Conheça os Melhores Lugares Para Trabalhar em TI | VEJA O RANKING
Atrair, Reter e Desenvolver nas Empresas de TI | DOWNLOAD DO RELATÓRIO
Great Place To Work
MENU
  • LOGIN PARA CLIENTES
Great Place To Work
  • Certificação™
    • Obter Certificação™
    • WEBINAR: Como obter a Certificação™
    • Empresas Certificadas
    • FAQ
  • Ferramentas
    • Certificação­™
    • Reconhecimentos
  • Soluções
    • Employer Branding
    • Questionários
  • Listas
    • Melhores Lugares para Trabalhar 2025
    • Melhores Lugares Para Trabalhar 2025 | Relatório
    • Candidaturas Best Workplaces™
    • Melhores Lugares Para Trabalhar | Tecnologias da Informação
    • Melhores Lugares Para Trabalhar TI | Relatório
    • Best Workplaces™ 2024 | Wellbeing
    • Best Small & Medium Workplaces™ Europe 2024
    • Fortune 100 Best Companies to Work For™ in Europe
    • World's Best Workplaces™ 2024
    • Listas Best Workplaces™
  • Conteúdos
    • Blog
    • Relatórios
    • Case Studies
    • Webinar
    • Podcast
    • Notícias
  • Sobre
    • A nossa Missão
    • O nosso Modelo
  • Eventos
    • Melhores Lugares para Trabalhar 2025
    • Melhores Lugares para Trabalhar TI 2024
    • Melhores Lugares para Trabalhar 2023
    • Melhores Lugares para Trabalhar 2022

Contactos

Uma história não ficcional sobre brilho nos olhos e sorrisos

 Uma história não ficcional sobre brilho nos olhos e sorrisos
PARTILHE:
Paulo Medeiros
24 setembro 2020

Employer Branding

Um dia, um empreendedor percebeu que havia uma oportunidade de criar um negócio e transformar o mundo! Pensou. Definiu um plano de negócios. Procurou capital. Criou a sua empresa. Começou a crescer. Uau!

O sucesso inicial foi resultado do empenho do empreendedor e da sua equipa. Os seus produtos e/ou serviços começaram a atender as necessidades dos clientes e, de certa forma, ajudava as pessoas a serem mais felizes e o mundo um lugar melhor.

Naquele momento havia brilho nos olhos de todas as pessoas envolvidas no projeto. Era fácil perceber que todos estavam comprometidos em oferecer a melhor experiência possível para os clientes, afinal, estes são a razão de qualquer empresa existir, não é?

Dia após dia a empresa crescia, no número clientes, mas também no número de colaboradores. Novos produtos e/ou serviços são oferecidos e expansão do mercado era regular.

Se no início do projeto havia o receio de sobreviver, a expansão trouxe as dores do crescimento: estruturar as áreas funcionais, a contratação de profissionais com experiência no mercado, a implantação de processos de trabalho e sistemas, a criação do serviço de atendimento ao cliente, a obtenção de investimentos para expandir, a definição da estratégia, o posicionamento de mercado, entre tantos outros desafios. Havia brilho nos olhos de todos os colaboradores e o negócio florescia cada vez mais.

Dois ou três anos se passaram. Quanta luta, quanto esforço, que orgulho ter construído uma empresa como esta.

Numa bela manhã o empreendedor acordou, fez o seu pequeno almoço e dirigiu-se à sua empresa que já não era tão pequena – uma organização jovem, mas vigorosa e com adequado retorno económico-financeiro. Naquele dia, e não antes, ao entrar nas instalações ele percebeu que já não havia o brilho nos olhos dos seus colaboradores. Quando se terá apagado o brilho? Aquela aura de start-up já não existia mais. A sua empresa passou a ser uma organização como outra qualquer. Também naquela manhã passou a ouvir um suspiro aqui, lá e acolá - sabe aquele suspiro que indica insatisfação e demonstra desmotivação? E os sorrisos? Quando é que os sorrisos se transformaram em suspiros? O que estava a ocorrer?

