Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal 2024 - VER
MENU

São estes os “Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal” em 2022

 São estes os “Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal” em 2022
A Great Place to Work® revelou, esta tarde, num evento online, as empresas que mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas. Este ano foram reconhecidas 50 empresas.

Na lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição. O Groupe SEB, representante de marcas de eletrodomésticos como Krups, Moulinex, Rowenta e Tefal, ocupa a primeira posição do ranking entre 51 e 100 colaboradores, seguida da tecnológica Imaginary Cloud.

Já na dimensão entre 101 e 500 colaboradores, os dois primeiros lugares ficaram por conta da indústria farmacêutica, com a Janssen a liderar, seguida da AbbVie. A Cisco Systems mantém a liderança, surgindo no primeiro lugar do ranking entre 501 e 1000 colaboradores, seguida da também tecnológica Noesis. Quanto às empresas com mais de 1000 colaboradores, é líder a consultora Capgemini, seguindo-se a imobiliária ERA.

«Este ano várias empresas de pequena e média dimensão alcançaram pontuações elevadas, mostrando que modelos de gestão ágeis e humanizados podem fazer toda a diferença no sucesso de uma organização. Os rankings de 2022 saem ainda reforçados pelo de empresas oriundas de sectores como o industrial, engenharia, construção civil, sinal de que a atenção em desenvolver um bom ambiente de trabalho é tendência cada vez mais transversal», destaca-se em comunicado.

Foram também atribuídos cinco prémios sociais:

Revelação: Anturio Business Software
Qualidade de Vida: Imaginary Cloud
Desenvolvimento Humano: Mind Source
Comunidade: YKK Portugal
Cultura for All: Cisco Systems Portugal

Mauricio Korbivcher, CEO & Country manager da Great Place to Work® em Portugal, faz notar que «a lista ou o ranking deve ser visto como uma consequência e nunca como um fim em si mesmo. É consequência do trabalho das organizações em criar um clima de confiança e em valorizar o capital humano. Deste modo, a participação no nosso estudo deve ser entendida como uma ferramenta de diagnóstico, que irá não só provocar melhorias nos ambientes e nas relações de trabalho, mas também no negócio e nos resultados financeiros.»

As listas da Great Place to Work® são o reflexo de uma metodologia testada há mais de três décadas, em cerca de 100 países. Ao longo do ano as empresas interessadas propõem-se à jornada de ouvir os colaboradores e auditar as suas práticas, sendo desde logo reconhecidas com o selo de Certified™, uma vez atingido o patamar de alta qualidade com níveis de confiança na perceção dos seus colaboradores de pelo menos 65%.

As listas resultam assim do apuramento das melhores organizações anteriormente certificadas. A metodologia para este reconhecimento centra-se principalmente na opinião dos colaboradores (que corresponderá a 75% da nota final, em 2023) e na avaliação das práticas de gestão de pessoas.

O survey levado a cabo, confidencial e voluntário, analisa o ambiente organizacional e a experiência dos colaboradores nas seguintes dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Deste modo, permite a identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, assumindo-se como o primeiro passo para criação e implementação de um plano de acções.

De referir que os sectores de IT e Farmacêutico contam com várias representantes entre as empresas que partir deste momento, tornam-se grandes referências para o mercado português, relativamente aos seus modelos de gestão centrados nas pessoas e capazes de entregar elevados níveis de qualidade na experiência dos colaboradores.

RANKING completo:

> 1000 colaboradores

1.º Capgemini Portugal

2.º ERA Imobiliária

3.º Casais

4.º Talkdesk

5.º Teleperformance Portugal

501 – 1000 colaboradores

1.º Cisco Systems Portugal

2.º – Noesis

3.º – Webhelp

4. º – Solvay Lisboa

5.º – Vestas

101 – 500 colaboradores

1.º – Janssen Farmacêutica Portugal

2.º AbbVie

3.º Hilton

4.º Mind Source

5.º Hilti Portugal

6.º Grupo Boticário

7.º Blip

8.º GSK

9.º Medtronic Portugal

10.º DHL Express Portugal

11.º SEG Automotive Portugal

12.º Liberty Seguros

13.º Siemens Healthineers

14.º Medicare

15.º YKK Portugal

16.º – Goldenergy

17.º – TechData Portugal

18.º – Grupo dreamMedia

51 – 100 colaboradores

1.º – Groupe SEB Portugal

2.º – Imaginary Cloud

3.º – Lisbon Nearshore

4.º – IG&H

5.º – GSK Consumer Healthcare

6.º CrossJoin Solutions

7.º – KIABI

8.º – Decunify

9.º – UCI – União de Créditos Imobiliários

10.º – Merck Portugal

11.º – Ryan

12.º – GS1 Portugal – Codipor

até 50 colaboradores

1.º – Anturio Business Software

2.º – Helexia

3.º – Estoril Sol Digital

4.º – Galbilec

5.º – Nezasa

6.º – Esprinet Portugal

7.º – Valispace

8.º – Elevus – People & Business Results

9.º – Tridonic Portugal

10.º – sa365

 

A Human Resources é media partner do Great Place to Work e na edição de Abril publicará, em exclusivo, um especial com todos os vencedores.

 
Autor: Human Resources / Margarida Lopes

fonte: https://hrportugal.sapo.pt/sao-estes-os-melhores-lugares-para-trabalhar-em-portugal-em-2022/