consultores e comece ainda hoje a investir na sua liderança. Só com o seu apoio será possível melhorar, de forma positiva, a experiência dos colaboradores.
Transforme a Cultura
da sua Empresa
Saiba como o selo de Certificação
pode ajudar a experiência da sua equipa