A preocupação ocupou o seu pensamento. Pensava: investimos tanto na estruturação do negócio, hoje somos conhecidos e reconhecidos, o que estamos a fazer errado?

Um dia depois do ocorrido, o empreendedor solicitou que um renomado consultor fosse à sua empresa para ajudá-lo a encontrar respostas para a sua inquietação. Contou toda a história da sua empresa até ao fatídico dia em que não percebeu mais o brilho nos olhos dos seus colaboradores e passou a ouvir os famosos suspiros. E perguntou: o que está errado?

O consultor respondeu: nada. Simplesmente nada. No início de qualquer empreendimento o foco é criar uma experiência única para os clientes. Oferecer os melhores produtos e/ou serviços possíveis. Estruturar o negócio para crescer de maneira sustentável e encantar sempre os clientes. O foco da organização, no início da sua caminhada, é para aqueles que estão fora!

O empreendedor imediatamente falou: estou a perceber! Olhei muito para fora e pouco para dentro?

Sim, de certa maneira, falou o consultor. O Sr. fez o que qualquer empreendedor faria. Mas agora, será que não é o momento de olhar para dentro?

Claro, claro. Mas, como Sr. Consultor?

Ora, oferecendo a melhor experiência possível para os seus colaboradores, disse o consultor.

Por favor, ajude-me a pensar como posso eu construir esta melhor experiência para a minha equipa, disse o empreendedor.

Pois bem, disse o consultor, o primeiro passo será ouvir a opinião dos indivíduos que são parte desta empresa. Aplique uma pesquisa de clima organizacional, ouça o que eles têm a dizer, compartilhe os resultados com toda a sua equipa e se proponha a criar um Plano de Ação para tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor.

O empreendedor rapidamente respondeu: pois isto vai custar muito dinheiro, Sr. Consultor!

Sr. Empreendedor, isto não é custo, disse o consultor. É investimento. Faça um exercício: qual o valor deste projeto? O Sr. não investiria alguns euros para ouvir a opinião de cada um de seus colaboradores? Não há outra maneira de saber o que satisfaz ou não, motiva ou não as pessoas, sem ouvir o que elas têm a dizer. Somente a partir do conhecimento da opinião dos indivíduos é que será possível entender quais são as suas barreiras e as principais oportunidades de melhoria existentes e, através de um Plano de Ação focado, atuar na melhoria da satisfação e da motivação de sua equipa.

O consultor continuou o seu raciocínio. Além disto, uma excelente empresa para trabalhar possui um retorno económico-financeiro superior (quase duas vezes maior) que o dos seus concorrentes. Colaboradores comprometidos fidelizam mais clientes, a produtividade torna-se superior e a qualidade do trabalho executado também. Há menos saídas voluntárias (lembre-se dos suspiros aqui, lá e acolá!). E, principalmente, ouvindo as pessoas o Sr. poderá entender como está a jornada dos colaboradores e poderá aprimorá-la. É o momento de olhar para dentro, Sr. Empreendedor. Pense nisto! Transformar o mundo externo o Sr. já conseguiu, falta agora o seu mundo interno.

Finalmente, o empreendedor entendeu que aquele era o momento de cuidar da sua equipa. Ela o apoiou a construir uma empresa de sucesso, nada mais justo que começar a valorizá-la e criar condições para que reapareça o brilho nos olhos dos colaboradores e no lugar dos suspiros ter novamente os sorrisos de todos.

Fim da história não tão ficcional…

A vida é uma jornada. Todas as jornadas são compostas por experiências. As experiências positivas constroem um mundo melhor.

