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Quem vive no convento é que sabe o que se passa lá dentro!

 Quem vive no convento é que sabe o que se passa lá dentro!

Cultura Organizacional People Analytics

A confiança é o cerne de um ambiente de trabalho excecional, de acordo com a nossa investigação e modelo, um ótimo local de trabalho é aquele em que os colaboradores confiam nas pessoas para quem trabalham, sentem orgulho genuíno no seu trabalho e gostam de colaborar com os seus colegas. E esta experiência deve ser consistente para todos os colaboradores, independentemente de quem são, do que fazem ou de onde trabalham. A Great Place To Work® proporciona aos líderes e às organizações o reconhecimento e as ferramentas necessárias para criar uma experiência consistente e extremamente positiva a todos colaboradores.

Sabemos da dificuldade de proporcionar um Great Place to Work For All, até porque quando olhamos para uma empresa que atinja o limite mínimo para ser certificada, 65% dos colaboradores estão a viver uma experiência positiva, enquanto 35% não está a ter uma experiência tão consistentemente positiva. Colocando, ainda, mais o “dedo na ferida” se analisarmos a média do Trust Index das 50 organizações que foram Best WorkplacesTM em 2023, observa-se cerca de 13% dos colaboradores, ainda, não avaliam a sua experiência, na maioria das vezes, como positiva. Estes números consolidam a ideia de que não existem empresas perfeitas, todas têm pontos fortes e oportunidades de melhoria.

 

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Esta margem de melhoria observada quer nas empresas certificadas, quer nos Best WorkplacesTM ajuda a explicar alguns comentários negativos observados nas redes sociais aquando da publicação de mais uma empresa certificada ou de mais uma edição dos Best WorkplacesTM.

De reconhecer que a perceção do que é uma experiência positiva, embora esta esteja sempre alicerçada num conjunto de pressupostos, é uma perceção individual e pode ser condicionada por um conjunto de vários fatores. Quantos de nós já tivemos numa empresa em que não estávamos a viver uma tão boa experiência e víamos os nossos colegas felizes e completamente alinhados e satisfeitos com a cultura da empresa.

E não condenemos uma empresa porque não teve uma boa experiência, por vezes, a falta de alinhamento com o negócio, os valores e a cultura podem realmente levar a essa perceção. E não podemos ignorar que as empresas mudam! Sabemos da nossa experiência que as empresas podem passar de um Trust Index de 55% para um Trust Index de 85%. Este caminho é possível através da transformação da cultura do ambiente, sempre baseada nas políticas e práticas de gestão de pessoas e no exemplo da liderança.

Não se fixe numa ideia ou num ambiente de trabalho do passado. As organizações são micro-sociedades e como tal são mutáveis, diferentes líderes, diferentes colaboradores, diferentes políticas e práticas poderão levar a que a experiência negativa (de outrora), já não seja a realidade para a maioria dos colaboradores que experienciam aquele ambiente de trabalho.

Confie na avaliação que a maioria dos colaboradores fazem da sua organização, confie no que a maioria dos colaboradores estão a dizer, através da resposta ao questionário voluntário e confidencial do Great Place to Work® Model©. Embora sabendo que todas as empresas têm oportunidades de melhoria e margem para evoluir. Quem saberá mais do ambiente de uma empresa que os seus colaboradores?!

É mesmo assim só quem vive no convento (na empresa) é que sabe que ambiente se passa lá dentro!

Saiba o que se passa dentro da sua organização, conheça a ferramenta de pesquisa em clima organizacional da Great Placet To Work®e saiba como impulsionar a cultura da sua empresa.

 

 


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