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Quem são os Pioneiros da Confiança?

  Quem são os Pioneiros da Confiança?

Employer Branding Liderança

Cultura é a chave para o sucesso das empresas

Estamos cada vez mais perto de conhecer as melhores empresas a operar na Europa. Dia 22 de setembro, a lista dos 150 Melhores Lugares Para Trabalhar na Europa será revelada. E embora as empresas vencedoras variem em tamanho, setor, abordagem e perspetiva, todas têm algo em comum: os seus líderes são Pioneiros da Confiança. Líderes que fazem as coisas de maneira diferente e entendem que a cultura é um fator importante no sucesso de uma empresa. Verdadeiros pioneiros que agem com empatia e lideram pelo exemplo. Mas a confiança não é algo intangível? Existem realmente maneiras pragmáticas e eficazes de aumentar a confiança dentro de uma organização? Existem. E tudo começa nos corações e mentes da liderança.

Construir os alicerces

 Tornar-se um Pioneiro da Confiança começa de dentro para fora. Os líderes não convencionais têm confiança em si mesmos, o que os ajuda a construir relacionamentos mais fortes individualmente e a cultivar relacionamentos interpessoais em configurações de grupo, saindo do molde do "líder típico". Estes líderes usam criatividade, flexibilidade e novas abordagens para construir um alicerce de credibilidade, respeito e honestidade. E a partir daí, uma cultura de confiança cresce organicamente - e ainda assim, intencionalmente - em toda a organização.

Liderança eficaz e audaciosa é a marca registada dos Pioneiros da Confiança. E a consistência é a chave para garantir o impacto. Todos os aspetos da cultura da empresa, desde os valores centrais até aos programas de desenvolvimento, a happy hour em equipa, o processo de inovação, são oportunidades para construir e manter a confiança. Cada interação, cada relacionamento, cada programa e processo podem contribuir para uma cultura de confiança. E qualquer área negligenciada pode lentamente minar essa confiança.

Abrindo o caminho

As empresas mais bem classificadas na Europa desvendaram a fórmula para estabelecer e manter a confiança nas suas organizações. A liderança considera abordagens novas e únicas para garantir que permaneçam responsáveis, transparentes e disponíveis para uma equipa em constante evolução. Eles encontram maneiras criativas de reconhecer as suas pessoas. Estes são os líderes fornecem consistência garantindo que todos os sistemas, processos, políticas e estruturas estejam alinhados com o objetivo de construir e promover a confiança dentro da organização. Os clientes sentem essa confiança em cada interação com a empresa.

Estas atividades podem parecer e sentir-se de diferentes maneiras de uma empresa para outra: uma empresa constrói confiança por meio de sistemas de feedback e resposta fáceis de usar. A outra garante que a liderança de nível C interaja regularmente e se conecte com os colaboradores em todos os níveis da organização. O que for necessário para que os colaboradores sintam que os seus líderes e empresa são confiáveis, os Pioneiros da Confiança estão prontos e dispostos a explorar até encontrar o equilíbrio específico para a sua organização específica.

Sentindo o impacto

Os nossos dados mostram que criar uma cultura de confiança na sua organização irá certamente proporcionar colaboradores mais felizes e produtivos. As suas pessoas se sentirão mais livres para se manifestar, arriscar e inovar. Eles trabalharão com mais afinco e entusiasmo. Por consequência, tirarão menos dias por doença e estarão mais focados no trabalho. Estarão, ainda mais, ansiosos para colaborar com os colegas e resolver desafios de forma criativa. E eles irão se orgulhar de trabalhar na sua empresa.

Mas também vemos benefícios financeiros significativos de uma cultura de confiança. [Um estudo recente que conduzimos nos Países Baixos, revelou que as empresas com uma pontuação de 90% ou mais no Índice de Confiança Great Place To Work™, especificamente nas categorias 'intenção de permanecer', 'disposição de recomendar a empresa a amigos e familiares' e “foco no cliente”, também desfrutam de um crescimento de receita 17% maior, um crescimento de 15% no número de colaboradores e um aumento impressionante de 75% no número de novos candidatos por cada 100 colaboradores, em comparação com empresas que obtêm uma pontuação de 70% ou menos no Índice de Confiança nessas categorias.]*

Construindo a confiança

Quer construir confiança na sua organização? Comece por si. Com o seu foco, atenção e imaginação. Com a sua disposição para ser vulnerável e empático. O seu compromisso de trabalhar nisso todos os dias, de maneira grande e pequena. Em políticas importantes e interações menores. No que você diz e faz. E tudo levará tempo. Dê a si mesmo tempo para construir a sua cultura. Mas também dê aos seus colaboradores o tempo para oferecer as suas opiniões, considerar as suas escolhas e processar informações. A confiança não é criada de um dia para o outro. E os verdadeiros pioneiros sabem que a única maneira de ter sucesso é continuar a tentar.

Certifique-se de refletir continuamente sobre seu próprio comportamento e o da sua alta liderança. Você coloca em prática o que diz todos os dias? Você interage de perto com as suas equipas e demonstra que confia nelas? Você age de maneira confiável, com empatia e compreensão, o tempo todo? Então, você está no caminho certo. Em seguida, com abertura e humildade, com interação social honesta e genuína e uma boa dose de tolerância e abertura, você pode explorar maneiras de trazer um sabor verdadeiramente único de confiança para a sua organização. Estabeleça programas que os seus colaboradores realmente apreciem. Ofereça incentivos que animem o dia deles. Crie uma atmosfera em que a diversidade seja celebrada e a criatividade seja recompensada. Torne sua cultura visível para os seus clientes. E assim, você vai-se estabelecer como um Pioneiro da Confiança.

Marque na sua agenda! Dia 22 de Setembro ficamos a conhecer as 150 empresas no ranking dos Melhores Lugares Para Trabalhar na Europa.