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O que é o culture audit? e como preparar a sua resposta

 O que é o culture audit? e como preparar a sua resposta

O Culture Audit© é um relatório das políticas e práticas que as empresas têm de preencher para comprovar que são um Excelente Lugar para Trabalhar. Este documento é obrigatório para efeitos de participação na lista dos Best Workplaces™, em Portugal. Com o Culture Audit© queremos saber o diferencia cada empresa na hora de criar um Great Place to Work®. Ao preencher este documento, cada empresa irá revelar a forma como cria um excelente lugar para trabalhar para as suas pessoas, como o seu potencial é maximizado e os valores que regem a organização e como estes são vividos diariamente...

A nossa pesquisa, diz-nos que não há nada de mágico nos benefícios que as empresas oferecem. É a cultura vivida pelos colaboradores que tem impacto. Em 80% dos casos, os seus concorrentes irão descrever substancialmente os mesmos programas e benefícios, mas nunca poderão ter a mesma cultura.

Atualmente o Culture Audit© apresenta 5 perguntas obrigatórias que refletem a metodologia For All, e, deste modo estão relacionadas com as seguintes temáticas:

1. Criação de um excelente lugar para trabalhar;

2. Maximização do potencial dos colaboradores;

3. Vivência dos valores e princípios da organização;

4. Definição e comunicação da estratégia do negócio;

5. Promoção da inovação.

A estas 5 perguntas, acresce uma pergunta opcional relacionada com atos ousados levados a cabo pela liderança para criar/manter um excelente lugar para trabalhar.

Na resposta às perguntas é importante salientar o que torna cada prática única, quem pode usufruir ou beneficiar dela, e como estes programas são personalizados e têm um toque humanos e qual a sua ligação com os valores da empresa.

Ao responder ao Culture Audit™, muitas empresas querem fazer uma exaustiva lista dos benefícios que oferecem e, portanto, não sabem por onde começar. Já vamos mostrar abaixo que isto não é uma boa ideia, assim como partilhar dicas para destacar a sua resposta.

No geral, estamos à procura dos motivos que expliquem a sua “fama”. Não temos uma lista das práticas que esperamos ouvir falar e não queremos saber tudo - apenas quais os programas que mostram os melhores atributos da sua cultura em ação.

Se não sabe por onde começar, veja as nossas dicas abaixo:

  • Analise os resultados da sua pesquisa Trust Index™. Observe os seus resultados. Quais são os pontos fortes identificados pelos seus colaboradores? É a liderança acessível e preocupada? É a política de desenvolvimento? Quão orgulhosos estão dos produtos que vendem ou do impacto da empresa na comunidade? As suas pessoas dizem-lhe o que torna a sua empresa especial e única – use isto como um guia para nos dizer qual a estratégia utilizada pela liderança fazer estas experiências acontecerem.
  • Reveja o seu Employer Value Proposition. A liderança, a comunicação ou as pessoas estão articuladas com a marca de empregadora e com a proposta de valor da organização? Quais os programas que melhor refletem o EVP? Identifique o mais importante para verificar se está alinhado com a experiência real dos seus colaboradores – caso contrário, pode não estar alinhado com o que seus colaboradores acreditam que a sua empresa faz melhor.
  • Foque-se na diferenciação. Pense no que sabe das outras organizações. O que faz para se destacar? Talvez o seu setor tenda a ter baixos salários, mas a sua empresa oferece práticas atípicas de desenvolvimento e promoções. Ou talvez esteja num setor em que o padrão é ter extensos programas de formação, mas a sua empresa implementou práticas distintas de apoiar a vida dos colaboradores fora do trabalho.
  • Pense no ciclo de vida do colaborador. A Great Place to Work® identificou 9 áreas de gestão-chave: Contratar & Acolher; Inspirar; Falar; Ouvir; Agradecer; Desenvolver; Cuidar; Celebrar e Partilhar, nas quais os excelentes lugares para trabalhar têm de se concentrar para criar uma experiência positiva aos colaboradores. Pense nestas 9 áreas e avalie se a sua organização tem uma estratégia para todas, veja os programas que pode descrever e com se encaixam na sua estratégia geral. Lembre-se não nos conte tudo, queremos que se concentre apenas nos destaques que explicam o feedback dos seus colaboradores.

Infelizmente, não lhe podemos dar uma fórmula mágica para responder ao Culture Audit©. Não importa quão atraente seja a sua escrita ou os materiais complementares enviados, se os colaboradores não estão a experienciar uma cultura de alta confiança no local de trabalho, o Culture Audit© não será o bilhete para ganhar um lugar na lista. 

Quer saber como podemos a sua organização? Fale connosco

 


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