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É de "pequenino" que se aprende a ser um excelente lugar para trabalhar!

 É de "pequenino" que se aprende a ser um excelente lugar para trabalhar!

Há dois grandes equívocos (ou pré-conceitos) que norteiam o mundo corporativo. O primeiro é dizer que a sua empresa não está ainda preparada para fazer uma pesquisa de clima organizacional. Enfim, para ouvir os seus colaboradores. O segundo é acreditar que este tipo de ferramenta — mais do que isso, de atitude — é uma coisa, apenas, das grandes empresas. Estas duas afirmações estão mais do que ultrapassadas.

A Great Place to Work® Portugal acaba de revelar o ranking dos Best WorkplacesTM 2022. O evento de divulgação do ranking anual que reconhece as melhores entre todas as empresas certificadas no ano anterior, decorreu na tarde da última quinta-feira 31/03, com transmissão via streaming, conduzido por Clara de Sousa. Foram 50 as empresas que mais se destacaram, dívidas em 5 categorias de acordo com o seu número de colaboradores.

Neste ano, verifica-se um reforço ainda maior em relação à “acessibilidade” dos rankings globais da Great Place to Work®, através de uma participação recorde de PMEs, com pontuações elevadas no índice de confiança, o Trust Index®. Nas pequenas e médias empresas regista-se um índice de confiança de 90%, superior aos 87% de média geral.

indice de confiança

Facto este, que confirma que modelos de gestão focados na proximidade e autonomia, fazem toda a diferença na conquista de elevados índices de satisfação dos colaboradores.

Primeiro porque ouvir os colaboradores é a premissa de qualquer organização — não importa se ela abriu portas agora e tem apenas cinco profissionais ou se está espalhada por mais de 100 países. Afinal, são eles o pulso e o coração da empresa. E um coração triste ou um pulso fraco não têm vontade de fazer nada. Não produz, não gera, não traz retorno.

Nas 3 décadas de atuação da Great Place to Work® no mundo, colhemos as provas suficientes de que gente feliz traz resultados para o negócio. O mundo mudou, a velocidade das mudanças também. Hoje, temos quatro gerações a trabalhar juntas, menos hierarquia, maior flexibilidade, menos formalidade e menos gente a fazer cada vez mais coisas. O que não mudou foi exatamente esta equação: ambientes de confiança geram um nível maior de engagement e negócios mais lucrativos.

Conheça abaixo a lista das organizações até 100 colaboradores, que a partir de agora, passam a ser referência em modelos de gestão para todo o Portugal: 

Best WorkplacesTM (até 50 colaboradores)

Posição

Empresa

Setor

1

Anturio

Tecnologias da Informação

2

Helexia

Energia

3

Estoril Sol Digital

Tecnologias da Informação

4

Galbilec

Engenharia

5

Nezasa

Tecnologias da Informação

6

Esprinet Group

Tecnologias da Informação

7

Valispace

Tecnologias da Informação

8

Elevus People & Business Results

Serviços profissionais

9

Tridonic Portugal

Tecnologias da Informação

10

sa365

Serviços profissionais

Best WorkplacesTM (51 - 100 colaboradores)

Posição

Empresa

Setor

1

Groupe SEB Portugal

Comércio & Distribuição

2

Imaginary Cloud

Tecnologias da Informação

3

Lisbon Nearshore

Tecnologias da Informação

4

IG&H

Serviços Profissionais

5

GSK Consumer Healthcare

Saúde

6

CrossJoin Solutions

Tecnologias da Informação

7

KIABI

Comércio & Distribuição

8

Decunify

Tecnologias da Informação

9

UCI

Banca & Seguros

10

Merck Portugal

Biotecnologia & Farmacêutico

11

Ryan

Banca & Seguros

12

GS1 Portugal

Serviços profissionais

Segundos os colaboradores destas 22 organizações, a credibilidade da liderança e a camaradagem com os colegas são as principais dimensões que diferenciam as suas organizações, com 91% e 92% de média, respetivamente.

indice de credibilidade das empresas

A minha organização é uma PME, como posso obter altos níveis de confiança?

Ouvir os seus colaboradores é a base para construir os alicerces de uma boa e sustentável gestão de pessoas. E isso começa ainda na “infância organizacional”. Um dos maiores erros de negócio das pequenas empresas é deixar para cuidar das pessoas depois. Primeiro vem a estratégia, depois a marca institucional, os clientes, o modelo de negócio. Depois, quando aparecem as dores do crescimento, a rotatividade de colaboradores, é que nos lembramos que na frente de tudo isto temos uma equipa. Quando as pessoas estão no centro e são de facto a prioridade, atinge-se um alinhamento melhor e temos mais chances de alcançar o sucesso.

Por esta razão a Great Place to Work® adotou o conceito mundial FOR ALL (para todos). Porque não importa o tamanho da sua empresa, a maturidade da sua gestão, ou o tempo da sua fundação. A nossa missão é construir uma sociedade melhor ao contribuir para a excelência dos ambientes de trabalho das organizações. Afinal, se é melhor para os negócios e para as pessoas, é melhor para o mundo!

Entre em contacto com a nossa equipa, podemos ajudar a sua organização a melhorar a experiência do colaborador através do selo Certified™ e impulsionar o seu Employer Branding com os Best Workplaces™ 2023.

 

 


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