MENU

3 diferentes experiências que definem os melhores lugares para trabalhar no mundo

3 diferentes experiências que definem os melhores lugares para trabalhar no mundo

O que torna os Best Workplaces™ melhores do que todos os outros? De acordo com a lista dos Melhores Lugares para Trabalhar no Mundo em 2021,  destacam-se três fatores em particular.

Em média, em comparação com as outras empresas, os colaboradores dos Melhores Lugares para Trabalhar no mundo são:

  • 17% mais propensos a dizer que recebem benefícios especiais e únicos
  • 14% mais propensos a dizer que lhes são oferecidas oportunidades de formação para desenvolvimento profissional
  • 13% mais propensos a dizer que todos têm a oportunidade de receber reconhecimento especial

A lista deste ano inquiriu cerca de 20 milhões de colaboradores de 10.000 empresas em todo o mundo, abrangendo 106 países.

Para serem consideradas no top 25, as empresas devem ser identificadas como empregadores globais excecionais, aparecendo em pelo menos cinco listas Best Workplaces™ na Ásia, Europa, América Latina, África, América do Norte ou Austrália durante 2020 ou início de 2021.

Aqui estão 3 empresas que alcançaram a lista — e como venceram a concorrência.

Benefícios especiais e únicos na cadeia de hóteis Hilton: Incline-se quando há uma crise

  • Nos melhores lugares para trabalhar no mundo, 85% dos colaboradores disseram ter acesso a benefícios únicos e especiais
  • O que compara com apenas 68% em outras empresas*

Imagem2

Enquanto muitas empresas - especialmente no setor da hotelaria - reduziram os benefícios em 2020 e 2021 devido aos impactos financeiros da COVID-19, a cadeia de hotéis Hilton  (#3 da lista mundial e #11 na lista nacional) inclinou-se e garantiu que os seus benefícios  se adequariam aos tempos.

Os colaboradores dispensados continuaram a receber cobertura de cuidados de saúde, licença parental com pleno salário, alívio financeiro através da Lei “401K Cares” e acesso continuado ao programa de assistência aos trabalhadores, invalidez de curta duração e seguro básico de vida.

Um fundo de assistência forneceu ajuda financeira com despesas médicas, mercearias e cuidados infantis e idosos para funcionários com COVID-19.

O grupo Hilton também construiu um centro de recursos para ligar colaboradores dispensados com novos empregos de curto prazo e permanentes em outras empresas. A iniciativa tem agora mais de 1 milhão de postos de trabalho com mais de 150 parceiros de empresas em todo o mundo.

Finalmente, com a pandemia a pressionar os colaboradores de todas as indústrias para procurarem acordos de trabalho mais flexíveis, a Hilton está a satisfazer a procura.

A empresa está a introduzir um programa no qual os colaboradores dos EUA podem trabalhar uma semana de quatro dias, mantendo todos os benefícios, bem como licenças sabáticas de 30, 60 ou 90 dias. Há também um modelo "SuperFlex" no qual os colaboradores podem escolher o seu próprio horário.

Formação e desenvolvimento na Atlassian: Começa antes mesmo de os colaboradores começarem

  • Nos melhores lugares para trabalhar no mundo, 84% dos colaboradores dizem que lhes são oferecidas oportunidades de formação para se desenvolverem profissionalmente.
  • Nas empresas que não atingiram a nossa lista, apenas 70% dos colaboradores dizem o mesmo

A empresa desenvolvedora de software Atlassian  (#23 na lista mundial) quer garantir que todos têm a melhor hipótese de se juntarem à equipa - e é por isso que reuniram um hub de recursos para apoiar os candidatos à medida que avançam durante o processo de entrevista. O hub abriga recursos para potenciais candidatos, bem como para aqueles que estão ativamente a entrevistar.

Uma vez contratados, os novos colaboradores são inseridos através de uma experiência de embarque robusto que inclui cursos de product crash e planos de ação individualizados de 90 dias.

Quando a pandemia de COVID-19 se propagou, a Atlassian teve de mudar a sua orientação para ser inteiramente virtual, praticamente de um dia para o outro. Para garantir que os colaboradores se sentiam mais conectados apesar de serem remotos, a equipa incorporou pequenas breakout rooms no Zoom como parte da introdução.

A Atlassian também está a levar a sua experiência de recrutamento para a comunidade em geral, oferecendo workshops de competências de entrevistas.

Criados em resposta ao deslocamento de tantos trabalhadores para as indústrias, estes workshops dão uma perspetiva dos bastidores da própria equipa de recrutamento da Atlassian, para que os candidatos se sintam mais confiantes sobre a sua próxima entrevista - seja com a Atlassian ou em qualquer outro lugar.

Os workshops mergulham em dicas e truques para ajudar candidatos independentemente da  profissão, incluindo os básicos das entrevistas, técnicas de resposta a perguntas e gestão do tempo durante uma entrevista.

Reconhecimento especial na DHL: Trabalhadores fazem mais do que apenas trabalho

  • Nos melhores lugares para trabalhar no mundo, 82% dos colaboradores dizem que todos têm a oportunidade de obter um reconhecimento especial
  • Em outras empresas, apenas 69% dos trabalhadores sentem que o trabalho árduo é reconhecido pelo seu empregador.

Na empresa de logística DHL Express, que assumiu o primeiro lugar da lista este ano, o reconhecimento dos colaboradores  não é apenas sobre o quanto trabalha, mas sobre trazer todo o seu eu para o trabalho - seja através de contribuições comunitárias ou desenvolvendo os seus próprios projetos passionais.

Apoiado pela missão da empresa de "conectar pessoas e melhorar vidas", o programa GOT Heart da DHL é uma iniciativa global que incentiva os colaboradores a partilhar histórias animadoras de qualquer trabalho voluntário ou de angariação de fundos que façam no seu tempo pessoal.

Os finalistas são reconhecidos no evento anual Colaborador do Ano, com a DHL a doar às causas dos finalistas.

Tipicamente, o evento de três dias, que também reconhece os melhores intérpretes, realiza-se num resort de luxo com atividades e uma apresentação noturna de gala. Devido à pandemia, as comemorações deste ano tiveram de se mudar para uma conferência do Zoom, com os vencedores a receberem 25 mil euros de doações pelas suas causas.

Outros esforços de reconhecimento incluem os Can Do Awards, que homenageiam os colaboradores que se esforçaram por ajudar os outros, e o evento Festiv-ALL, uma nova celebração em que os colaboradores podem mostrar os seus talentos pessoais - tudo, desde a cozinha, à arte, à dança - pela oportunidade de ganhar prémios.

Torne a cultura da sua empresa uma referência

Como é que a cultura da sua empresa se mede no reconhecimento, benefícios únicos e desenvolvimento profissional? Veja como a cultura da sua empresa se acumula através da certificação Great Place to Work™ e do nosso inquérito de colaboradores Trust Index™.

* "Em outras em empresas" são empresas que se contentaram com um lugar nas nossas listas nacionais de melhores lugares para trabalhar em todo o mundo; isto inclui tanto empresas vencedoras como não vencedoras. 

 

 

Claire Hastwell