Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal 2024 - VER
MENU

Como as empresas certificadas GPTW® ampliam o seu poder de superação

 Como as empresas certificadas GPTW® ampliam o seu poder de superação

Liderança

Na antevisão de mais uma cerimónia dos Best WorkplacesTM em Portugal é o momento ideal para uma reflexão sobre este último ano, marcado pelo impacto da crise pandémica. Se nos lembrarmos, na edição passada as empresas estavam a começar a conviver com um novo vírus e a definir novas formas de trabalhar. O mundo do trabalho mudou e julgamos nós que para sempre!

Os Best WorkplacesTM, assumindo-se como modelos de gestão (financeira e de pessoas), adaptaram-se com maior facilidade às novas exigências e responderam mais rapidamente aos impactos provocados pela crise pandémica, saindo, muitos deles, como “vencedores” ao nível do desempenho financeiro do seu negócio. E como as empresas enfrentaram este desafio? 

  • Comunicaram claramente a estratégia e os problemas que estavam a enfrentar através de múltiplos canais diminuindo, deste modo, a ansiedade dos colaboradores. Habituados a ouvir os colaboradores e as suas sugestões multiplicaram-se as reuniões, os encontros e grupos de trabalho, para além dos survey’s relacionados com a temática do Covid-19.
  • Preocuparam-se, ainda, mais, com os colaboradores, enquanto pessoas. Enviaram material do escritório para casa dos colaboradores; apoiaram economicamente os colaboradores para fazerem face às despesas com teletrabalho; organizaram-se para apoiar colaboradores com Covid-19, através da entrega de comida/medicamentos e/ou ajuda financeira.
  • Apoiaram as famílias dando, ainda mais, flexibilidade de horário, concessão de mais um dia de folga, oferecendo computadores, que já não eram utilizados aos filhos dos colaboradores, alargando o apoio psicológico a todo o agregado familiar.
  • Reforçaram o espírito de equipa, tentado que a distância se encurtasse, com eventos comemorativos online; com entregas em casa dos colaboradores de lembranças no dia de aniversário ou datas festivas; com pequenos-almoços online em que o assunto “não” era trabalho e com “talks” inspiradores e para trocarem experiência de como estava a ser vivida a crise pandémica pelos colaboradores.

No entanto, nestes ambientes de trabalho marcados pela excelência também existiram “atropelos” devido ao ritmo acelerado das mudanças impostas por uma nova forma de trabalhar. Exemplos disso foi a sobrecarga de trabalho, as reuniões seguidas e as dificuldades na atribuição de tarefas e coordenação de pessoas, colocando ainda mais em causa, o sempre tão frágil equilíbrio entre vida pessoal/profissional.

Os Best WorkplacesTM foram desafiados e corresponderam positivamente, sendo evidente pelo aumento do índice de confiança dos colaboradores na sua empresa e na sua liderança. Não tiveram medo e colocaram-se à prova ao ouvir a perceção dos seus colaboradores através do survey do GPTW® Model©. Tendo sempre no horizonte os aspetos que podem melhorar e os pontos fortes que podem ser reforçados. O ranking resulta, deste modo, do trabalho desenvolvido pelas empresas ao longo de 2021. No próximo dia 31 de março, na cerimónia Best WorkplacesTM Portugal, Edição 2021, é importante celebrar a vitória destes ambientes de trabalho de excelência, que, em mais uma edição, comprovam que colocar as PESSOAS em primeiro lugar compensa! Assistam em direto ao evento no site e redes sociais do Great Place to Work® Portugal.

 

LEIA A NOTICIA NA RH MAGAZINE

ARTIGOS ASSINATURA MK 2