MENU

Os Melhores Lugares para Trabalhar do Mundo Reforçam a Importância de criar Confiança com os Colaboradores

 Os Melhores Lugares para Trabalhar do Mundo Reforçam a Importância de criar Confiança com os Colaboradores

Cultura Organizacional Liderança

Os elementos básicos de uma boa experiência para os colaboradores não mudam consoante o local do mundo onde vivemos.

Os colaboradores na América Latina necessitam das mesmas coisas dos seus gestores e colegas que os colaboradores na Europa ou na Ásia: confiança na liderança, orgulho no seu trabalho e camaradagem entre colegas.

A Great Place To Work® analisou mais de 6,2 milhões de respostas ao questionário Trust Index, representando as experiências de 18 milhões de colaboradores em todo o mundo, para encontrar os 25 Melhores Lugares para Trabalhar do Mundo em 2023, pela Fortune.

Estas empresas superam facilmente a experiência típica nos locais de trabalho a nível global. Nas empresas vencedoras, 90% dos colaboradores relataram trabalhar num excelente local, em comparação com um pouco mais de metade na maioria das regiões do mundo.

"Não importa em que país ou continente viva", afirma Michael C. Bush, CEO da Great Place To Work. "O que importa é a confiança que as empresas constroem com os seus colaboradores. Locais de trabalho de elevada confiança ouvem todas as pessoas, inovam, adaptam-se, medem e repetem."

Em todo o mundo, um excelente local de trabalho tem um impacto transformador na vida dos colaboradores.

"Temos dados que comprovam que algumas empresas excelentes criam uma experiência para pessoas sub-representadas que é melhor do que as suas outras experiências no seu país", diz Bush. "Quando as empresas criam um excelente local de trabalho para todos, isso é mensuravelmente melhor para o mundo."

Gráfico_1.png

Para serem elegíveis, as empresas devem operar em três ou mais países, empregar pelo menos 5.000 colaboradores a nível global, com 40% ou 5.000 colaboradores fora do país-sede.

A lista deste ano foi mais competitiva do que nunca, com um aumento de 28% no número de empresas que participaram no questionário global em comparação com 2022 e um aumento de 40% no número de inquéritos recebidos.

As 25 empresas vencedoras tiveram uma percentagem maior de colaboradores a relatar remuneração justa (75%), um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal (84%) e uma voz nas decisões que afetam as suas vidas (81%) em comparação com o típico local de trabalho a nível global.

Nas empresas vencedoras, 88% dos colaboradores recomendariam a sua organização a amigos e familiares, o que representa um aumento de 34 pontos percentuais em relação à média global de 54%.

Gráfico_2.png

 

“Great” traduz-se em…

Aqui estão algumas das formas como as empresas da lista investem nos seus colaboradores e criam experiências que impulsionam resultados mais sólidos:

  1. Envolvem os colaboradores nas decisões que os afetam. A Hilton, em primeiro lugar na lista deste ano, assegura que os colaboradores têm a sua voz ouvida ao tomar decisões que os afetam. O compromisso de ouvir é a razão pela qual 84% dos colaboradores da Hilton afirmam que a gestão os envolve nas decisões que os afetam, três pontos percentuais acima da média de todas as empresas vencedoras.
  2. Garantem que cada colaborador tenha um gestor justo e envolvido. Nos Melhores Locais de Trabalho do Mundo, 79% dos colaboradores afirmam que na sua empresa não há “favoritismos”.
  3. Incentivam todos os colaboradores a encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
  4. Conectam todos os colaboradores a um trabalho significativo. Na DHL Express, em 2º lugar na lista, 90% dos colaboradores afirmam que o seu trabalho é mais do que "apenas um emprego". Isso deve-se em parte aos esforços da empresa para apoiar as comunidades nos países onde opera, gastando 1% do lucro líquido anual em ações de responsabilidade social. Alguns exemplos deste compromisso incluem ajuda a refugiados a recomeçar com a DHL ou, a nível ambiental, esforços para reduzir a sua pegada de carbono.

Para garantir que todos os colaboradores entendam e incorporem a missão da empresa, em todos os países as empresas são convidadas a divulgar informações sobre o questionário e envolver os colaboradores em torno da questão do propósito. 

Certifique a sua empresa e tenha a oportunidade de fazer parte da lista dos World’s Best Workplaces™.