A mensuração da jornada do colaborador (Employee Experience - EX) dá-se através dos seguintes passos:

1. Aplicar uma pesquisa de clima organizacional. Este é um canal de diálogo que a organização estabelece com seus os colaboradores;

2. Compartilhar os resultados com todos os membros da empresa. Indicar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria existentes e quais serão as prioridades a serem trabalhadas durante o ano;

3. Realizar uma oficina de trabalho para a construção de um Plano de Ação com atividades, responsáveis e horizonte de tempo definido;

4. Monitorar a implementação do Plano de Ação;

5. Realizar novo ciclo de pesquisa para verificar a alavancagem da qualidade do clima organizacional na satisfação e motivação dos colaboradores.

 

 Great Place to Work®, especialista em brilho nos olhos!

 

Na Great Place to Work® temos por hábito dizer que não existe empresa perfeita. Os Best Workplaces™ são organizações que procuram criar um ambiente de trabalho em que haja brilho nos olhos e felicidade em ser parte integrante da organização. A construção de um Best Workplace™ é partilhada entre líderes e liderados para se oferecer a todos a melhor Employee Experience (EX) possível.

CAPA PPT
 
Quero conhecer os programas de consultoria

 

 

 

 

 

 


ARTIGOS ASSINATURA PMEspecialista em pesquisas quantitativas e qualitativas vinculadas à análise, diagnóstico e gestão da cultura e clima organizacional, em avaliação de práticas de gestão de pessoas, em desenvolvimento de liderança e no alinhamento de recursos humanos à estratégia do negócio. Liderou diversos projetos na América Latina, América do Norte e Europa e ocupou posições executivas no grupo Shell, Riverwood, Great Place to Work® Institute e Aon Hewitt. Professor universitário nas áreas de estratégia, gestão de pessoas, liderança e cultura organizacional e investigador no grupo de pesquisa de Regulação Económica e Estratégias Empresariais.

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”- Peter Drucker


Paulo Medeiros

Empresas certificadas recentemente
Pfizer
Pfizer

Escrito por Luis Costa


Westcon-Comstor
Westcon-Comstor

Escrito por Luis Costa


Salesforce
Salesforce

Escrito por Luis Costa


Gese Mediação de Seguros
Gese Mediação de Seguros

Escrito por Luis Costa


Vopak IT
Vopak IT

Escrito por Luis Costa


Artigos mais lidos
Como tornar estratégica a gestão de pessoas da sua organização
Como tornar estratégica a gestão de pessoas da sua organização

Luis Costa


Os Artigos mais lidos pelos profissionais de RH em 2024
Os Artigos mais lidos pelos profissionais de RH em 2024

Luis Costa


Como Implementar um Questionário de Clima Organizacional?
Como Implementar um Questionário de Clima Organizacional?


O que é um questionário de clima organizacional?
O que é um questionário de clima organizacional?


O Pai, a Parentalidade e o Papel das Empresas no Dia a Dia
O Pai, a Parentalidade e o Papel das Empresas no Dia a Dia


Certified-banner
 
  • Soluções
    • Reconhecimento
    • Employer Branding
    • Questionários
    • Consultoria em Cultura
  • Certificação
    • Obter Certificação
    • Empresas Certificadas
    • Webinar Certificação
  • Melhores Lugares
    para Trabalhar
    • Best Workplaces™ 2024
    • World's Best Workplaces
    • Europe's Small &
      Medium Best Workplaces
    • Listas Populares
  • Conteúdos
    • Blog
    • Relatórios Gratuitos
    • Webinares
    • Relatório das
      empresas de tecnologia
    • Relatório das
      Melhores Empresas Portugal
  • Sobre nós
    • A nossa equipa
    • A nossa missão
    • Subscrever Newsletter
    • Perguntas Frequentes
+351 218 219 719 (chamada para rede fixa nacional)
  • Sobre nós
  • Termos e Condições
  • Política de privacidade
  • Guia do utilizador
  • Propriedade Intelectual
  • Perguntas Frequentes
  • Press Release
  • Listas
  • Contacte-nos
  • Preferências de cookies

© Great Place to Work® Institute. Todos os direitos reservados.